DráculaCHAPTER II (3)
Page 1 of 5
CAPÍTULO II (3)
Pouco depois, com uma desculpa, deixou-me, pedindo que eu juntasse todos os meus papéis. Ficou fora algum tempo, e eu comecei a olhar alguns dos livros ao meu redor. Um era um atlas, que encontrei aberto naturalmente na Inglaterra, como se aquele mapa tivesse sido muito usado. Ao olhá-lo, encontrei em certos lugares pequenos círculos marcados, e ao examiná-los notei que um estava perto de Londres, do lado leste, manifestamente onde ficava sua nova propriedade; os outros dois eram Exeter e Whitby, na costa de Yorkshire.
Passou-se boa parte de uma hora quando o Conde voltou. “Ah!” disse ele; “ainda nos seus livros? Ótimo! Mas você não deve trabalhar sempre. Venha; sou informado de que sua ceia está pronta.” Tomou-me pelo braço, e fomos para a sala ao lado, onde encontrei uma excelente ceia pronta na mesa. O Conde novamente se desculpou, pois havia jantado fora durante sua ausência de casa. Mas sentou-se como na noite anterior, e conversou enquanto eu comia. Depois da ceia fumei, como na última noite, e o Conde ficou comigo, conversando e fazendo perguntas sobre todos os assuntos concebíveis, hora após hora. Senti que estava ficando muito tarde, de fato, mas não disse nada, pois sentia-me na obrigação de atender aos desejos do meu anfitrião de todas as maneiras. Não estava com sono, pois o longo sono de ontem me havia revigorado; mas não pude deixar de experimentar aquele frio que nos invade com a chegada do amanhecer, que é, a seu modo, como a virada da maré. Dizem que as pessoas que estão perto da morte geralmente morrem na mudança para o amanhecer ou na virada da maré; qualquer um que, quando cansado e atado como que ao seu posto, tenha experimentado essa mudança na atmosfera pode bem acreditar nisso. De repente ouvimos o canto de um galo surgindo com uma agudeza sobrenatural através do ar claro da manhã; o Conde Drácula, pulando de pé, disse:--
“Ora, eis a manhã de novo! Como sou negligente em deixá-lo ficar acordado tanto tempo. Você deve tornar sua conversa sobre meu querido novo país, a Inglaterra, menos interessante, para que eu não me esqueça de como o tempo voa ao nosso lado”, e, com uma reverência cortês, deixou-me rapidamente.
Fui para meu próprio quarto e abri as cortinas, mas havia pouco a notar; minha janela dava para o pátio, tudo o que eu podia ver era o cinza quente do céu que clareava. Então fechei as cortinas de novo, e escrevi sobre este dia.
8 de maio.--Comecei a temer, ao escrever neste livro, que estivesse ficando demasiado difuso; mas agora me alegro por ter entrado em detalhes desde o início, pois há algo tão estranho neste lugar e em tudo o que nele há que não posso deixar de me sentir inquieto. Gostaria de estar a salvo fora daqui, ou de nunca ter vindo. Pode ser que esta estranha existência noturna esteja me afetando; mas quem dera que fosse só isso! Se houvesse alguém com quem falar, eu poderia suportar, mas não há ninguém. Tenho apenas o Conde com quem falar, e ele!--temo ser eu mesmo a única alma viva dentro deste lugar. Deixe-me ser prosaico tanto quanto os fatos permitirem; isso me ajudará a suportar, e a imaginação não deve desvairar comigo. Se desvairar, estou perdido. Deixe-me dizer de uma vez como estou--ou pareço estar.
Dormi apenas algumas horas quando fui para a cama, e sentindo que não conseguia dormir mais, levantei-me. Eu havia pendurado meu espelho de barbear junto à janela, e estava justamente começando a me barbear. De repente senti uma mão em meu ombro, e ouvi a voz do Conde dizendo-me: “Bom dia.” Sobressaltei-me, pois me espantou não tê-lo visto, já que o reflexo do espelho cobria todo o quarto atrás de mim. Ao me sobressaltar, cortei-me levemente, mas não notei no momento. Tendo respondido à saudação do Conde, voltei-me para o espelho de novo para ver como me havia enganado. Desta vez não poderia haver erro, pois o homem estava perto de mim, e eu podia vê-lo por cima do meu ombro. Mas não havia reflexo dele no espelho! Todo o quarto atrás de mim estava visível; mas não havia sinal de um homem nele, exceto eu mesmo. Isso foi alarmante e, vindo após tantas coisas estranhas, começava a aumentar aquela vaga sensação de inquietação que sempre tenho quando o Conde está perto; mas no instante vi que o corte havia sangrado um pouco, e o sangue escorria pelo meu queixo. Baixei a navalha, virando-me ao fazê-lo meio que para procurar algum esparadrapo. Quando o Conde viu meu rosto, seus olhos flamejaram com uma espécie de fúria demoníaca, e ele de repente fez um movimento para agarrar minha garganta. Recuei, e sua mão tocou o cordão de contas que segurava o crucifixo. Isso produziu nele uma mudança instantânea, pois a fúria passou tão rapidamente que eu mal podia acreditar que alguma vez estivera ali.
“Cuidado”, disse ele, “cuidado com o modo como se corta. É mais perigoso do que você pensa neste país.” Então, agarrando o espelho de barbear, continuou: “E esta é a miserável coisa que fez o mal. É um vil enfeite da vaidade humana. Fora com ele!” e, abrindo a pesada janela com um puxão de sua mão terrível, atirou o espelho para fora, que se estilhaçou em mil pedaços nas pedras do pátio lá embaixo. Depois retirou-se sem uma palavra. É muito irritante, pois não vejo como vou me barbear, a não ser na tampa do meu relógio ou no fundo do copo de barbear, que felizmente é de metal.
Quando entrei na sala de jantar, o café da manhã estava preparado; mas não consegui encontrar o Conde em lugar algum. Então tomei o café da manhã sozinho. É estranho que até agora eu não tenha visto o Conde comer ou beber. Ele deve ser um homem muito peculiar! Depois do café da manhã, fiz um pouco de exploração no castelo. Saí para a escada e encontrei uma sala voltada para o Sul. A vista era magnífica, e de onde eu estava havia toda a oportunidade de vê-la. O castelo fica bem na borda de um terrível precipício. Uma pedra que caísse da janela cairia mil pés sem tocar em nada! Até onde a vista alcança é um mar de copas de árvores verdes, com ocasionalmente uma fenda profunda onde há um abismo. Aqui e ali há fios prateados onde os rios serpenteiam em desfiladeiros profundos através das florestas.
Mas não estou com ânimo para descrever belezas, pois quando vi a vista explorei mais adiante; portas, portas, portas por toda parte, e todas trancadas e com ferrolhos. Em nenhum lugar, exceto pelas janelas nas paredes do castelo, há uma saída disponível.
O castelo é uma verdadeira prisão, e eu sou um prisioneiro!
Comments (0)