DráculaCHAPTER II

CAPÍTULO II

PARTE 1 DE 2 Capítulo: CAPÍTULO II

Texto: DIÁRIO DE JONATHAN HARKER--continuação

5 de maio.--Devo ter dormido, pois certamente se estivesse completamente acordado teria notado a aproximação de um lugar tão notável. Na penumbra o pátio parecia de tamanho considerável, e como várias passagens escuras partiam dele sob grandes arcos redondos, talvez parecesse maior do que realmente é. Ainda não consegui vê-lo à luz do dia.

Quando a calèche parou, o cocheiro saltou e estendeu a mão para me ajudar a descer. Novamente não pude deixar de notar sua força prodigiosa. Sua mão realmente parecia um torno de aço que poderia ter esmagado a minha se tivesse querido. Depois ele tirou minhas bagagens e as colocou no chão ao meu lado enquanto eu permanecia junto a uma grande porta, velha e cravejada de grandes pregos de ferro, encaixada em um portal saliente de pedra maciça. Pude ver mesmo na luz fraca que a pedra era maciçamente esculpida, mas que a escultura estava muito desgastada pelo tempo e pelas intempéries. Enquanto eu estava ali, o cocheiro saltou novamente para seu assento e sacudiu as rédeas; os cavalos partiram, e a carruagem e tudo desapareceu por uma das aberturas escuras.

Fiquei em silêncio onde estava, pois não sabia o que fazer. De campainha ou aldrava não havia sinal algum; através daquelas paredes carrancudas e aberturas escuras de janelas não era provável que minha voz pudesse penetrar. O tempo que esperei pareceu interminável, e senti dúvidas e medos aglomerando-se sobre mim. Que tipo de lugar eu havia chegado, e entre que tipo de pessoas? Que espécie de aventura sombria era aquela em que eu me havia embarcado? Seria este um incidente habitual na vida de um escriturário de advogado enviado para explicar a compra de uma propriedade londrina a um estrangeiro? Escriturário de advogado! Mina não gostaria disso. Advogado--pois pouco antes de deixar Londres recebi a notícia de que meu exame fora bem-sucedido; e agora sou um advogado completo! Comecei a esfregar os olhos e a me beliscar para ver se estava acordado. Tudo me parecia um pesadelo horrível, e eu esperava acordar de repente e me encontrar em casa, com o amanhecer entrando pelas janelas, como eu às vezes sentia pela manhã depois de um dia de excesso de trabalho. Mas minha carne respondeu ao teste do beliscão, e meus olhos não se deixariam enganar. Eu estava de fato acordado e entre os Cárpatos. Tudo o que podia fazer agora era ter paciência e esperar a chegada da manhã.

Justamente quando cheguei a essa conclusão ouvi um passo pesado se aproximando atrás da grande porta, e vi pelas frestas o brilho de uma luz que se aproximava. Depois houve o som de correntes tilintando e o clangor de ferrolhos maciços sendo puxados. Uma chave foi girada com o ruído estridente e alto de longo desuso, e a grande porta se abriu.

Dentro, estava um velho alto, barbeado exceto por um longo bigode branco, e vestido de preto da cabeça aos pés, sem uma única partícula de cor em lugar algum. Ele segurava na mão uma lâmpada antiga de prata, na qual a chama ardia sem cúpula ou globo de qualquer espécie, lançando longas sombras trêmulas enquanto tremulava na corrente de ar da porta aberta. O velho me fez sinal para entrar com a mão direita, com um gesto cortês, dizendo em excelente inglês, mas com uma entonação estranha:--

"Bem-vindo à minha casa! Entre livremente e por sua própria vontade!" Ele não fez nenhum movimento de avançar para me encontrar, mas ficou como uma estátua, como se seu gesto de boas-vindas o tivesse petrificado. No instante, porém, em que cruzei o limiar, ele avançou impulsivamente, e estendendo a mão agarrou a minha com uma força que me fez estremecer, efeito que não foi atenuado pelo fato de que ela parecia tão fria quanto gelo--mais como a mão de um morto do que de um homem vivo. Novamente ele disse:--

"Bem-vindo à minha casa. Venha livremente. Vá em segurança; e deixe algo da felicidade que traz!" A força do aperto de mão era tão semelhante à que eu notara no cocheiro, cujo rosto eu não vira, que por um momento duvidei se não seria a mesma pessoa com quem eu estava falando; então, para me certificar, disse interrogativamente:--

"Conde Drácula?" Ele se curvou de maneira cortês ao responder:--

"Sou Drácula; e lhe dou as boas-vindas, Sr. Harker, à minha casa. Entre; o ar da noite está frio, e você deve precisar comer e descansar." Enquanto falava, colocou a lâmpada em um suporte na parede, e saindo, pegou minha bagagem; ele a havia carregado para dentro antes que eu pudesse impedi-lo. Protestei, mas ele insistiu:--

"Não, senhor, você é meu hóspede. É tarde, e minha gente não está disponível. Deixe-me cuidar do seu conforto eu mesmo." Ele insistiu em carregar minhas bagagens pelo corredor, e depois subir uma grande escada em caracol, e percorrer outro grande corredor, em cujo piso de pedra nossos passos ressoavam pesadamente. No fim deste, ele abriu uma porta pesada, e me alegrei ao ver lá dentro um quarto bem iluminado no qual uma mesa estava posta para a ceia, e em cuja enorme lareira um grande fogo de toras, recém-reabastecido, flamejava e crepitava.

O Conde parou, colocou minhas malas no chão, fechou a porta, e atravessando o quarto, abriu outra porta, que dava para um pequeno quarto octogonal iluminado por uma única lâmpada, e aparentemente sem nenhuma janela. Passando por este, ele abriu outra porta, e me fez sinal para entrar. Era uma visão acolhedora; pois aqui havia um grande quarto de dormir bem iluminado e aquecido com outro fogo de toras,--também acrescentado há pouco, pois as toras de cima estavam frescas--que enviava um rugido oco pela larga chaminé. O próprio Conde deixou minha bagagem lá dentro e se retirou, dizendo, antes de fechar a porta:--

"Você precisará, depois de sua viagem, refrescar-se fazendo sua toilette. Confio que encontrará tudo o que deseja. Quando estiver pronto, venha ao outro quarto, onde encontrará sua ceia preparada."

A luz e o calor e a cortês acolhida do Conde pareceram ter dissipado todas as minhas dúvidas e medos. Tendo então recuperado meu estado normal, descobri que estava meio faminto de fome; então, fazendo uma toilette apressada, fui ao outro quarto.

Encontrei a ceia já servida. Meu anfitrião, que estava de um lado da grande lareira, apoiado contra a cantaria, fez um gracioso aceno com a mão para a mesa, e disse:--

"Peço-lhe, sente-se e cee como quiser. Confio que me desculpará por não me juntar a você; mas já jantei, e não ceio."

Entreguei-lhe a carta lacrada que o Sr. Hawkins me havia confiado. Ele a abriu e leu-a gravemente; depois, com um sorriso encantador, entregou-a a mim para ler. Uma passagem dela, pelo menos, me deu um arrepio de prazer.

"Devo lamentar que um ataque de gota, moléstia da qual sou constante sofredor, proíba absolutamente qualquer viagem de minha parte por algum tempo; mas tenho o prazer de dizer que posso enviar um substituto suficiente, em quem tenho toda a confiança possível. É um jovem, cheio de energia e talento à sua maneira, e de disposição muito fiel. É discreto e silencioso, e cresceu até a idade adulta a meu serviço. Ele estará pronto para atendê-lo quando você quiser durante sua estada, e receberá suas instruções em todos os assuntos."

O próprio Conde veio à frente e tirou a tampa de um prato, e eu comecei imediatamente a comer um excelente frango assado. Isto, com um pouco de queijo e uma salada e uma garrafa de Tokay velho, do qual bebi dois copos, foi minha ceia. Durante o tempo em que eu comia, o Conde me fez muitas perguntas sobre minha viagem, e eu lhe contei aos poucos tudo o que havia experimentado.

A essa altura eu havia terminado minha ceia, e a pedido de meu anfitrião puxei uma cadeira para junto do fogo e comecei a fumar um charuto que ele me ofereceu, ao mesmo tempo desculpando-se por não fumar. Eu tinha agora uma oportunidade de observá-lo, e o achei de fisionomia muito marcante.

Seu rosto era um forte--muito forte--aquilino, com ponte alta do nariz fino e narinas peculiarmente arqueadas; com testa alta e abaulada, e cabelo crescendo escassamente ao redor das têmporas mas abundantemente em outros lugares. Suas sobrancelhas eram muito maciças, quase se encontrando sobre o nariz, e com pelos espessos que pareciam encaracolar-se em sua própria profusão. A boca, tanto quanto eu podia vê-la sob o pesado bigode, era fixa e de aparência bastante cruel, com dentes brancos peculiarmente afiados; estes se projetavam sobre os lábios, cuja notável vermelhidão mostrava vitalidade surpreendente em um homem de sua idade. Quanto ao resto, suas orelhas eram pálidas, e nas pontas extremamente pontiagudas; o queixo era largo e forte, e as bochechas firmes embora finas. O efeito geral era de uma palidez extraordinária.

Até então eu notara o dorso de suas mãos enquanto repousavam sobre seus joelhos à luz do fogo, e elas pareciam bastante brancas e finas; mas vendo-as agora perto de mim, não pude deixar de notar que eram bastante grosseiras--largas, com dedos atarracados. Estranho dizer, havia pelos no centro da palma. As unhas eram longas e finas, e cortadas em ponta afiada. Quando o Conde se inclinou sobre mim e suas mãos me tocaram, não pude reprimir um estremecimento. Pode ter sido que seu hálito fosse fétido, mas uma sensação horrível de náusea me invadiu, a qual, fizesse o que fizesse, não conseguia disfarçar. O Conde, evidentemente notando isso, recuou; e com uma espécie de sorriso sinistro, que mostrou mais do que até então seus dentes salientes, sentou-se novamente em seu próprio lado da lareira. Ficamos ambos em silêncio por um tempo; e enquanto eu olhava para a janela vi a primeira faixa tênue do amanhecer que se aproximava. Parecia haver uma estranha quietude sobre tudo; mas enquanto eu escutava ouvi como se viesse de baixo, no vale, o uivo de muitos lobos. Os olhos do Conde brilharam, e ele disse:--

"Ouça-os--os filhos da noite. Que música eles fazem!" Vendo, suponho, alguma expressão em meu rosto estranha para ele, acrescentou:--

"Ah, senhor, vocês que moram na cidade não podem compreender os sentimentos do caçador." Então ele se levantou e disse:--

"Mas você deve estar cansado. Seu quarto está todo pronto, e amanhã você dormirá até tão tarde quanto quiser. Tenho que me ausentar até a tarde; então durma bem e sonhe bem!" Com uma reverência cortês, ele mesmo me abriu a porta para o quarto octogonal, e eu entrei em meu quarto....

Estou todo num mar de maravilhas. Duvido; temo; penso coisas estranhas, que não ouso confessar à minha própria alma. Que Deus me guarde, nem que seja apenas por causa daqueles que me são queridos!


7 de maio. -- É novamente de manhã cedo, mas descansei e aproveitei as últimas vinte e quatro horas. Dormi até tarde no dia, e acordei por minha própria vontade. Quando me vesti, fui até a sala onde havíamos ceado, e encontrei um café da manhã frio disposto, com o café mantido quente por a cafeteira estar colocada sobre a lareira. Havia um cartão sobre a mesa, no qual estava escrito:--

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.