DráculaCHAPTER III (3)
Page 1 of 6
CAPÍTULO III (3)
Quando terminei de escrever em meu diário e, felizmente, guardei o livro e a caneta no bolso, senti sono. O aviso do Conde veio à minha mente, mas senti prazer em desobedecê-lo. A sensação de sono apoderou-se de mim, e com ela a obstinação que o sono traz como batedor. O suave luar acalmava, e a vasta extensão lá fora dava uma sensação de liberdade que me revigorava. Decidi não voltar naquela noite para os quartos assombrados pela penumbra, mas dormir ali, onde, outrora, damas haviam se sentado e cantado e vivido doces vidas enquanto seus gentis peitos entristeciam por seus homens ausentes em meio a guerras implacáveis. Puxei um grande divã de seu lugar perto do canto, para que, ao me deitar, pudesse contemplar a bela vista a leste e a sul, e, sem pensar nem me importar com a poeira, preparei-me para dormir. Suponho que devo ter adormecido; espero que sim, mas temo, pois tudo o que se seguiu foi assustadoramente real — tão real que agora, sentado aqui à ampla e plena luz do sol da manhã, não consigo de modo algum acreditar que tudo não passou de sono.
Eu não estava sozinho. O quarto era o mesmo, sem qualquer alteração desde que eu entrara; podia ver pelo chão, ao brilho do luar, minhas próprias pegadas marcadas onde eu havia perturbado o longo acúmulo de poeira. Ao luar, diante de mim, estavam três jovens mulheres, damas pelo traje e pelo porte. Pensei naquele momento que devia estar sonhando ao vê-las, pois, embora o luar estivesse atrás delas, não projetavam sombra alguma no chão. Aproximaram-se de mim, olharam-me por algum tempo e então sussurraram entre si. Duas eram morenas, tinham narizes aquilinos e altos, como o Conde, e grandes olhos escuros e penetrantes que pareciam quase vermelhos em contraste com a lua amarelo-pálida. A outra era clara, o mais clara possível, com grandes massas onduladas de cabelo dourado e olhos como safiras pálidas. De algum modo eu parecia conhecer seu rosto, e conhecê-lo em conexão com algum medo onírico, mas não conseguia recordar no momento como ou onde. As três tinham dentes brancos e brilhantes que reluziam como pérolas contra o rubi de seus lábios voluptuosos. Havia algo nelas que me deixava inquieto, um anseio e ao mesmo tempo um medo mortal. Senti no coração um desejo perverso e ardente de que me beijassem com aqueles lábios vermelhos. Não é bom registrar isso, para que algum dia não caia aos olhos de Mina e lhe cause dor; mas é a verdade. Sussurraram entre si, e então as três riram — um riso prateado, musical, mas tão duro como se o som jamais pudesse ter saído da suavidade de lábios humanos. Era como a doçura intolerável e vibrante de copos de água quando tocados por uma mão hábil. A moça clara balançou a cabeça com coqueteria, e as outras duas a incitaram. Uma disse: —
"Vá em frente! Você é a primeira, e nós seguiremos; seu é o direito de começar." A outra acrescentou: —
"Ele é jovem e forte; há beijos para todas nós." Fiquei quieto, olhando por baixo das pálpebras em agonia de deleitosa antecipação. A moça clara avançou e inclinou-se sobre mim até que eu pudesse sentir o movimento de sua respiração sobre mim. Doce era, num sentido, doce como mel, e enviava o mesmo formigamento pelos nervos que sua voz, mas com um amargo por baixo do doce, uma amargura ofensiva, como a que se sente no sangue.
Eu tinha medo de erguer as pálpebras, mas olhava e via perfeitamente por baixo dos cílios. A moça pôs-se de joelhos e inclinou-se sobre mim, simplesmente regalando-se. Havia uma voluptuosidade deliberada que era ao mesmo tempo emocionante e repulsiva, e, ao arquear o pescoço, ela de fato lambia os lábios como um animal, até que eu pude ver ao luar a umidade brilhando nos lábios escarlates e na língua vermelha enquanto lambia os dentes brancos e afiados. Mais e mais baixa ficava sua cabeça, à medida que os lábios desciam abaixo da linha de minha boca e queixo e pareciam prestes a fixar-se em minha garganta. Então ela parou, e eu pude ouvir o som revolvido de sua língua enquanto lambia os dentes e os lábios, e pude sentir o hálito quente em meu pescoço. Então a pele de minha garganta começou a formigar como a carne formiga quando a mão que vai fazer cócegas se aproxima — mais perto. Pude sentir o toque suave e trêmulo dos lábios na pele supersensível de minha garganta, e as marcas duras de dois dentes afiados, apenas tocando e parando ali. Fechei os olhos em êxtase langoroso e esperei — esperei com o coração batendo.
Mas naquele instante, outra sensação varreu-me tão rápida quanto um relâmpago. Tive consciência da presença do Conde, e de que ele estava como que envolto numa tempestade de fúria. Quando meus olhos se abriram involuntariamente, vi sua mão forte agarrar o pescoço esguio da mulher clara e, com força de gigante, puxá-lo para trás, os olhos azuis transformados pela fúria, os dentes brancos rangendo de raiva, e as faces claras ardendo em vermelho de paixão. Mas o Conde! Nunca imaginei tal ira e fúria, nem mesmo nos demônios do abismo. Seus olhos estavam positivamente flamejantes. A luz vermelha neles era sinistra, como se as chamas do fogo do inferno ardesse atrás deles. Seu rosto estava mortalmente pálido, e as linhas dele eram duras como arames esticados; as espessas sobrancelhas que se encontravam sobre o nariz agora pareciam uma barra ondulante de metal incandescente. Com um movimento feroz do braço, arremessou a mulher para longe de si, e então fez sinal às outras, como se as estivesse repelindo; era o mesmo gesto imperioso que eu vira usado com os lobos. Com uma voz que, embora baixa e quase um sussurro, parecia cortar o ar e depois ressoar pelo quarto, ele disse: —
"Como ousam tocá-lo, qualquer uma de vocês? Como ousam lançar os olhos sobre ele quando eu o proibi? Para trás, digo a todas vocês! Este homem me pertence! Cuidado em como se intrometem com ele, ou terão de lidar comigo." A moça clara, com um riso de coqueteria descarada, virou-se para responder-lhe: —
"Você mesmo nunca amou; você nunca ama!" A isso as outras mulheres se juntaram, e um riso tão sem alegria, duro e sem alma ressoou pelo quarto que quase me fez desmaiar ao ouvi-lo; parecia o prazer de demônios. Então o Conde virou-se, depois de olhar atentamente para meu rosto, e disse num sussurro suave: —
"Sim, eu também posso amar; vocês mesmas podem dizê-lo pelo passado. Não é assim? Bem, agora prometo a vocês que, quando eu tiver terminado com ele, vocês o beijarão à vontade. Agora vão! vão! Preciso acordá-lo, pois há trabalho a fazer."
"Não teremos nada esta noite?" disse uma delas, com um riso baixo, enquanto apontava para o saco que ele havia jogado no chão, e que se movia como se houvesse algum ser vivo dentro dele. Como resposta, ele acenou com a cabeça. Uma das mulheres saltou para frente e abriu-o. Se meus ouvidos não me enganaram, houve um suspiro e um lamento baixo, como de uma criança meio sufocada. As mulheres fecharam-se em círculo, enquanto eu estava horrorizado; mas, quando olhei, elas desapareceram, e com elas o terrível saco. Não havia porta perto delas, e não poderiam ter passado por mim sem que eu notasse. Simplesmente pareceram desvanecer-se nos raios do luar e sair pela janela, pois pude ver do lado de fora as formas vagas e sombrias por um momento antes de se apagarem completamente.
Então o horror dominou-me, e afundei-me inconsciente.
Comments (0)