DráculaCHAPTER IV

CAPÍTULO IV

PARTE 1 DE 2 Capítulo: CAPÍTULO IV

Texto: DIÁRIO DE JONATHAN HARKER--continuação

Acordei em minha própria cama. Se é que não sonhei, o Conde deve ter-me carregado até aqui. Tentei convencer-me sobre o assunto, mas não consegui chegar a nenhum resultado incontestável. É verdade que havia certas pequenas evidências, como o fato de minhas roupas estarem dobradas e arrumadas de um modo que não é meu hábito. Meu relógio ainda estava sem corda, e tenho o rigoroso costume de dar corda na última coisa antes de me deitar, e muitos outros detalhes assim. Mas essas coisas não são prova, pois podem ser evidências de que minha mente não estava como de costume e, por uma razão ou outra, eu certamente estivera muito perturbado. Devo ficar atento a provas. De uma coisa me alegro: se foi o Conde que me carregou até aqui e me despiu, deve ter sido apressado em sua tarefa, pois meus bolsos estão intactos. Estou certo de que este diário teria sido um mistério para ele, que ele não teria tolerado. Tê-lo-ia tomado ou destruído. Ao olhar em volta deste quarto, embora tenha sido para mim tão cheio de medo, agora é uma espécie de santuário, pois nada pode ser mais terrível do que aquelas mulheres horríveis, que estavam--que estão--esperando para sugar meu sangue.


18 de maio.--Desci para olhar aquele quarto novamente à luz do dia, pois preciso saber a verdade. Quando cheguei à porta no topo da escada, encontrei-a fechada. Tinha sido forçada contra o batente com tanta violência que parte da madeira estava lascada. Pude ver que o ferrolho da fechadura não estava corrido, mas a porta está trancada por dentro. Temo que não foi sonho, e devo agir com base nessa suposição.


19 de maio.--Certamente estou nas malhas. Ontem à noite o Conde pediu-me, com o tom mais suave, que escrevesse três cartas: uma dizendo que meu trabalho aqui estava quase terminado e que eu deveria partir para casa dentro de alguns dias; outra, que eu estava partindo na manhã seguinte à data da carta; e a terceira, que eu havia deixado o castelo e chegado a Bistritz. Bem que eu gostaria de me rebelar, mas senti que, no estado atual das coisas, seria loucura brigar abertamente com o Conde enquanto estou tão absolutamente em seu poder; e recusar seria excitar sua suspeita e despertar sua ira. Ele sabe que eu sei demais, e que não devo viver, para que não lhe seja perigoso; minha única chance é prolongar minhas oportunidades. Algo pode ocorrer que me dê uma chance de escapar. Vi em seus olhos algo daquela ira acumulada que se manifestou quando ele arremessou aquela bela mulher para longe de si. Ele explicou-me que os correios eram poucos e incertos, e que minha escrita agora garantiria tranquilidade de espírito aos meus amigos; e assegurou-me com tanta ênfase que cancelaria as cartas posteriores, que ficariam retidas em Bistritz até o devido momento, caso o acaso permitisse que eu prolongasse minha estadia, que opor-me a ele teria sido criar nova suspeita. Portanto, fingi aceitar suas opiniões e perguntei-lhe que datas deveria colocar nas cartas. Ele calculou por um minuto e então disse:--

“A primeira deve ser 12 de junho, a segunda 19 de junho, e a terceira 29 de junho.”

Agora sei o prazo de minha vida. Deus me ajude!


28 de maio.--Há uma chance de escapar, ou pelo menos de poder mandar notícias para casa. Um bando de szgany veio ao castelo e está acampado no pátio. Esses szgany são ciganos; tenho anotações sobre eles em meu livro. São peculiares a esta parte do mundo, embora aparentados aos ciganos comuns de todo o mundo. Há milhares deles na Hungria e na Transilvânia, que estão quase fora de toda lei. Apegam-se, como regra, a algum grande nobre ou boiardo, e chamam-se pelo nome dele. São destemidos e sem religião, a não ser a superstição, e falam apenas suas próprias variedades da língua romani.

Escreverei algumas cartas para casa e tentarei conseguir que as postem. Já lhes falei pela janela para iniciar conhecimento. Tiraram os chapéus e fizeram reverências e muitos sinais, que, no entanto, não consegui entender mais do que a língua que falavam....


Escrevi as cartas. A de Mina está em taquigrafia, e simplesmente peço ao Sr. Hawkins que se comunique com ela. A ela expliquei minha situação, mas sem os horrores que só posso supor. Chocá-la-ia e assustá-la-ia até a morte se eu expusesse meu coração a ela. Caso as cartas não cheguem, então o Conde ainda não saberá meu segredo nem a extensão de meu conhecimento....


Entreguei as cartas; atirei-as pelas grades de minha janela com uma moeda de ouro, e fiz os sinais que pude para que fossem postadas. O homem que as pegou pressionou-as contra o coração e curvou-se, e então as colocou em seu gorro. Não pude fazer mais. Voltei furtivamente ao escritório e comecei a ler. Como o Conde não entrou, escrevi aqui....


O Conde chegou. Sentou-se ao meu lado e disse com sua voz mais suave, ao abrir duas cartas:--

“O szgany me entregou estas, das quais, embora eu não saiba de onde vêm, cuidarei, é claro. Veja!”--ele deve ter olhado para ela--“uma é sua, e para meu amigo Peter Hawkins; a outra”--aqui ele avistou os estranhos símbolos ao abrir o envelope, e o olhar sombrio surgiu em seu rosto, e seus olhos brilharam maldosamente--“a outra é uma coisa vil, um ultraje à amizade e à hospitalidade! Não está assinada. Bem! então não pode nos importar.” E calmamente segurou a carta e o envelope na chama da lâmpada até que fossem consumidos. Então continuou:--

“A carta para Hawkins--essa eu enviarei, é claro, já que é sua. Suas cartas são sagradas para mim. Perdão, meu amigo, por ter, sem saber, rompido o selo. Não quer fechá-la novamente?” Ele estendeu-me a carta e, com uma reverência cortês, entregou-me um envelope limpo. Só pude reendereçá-la e entregá-la a ele em silêncio. Quando ele saiu do quarto, pude ouvir a chave girar suavemente. Um minuto depois, fui até a porta e tentei, e a porta estava trancada.

Quando, uma ou duas horas depois, o Conde entrou calmamente no quarto, sua chegada despertou-me, pois eu adormecera no sofá. Ele estava muito cortês e muito alegre em seus modos e, vendo que eu estivera dormindo, disse:--

“Então, meu amigo, está cansado? Vá para a cama. Lá está o descanso mais certo. Pode ser que eu não tenha o prazer de conversar esta noite, pois tenho muitos trabalhos; mas você dormirá, eu lhe rogo.” Passei ao meu quarto e fui para a cama e, estranho dizer, dormi sem sonhar. O desespero tem suas próprias calmas.


31 de maio.--Esta manhã, quando acordei, pensei em pegar algum papel e envelopes de minha bolsa e mantê-los no bolso, para que pudesse escrever caso conseguisse uma oportunidade, mas novamente uma surpresa, novamente um choque!

Todo pedaço de papel havia desaparecido, e com ele todas as minhas anotações, meus memorandos relativos a ferrovias e viagens, minha carta de crédito, enfim, tudo o que poderia ser útil para mim caso eu estivesse uma vez fora do castelo. Sentei-me e ponderei por um tempo, e então ocorreu-me um pensamento, e revistei minha mala e o guarda-roupa onde eu havia colocado minhas roupas.

O traje com que eu viajara havia desaparecido, e também meu sobretudo e minha manta; não consegui encontrar vestígio deles em lugar algum. Isso parecia algum novo esquema de vilania....


17 de junho.--Esta manhã, enquanto eu estava sentado na beira da cama quebrando a cabeça, ouvi do lado de fora um estalar de chicotes e o bater e raspar de cascos de cavalos subindo o caminho rochoso além do pátio. Com alegria corri à janela e vi entrar no pátio dois grandes carros de carga, cada um puxado por oito cavalos robustos, e à frente de cada par um eslovaco, com seu chapéu largo, grande cinto cravejado de pregos, pele de ovelha suja e botas altas. Tinham também seus longos bastões na mão. Corri à porta, pretendendo descer e tentar juntar-me a eles pelo salão principal, pois pensei que aquele caminho poderia ser aberto para eles. Novamente um choque: minha porta estava trancada por fora.

Então corri à janela e gritei para eles. Olharam para mim estupidamente e apontaram, mas justamente então o “hetman” dos szgany saiu e, vendo-os apontar para minha janela, disse algo, com o que riram. Daí em diante, nenhum esforço meu, nenhum grito piedoso ou súplica angustiada, faria com que sequer olhassem para mim. Viraram-se resolutamente. Os carros de carga continham grandes caixas quadradas, com alças de corda grossa; estas estavam evidentemente vazias pela facilidade com que os eslovacos as manejavam e por sua ressonância quando eram movidas bruscamente. Quando todas foram descarregadas e empilhadas num grande monte num canto do pátio, os eslovacos receberam algum dinheiro dos szgany e, cuspindo nele para dar sorte, foram preguiçosamente cada um para a cabeça de seu cavalo. Pouco depois, ouvi o estalar de seus chicotes morrer ao longe.


24 de junho, antes da manhã.--Ontem à noite o Conde deixou-me cedo e trancou-se em seu próprio quarto. Assim que ousei, corri pela escada em caracol e olhei pela janela, que se abre para o sul. Pensei em vigiar o Conde, pois há algo acontecendo. Os szgany estão alojados em algum lugar do castelo e estão fazendo algum tipo de trabalho. Sei disso, pois de vez em quando ouço um som abafado e distante como de enxada e pá e, seja o que for, deve ser o fim de alguma vilania implacável.

Fazia menos de meia hora que eu estava à janela, quando vi algo saindo da janela do Conde. Recuei e observei com atenção, e vi o homem inteiro emergir. Foi um novo choque para mim descobrir que ele vestia o terno de roupas que eu havia usado durante a viagem até aqui, e trazia pendurado no ombro o terrível saco que eu vira as mulheres levarem. Não podia haver dúvida quanto à sua missão, e ainda por cima com a minha roupa! Este, então, é o seu novo plano de maldade: que ele permitirá que outros me vejam, como pensam, para que possa tanto deixar evidência de que fui visto nas cidades ou aldeias postando minhas próprias cartas, quanto que qualquer maldade que ele cometa seja atribuída a mim pelos habitantes locais.

Dá-me raiva pensar que isso possa continuar, enquanto estou trancado aqui, um verdadeiro prisioneiro, mas sem aquela proteção da lei que é até direito e consolo de um criminoso.

Pensei em ficar de vigia esperando o retorno do Conde, e por muito tempo fiquei obstinadamente sentado à janela. Então comecei a notar que havia pequenas partículas estranhas flutuando nos raios do luar. Eram como os menores grãos de poeira, e giravam e se agrupavam em cachos de uma forma nebulosa. Observei-as com uma sensação de tranquilidade, e uma espécie de calma se apoderou de mim. Recostei-me no vão da janela numa posição mais confortável, para que pudesse desfrutar mais plenamente as cabriolas aéreas.

Algo me fez levantar de repente, um uivo baixo e lastimoso de cães em algum lugar muito abaixo no vale, que estava oculto da minha vista. Parecia soar mais alto nos meus ouvidos, e as partículas flutuantes de poeira tomavam novas formas ao som enquanto dançavam ao luar. Senti-me lutando para despertar a algum chamado dos meus instintos; não, minha própria alma lutava, e minhas sensibilidades semi-lembradas esforçavam-se por responder ao chamado. Eu estava ficando hipnotizado! Mais rápido e mais rápido dançava a poeira; os raios de lua pareciam tremer ao passarem por mim em direção à massa de escuridão além. Cada vez mais se agrupavam até que pareciam tomar formas fantasmagóricas e indistintas. E então dei um sobressalto, completamente desperto e em plena posse dos meus sentidos, e fugi gritando daquele lugar. As formas fantasmagóricas, que estavam gradualmente se materializando a partir dos raios de lua, eram as das três mulheres espectrais às quais eu estava condenado. Fugí, e senti-me um tanto mais seguro no meu próprio quarto, onde não havia luar e onde a lâmpada ardia brilhantemente.

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.