DráculaCHAPTER XII (4)

CAPÍTULO XII (4)

CAPÍTULO XII (4)

Fui à sala de jantar e o acordei. Ele ficou atordoado por um momento, mas quando viu a luz do sol entrando pelas frestas das venezianas, pensou que estava atrasado e expressou seu receio. Assegurei-lhe que Lucy ainda dormia, mas disse-lhe o mais suavemente que pude que tanto Van Helsing quanto eu temíamos que o fim estivesse próximo. Ele cobriu o rosto com as mãos e deslizou de joelhos ao lado do sofá, onde permaneceu, talvez por um minuto, com a cabeça enterrada, orando, enquanto seus ombros tremiam de dor. Tomei-o pela mão e o levantei. “Venha”, disse eu, “meu caro velho amigo, reúna toda a sua fortaleza: será o melhor e mais fácil para ela.”

Quando entramos no quarto de Lucy, pude ver que Van Helsing, com sua habitual previdência, havia arrumado as coisas e feito tudo parecer o mais agradável possível. Tinha até escovado o cabelo de Lucy, de modo que ele repousava no travesseiro em suas habituais ondas douradas. Quando entramos no quarto, ela abriu os olhos e, vendo-o, sussurrou baixinho:--

“Arthur! Oh, meu amor, estou tão feliz que você veio!” Ele estava se inclinando para beijá-la, quando Van Helsing fez-lhe sinal para recuar. “Não”, sussurrou ele, “ainda não! Segure a mão dela; isso a confortará mais.”

Então Arthur tomou-lhe a mão e ajoelhou-se ao lado dela, e ela parecia o seu melhor, com todas as linhas suaves combinando com a beleza angelical de seus olhos. Então, gradualmente, seus olhos se fecharam, e ela adormeceu. Por um instante, seu peito subiu e desceu suavemente, e sua respiração ia e vinha como a de uma criança cansada.

E então, insensivelmente, veio a estranha mudança que eu notara durante a noite. Sua respiração tornou-se estertorosa, a boca abriu-se, e as gengivas pálidas, retraídas, fizeram os dentes parecerem mais longos e afiados do que nunca. Numa espécie de sonho-vigília, vago, inconsciente, ela abriu os olhos, que agora estavam opacos e duros de imediato, e disse com uma voz suave e voluptuosa, como eu nunca ouvira de seus lábios:--

“Arthur! Oh, meu amor, estou tão feliz que você veio! Beije-me!” Arthur inclinou-se ansiosamente para beijá-la; mas naquele instante Van Helsing, que, como eu, fora sobressaltado por sua voz, lançou-se sobre ele e, agarrando-o pelo pescoço com ambas as mãos, arrastou-o para trás com uma fúria de força que eu nunca pensei que ele pudesse possuir, e na verdade arremessou-o quase atravessando o quarto.

“Nem que fosse por sua vida!” disse ele; “nem por sua alma viva e a dela!” E ficou entre eles como um leão encurralado.

Arthur ficou tão desconcertado que por um momento não soube o que fazer ou dizer; e antes que qualquer impulso de violência pudesse apoderar-se dele, percebeu o lugar e a ocasião, e ficou silencioso, esperando.

Mantive os olhos fixos em Lucy, assim como Van Helsing, e vimos um espasmo como de raiva passar como uma sombra sobre seu rosto; os dentes afiados rangeram juntos. Então seus olhos se fecharam, e ela respirou pesadamente.

Muito pouco depois, ela abriu os olhos em toda a sua suavidade e, estendendo sua pobre, pálida e fina mão, tomou a grande mão morena de Van Helsing; puxando-a para si, beijou-a. “Meu verdadeiro amigo”, disse ela, com uma voz fraca, mas com um patético indizível, “Meu verdadeiro amigo, e dele! Oh, proteja-o, e dê-me paz!”

“Eu juro!” disse ele solenemente, ajoelhando-se ao lado dela e erguendo a mão, como quem registra um juramento. Então voltou-se para Arthur e disse-lhe: “Venha, meu filho, tome a mão dela na sua, e beije-a na testa, e apenas uma vez.”

Seus olhos se encontraram em vez de seus lábios; e assim se separaram.

Os olhos de Lucy se fecharam; e Van Helsing, que estivera observando atentamente, tomou o braço de Arthur e o afastou.

E então a respiração de Lucy tornou-se estertorosa novamente e, de repente, cessou.

“Está tudo acabado”, disse Van Helsing. “Ela está morta!”

Tomei Arthur pelo braço e o conduzi à sala de estar, onde ele se sentou e cobriu o rosto com as mãos, soluçando de um modo que quase me despedaçou ao ver.

Voltei ao quarto e encontrei Van Helsing olhando para a pobre Lucy, e seu rosto estava mais severo do que nunca. Alguma mudança ocorrera em seu corpo. A morte devolvera parte de sua beleza, pois sua testa e faces haviam recuperado algumas de suas linhas fluidas; até os lábios haviam perdido sua palidez mortal. Era como se o sangue, não mais necessário para o funcionamento do coração, tivesse ido tornar a rigidez da morte o menos rude possível.

“Pensávamos que ela morria enquanto dormia,
E que dormia quando morreu.”

Fiquei ao lado de Van Helsing e disse:--

“Ah, bem, pobre garota, há paz para ela finalmente. É o fim!”

Ele voltou-se para mim e disse com grave solenidade:--

“Não é assim; ai de mim! não é assim. É apenas o começo!”

Quando lhe perguntei o que queria dizer, ele apenas balançou a cabeça e respondeu:--

“Nada podemos fazer ainda. Espere e veja.”

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.