DráculaCHAPTER XIX
Page 1 of 9
PARTE 1 DE 2 Capítulo: CAPÍTULO XIX
Texto: DIÁRIO DE JONATHAN HARKER
1º de outubro, 5 da manhã. -- Fui com o grupo à busca com a mente tranquila, pois acho que nunca vi Mina tão absolutamente forte e bem. Fico tão contente que ela tenha consentido em ficar de fora e deixar nós, homens, fazermos o trabalho. De certo modo, era um pavor para mim que ela estivesse nesse negócio terrível; mas agora que o trabalho dela está feito, e que é devido à sua energia e inteligência e previsão que toda a história está montada de tal maneira que cada ponto se encaixa, ela bem pode sentir que sua parte está terminada, e que pode daqui em diante deixar o resto conosco. Estávamos, creio, todos um pouco abalados pela cena com o Sr. Renfield. Quando saímos do quarto dele, ficamos em silêncio até voltarmos ao escritório. Então o Sr. Morris disse ao Dr. Seward: --
"Olha, Jack, se aquele homem não estava tentando blefar, é o lunático mais são que já vi. Não tenho certeza, mas acredito que ele tinha algum propósito sério, e se tinha, foi bem duro para ele não ter uma chance." Lord Godalming e eu ficamos em silêncio, mas o Dr. Van Helsing acrescentou: --
"Amigo John, você conhece lunáticos mais do que eu, e fico contente por isso, pois temo que se tivesse cabido a mim decidir, eu teria, antes daquele último acesso histérico, lhe dado liberdade. Mas vivemos e aprendemos, e em nossa tarefa atual não podemos correr riscos, como diria meu amigo Quincey. Tudo está melhor como está." O Dr. Seward pareceu responder aos dois de um modo sonhador: --
"Não sei não, mas concordo com vocês. Se aquele homem fosse um lunático comum, eu teria arriscado confiar nele; mas ele parece tão misturado com o Conde de um modo indiciário que tenho medo de fazer algo errado ajudando suas manias. Não consigo esquecer como ele rezou com fervor quase igual por um gato, e depois tentou arrancar minha garganta com os dentes. Além disso, ele chamou o Conde de 'senhor e mestre', e pode querer sair para ajudá-lo de alguma maneira diabólica. Aquela coisa horrenda tem os lobos e os ratos e os de sua espécie para ajudá-lo, então suponho que ele não esteja acima de tentar usar um lunático respeitável. Ele certamente parecia sincero, no entanto. Só espero que tenhamos feito o melhor. Essas coisas, em conjunto com o trabalho selvagem que temos em mãos, ajudam a desnervar um homem." O Professor aproximou-se, e pousando a mão em seu ombro, disse de seu modo grave e bondoso: --
"Amigo John, não tenha medo. Estamos tentando cumprir nosso dever num caso muito triste e terrível; só podemos fazer o que julgamos melhor. O que mais temos a esperar, exceto a piedade do bom Deus?" Lord Godalming tinha se afastado por alguns minutos, mas agora voltou. Ergueu um pequeno apito de prata, ao comentar: --
"Aquele velho lugar pode estar cheio de ratos, e se estiver, tenho um antídoto à disposição." Tendo passado o muro, seguimos para a casa, tomando cuidado de nos mantermos nas sombras das árvores do gramado quando o luar brilhava. Quando chegamos ao alpendre, o Professor abriu sua bolsa e tirou um monte de coisas, que dispôs no degrau, separando-as em quatro pequenos grupos, evidentemente um para cada um. Então falou: --
"Meus amigos, estamos entrando num perigo terrível, e precisamos de armas de muitos tipos. Nosso inimigo não é meramente espiritual. Lembrem-se de que ele tem a força de vinte homens, e que, embora nossos pescoços ou nossas traqueias sejam do tipo comum -- e portanto quebráveis ou esmagáveis -- os dele não são suscetíveis à mera força. Um homem mais forte, ou um grupo de homens mais fortes em tudo do que ele, pode em certos momentos contê-lo; mas não podem feri-lo como podemos ser feridos por ele. Devemos, portanto, nos proteger de seu toque. Mantenha isto perto do seu coração" -- enquanto falava, ergueu um pequeno crucifixo de prata e o estendeu para mim, sendo eu o mais próximo dele -- "ponha estas flores ao redor do seu pescoço" -- aqui ele me entregou uma coroa de flores murchas de alho -- "para outros inimigos mais mundanos, este revólver e esta faca; e para auxílio em tudo, estas tão pequenas lâmpadas elétricas, que você pode prender ao peito; e para tudo, e acima de tudo no final, isto, que não devemos desecrar sem necessidade." Era uma porção de Hóstia Sagrada, que ele pôs num envelope e me entregou. Cada um dos outros foi equipado de modo semelhante. "Agora", disse ele, "amigo John, onde estão as chaves-mestras? Se é que podemos abrir a porta, não precisamos arrombar a casa pela janela, como antes na casa da Srta. Lucy."
O Dr. Seward experimentou uma ou duas chaves-mestras, sua destreza mecânica como cirurgião lhe sendo útil. Logo conseguiu uma que serviu; depois de um pouco de jogo para frente e para trás, o ferrolho cedeu, e, com um clangor enferrujado, recuou. Empurramos a porta, as dobradiças enferrujadas rangeram, e ela se abriu lentamente. Era assustadoramente parecido com a imagem que me foi transmitida no diário do Dr. Seward da abertura do túmulo da Srta. Westenra; imagino que a mesma ideia pareceu atingir os outros, pois de comum acordo recuaram. O Professor foi o primeiro a avançar, e entrou pela porta aberta.
"In manus tuas, Domine!" disse ele, fazendo o sinal da cruz ao passar pelo limiar. Fechamos a porta atrás de nós, para que, quando acendêssemos nossas lâmpadas, não atraíssemos atenção da estrada. O Professor testou cuidadosamente a fechadura, para que não fôssemos incapazes de abri-la por dentro caso estivéssemos com pressa ao sair. Então todos acendemos nossas lâmpadas e prosseguimos em nossa busca.
A luz das pequenas lâmpadas caía em todas as formas estranhas, à medida que os raios se cruzavam, ou a opacidade de nossos corpos projetava grandes sombras. Eu não conseguia, por nada, me livrar da sensação de que havia mais alguém entre nós. Suponho que era a lembrança, tão poderosamente trazida à minha mente pelo ambiente sinistro, daquela terrível experiência na Transilvânia. Creio que a sensação era comum a todos nós, pois notei que os outros ficavam olhando por cima dos ombros a cada som e a cada nova sombra, exatamente como eu sentia que estava fazendo.
O lugar inteiro estava coberto de poeira. O chão parecia ter centímetros de profundidade, exceto onde havia pegadas recentes, nas quais, baixando minha lâmpada, eu podia ver marcas de cravos onde a poeira estava rachada. As paredes estavam fofas e pesadas de poeira, e nos cantos havia massas de teias de aranha, sobre as quais a poeira se acumulara até parecerem velhos trapos esfarrapados, pois o peso as tinha parcialmente derrubado. Numa mesa no salão havia um grande molho de chaves, com uma etiqueta amarelada pelo tempo em cada uma. Tinham sido usadas várias vezes, pois na mesa havia vários rasgos semelhantes no manto de poeira, semelhantes ao que foi exposto quando o Professor as levantou. Ele se virou para mim e disse: --
"Você conhece este lugar, Jonathan. Você copiou mapas dele, e o conhece pelo menos mais do que nós. Qual é o caminho para a capela?" Eu tinha uma ideia de sua direção, embora em minha visita anterior não tivesse conseguido admissão a ela; então liderei o caminho, e depois de algumas voltas erradas me encontrei diante de uma porta baixa, em arco, de carvalho, reforçada com faixas de ferro. "Este é o lugar", disse o Professor enquanto virava sua lâmpada para um pequeno mapa da casa, copiado do arquivo de minha correspondência original a respeito da compra. Com um pouco de dificuldade encontramos a chave no molho e abrimos a porta. Estávamos preparados para algum desagrado, pois enquanto abríamos a porta um ar tênue e malcheiroso parecia exalar pelas frestas, mas nenhum de nós jamais esperava um odor como o que encontramos. Nenhum dos outros tinha encontrado o Conde de perto, e quando eu o vi ele estava ou na fase de jejum de sua existência em seus quartos ou, quando estava saciado de sangue fresco, num edifício em ruínas aberto ao ar; mas aqui o lugar era pequeno e fechado, e o longo desuso tornara o ar estagnado e fétido. Havia um cheiro terroso, como de algum miasma seco, que vinha através do ar mais fétido. Mas quanto ao odor em si, como hei de descrevê-lo? Não era apenas que fosse composto de todos os males da mortalidade e com o cheiro pungente e acre de sangue, mas parecia como se a corrupção tivesse se tornado ela mesma corrupta. Faugh! só de pensar nisso me dá náuseas. Cada respiração exalada por aquele monstro parecia ter se agarrado ao lugar e intensificado sua repugnância.
Em circunstâncias normais, tal fedor teria posto fim à nossa empreitada; mas este não era um caso comum, e o propósito elevado e terrível no qual estávamos envolvidos nos deu uma força que se elevava acima de meras considerações físicas. Depois do encolhimento involuntário consequente ao primeiro sopro nauseante, todos nós, um e todos, nos pusemos ao trabalho como se aquele lugar repugnante fosse um jardim de rosas.
Fizemos um exame minucioso do lugar, o Professor dizendo ao começarmos: --
"A primeira coisa é ver quantas das caixas restam; devemos então examinar cada buraco e canto e fresta e ver se conseguimos alguma pista sobre o que aconteceu com o resto." Um olhar foi suficiente para mostrar quantas restavam, pois os grandes baús de terra eram volumosos, e não havia como confundi-los.
Restavam apenas vinte e nove das cinquenta! Uma vez levei um susto, pois, vendo Lord Godalming de repente se virar e olhar pela porta abobadada para o corredor escuro além, olhei também, e por um instante meu coração parou. Em algum lugar, olhando da sombra, pareceu-me ver os pontos altos do rosto maligno do Conde, a crista do nariz, os olhos vermelhos, os lábios vermelhos, a palidez terrível. Foi só por um momento, pois, como Lord Godalming disse: "Pensei ter visto um rosto, mas eram só as sombras", e retomou sua investigação, virei minha lâmpada na direção, e entrei no corredor. Não havia sinal de ninguém; e como não havia cantos, nem portas, nem abertura de qualquer tipo, mas apenas as paredes sólidas do corredor, não poderia haver esconderijo nem mesmo para ele. Achei que o medo tinha ajudado a imaginação, e não disse nada.
Poucos minutos depois, vi Morris recuar subitamente de um canto que estava examinando. Todos seguimos seus movimentos com os olhos, pois sem dúvida alguma nervosismo crescia em nós, e vimos uma massa inteira de fosforescência, que cintilava como estrelas. Todos instintivamente recuamos. O lugar inteiro estava ficando vivo de ratos.
Por um ou dois momentos ficamos apavorados, todos exceto Lord Godalming, que aparentemente estava preparado para tal emergência. Correndo até a grande porta de carvalho com ferragens de ferro, que o Dr. Seward havia descrito do lado de fora, e que eu mesmo tinha visto, ele girou a chave na fechadura, puxou os enormes ferrolhos e escancarou a porta. Então, tirando seu pequeno apito de prata do bolso, soprou um chamado baixo e agudo. Foi respondido de trás da casa do Dr. Seward pelo latido de cães, e após cerca de um minuto três terriers vieram correndo pela esquina da casa. Inconscientemente todos tínhamos nos movido em direção à porta, e enquanto nos movíamos notei que a poeira havia sido muito revolvida: as caixas que tinham sido retiradas haviam sido trazidas por ali. Mas mesmo no minuto que se passara o número de ratos tinha aumentado enormemente. Pareciam enxamear sobre o lugar de uma só vez, até que a luz da lâmpada, brilhando sobre seus corpos escuros em movimento e olhos cintilantes e malévolos, fazia o lugar parecer um barranco de terra salpicado de vaga-lumes. Os cães avançaram, mas na soleira pararam subitamente e rosnaram, e então, simultaneamente erguendo os focinhos, começaram a uivar da maneira mais lúgubre. Os ratos se multiplicavam aos milhares, e saímos.
Lord Godalming levantou um dos cães e, carregando-o para dentro, colocou-o no chão. No instante em que suas patas tocaram o solo ele pareceu recuperar a coragem e avançou contra seus inimigos naturais. Eles fugiram diante dele tão rápido que, antes que ele tivesse sacudido a vida de uma vintena, os outros cães, que a essa altura tinham sido levantados da mesma maneira, mal tinham presa antes que toda a massa tivesse desaparecido.
Comments (0)