DráculaCHAPTER XV

CAPÍTULO XV

CAPÍTULO XV

DIÁRIO DO DR. SEWARD—continuação.

Por um momento a pura raiva apoderou-se de mim; era como se ele, durante a vida dela, tivesse esbofeteado Lucy no rosto. Bati com força na mesa e levantei-me ao dizer-lhe:—

“Dr. Van Helsing, o senhor enlouqueceu?” Ele ergueu a cabeça e olhou-me, e de algum modo a ternura de seu rosto me acalmou de imediato. “Quem dera eu estivesse louco!”, disse ele. “A loucura seria fácil de suportar em comparação com uma verdade como esta. Oh, meu amigo, por que, pensa você, dei tantas voltas, por que levei tanto tempo para lhe dizer uma coisa tão simples? Foi porque eu o odeio e o odiei toda a minha vida? Foi porque eu desejava lhe causar dor? Foi porque eu queria, tão tarde, vingança por aquela vez em que você salvou minha vida, e de uma morte terrível? Ah, não!”

“Perdoe-me”, disse eu. Ele prosseguiu:—

“Meu amigo, foi porque eu desejava ser gentil ao lhe revelar isso, pois sei que você amou aquela tão doce senhora. Mas ainda assim não espero que você acredite. É tão difícil aceitar de imediato qualquer verdade abstrata, que podemos duvidar que tal seja possível quando sempre acreditamos no ‘não’ dela; é ainda mais difícil aceitar uma verdade concreta tão triste, e de alguém como a Srta. Lucy. Esta noite vou prová-la. Você ousa vir comigo?”

Isso me abalou. Um homem não gosta de provar tal verdade; Byron excetuado da categoria, o ciúme.

“E provar a própria verdade que ele mais abominava.”

Ele viu minha hesitação e falou:—

“A lógica é simples, desta vez não é lógica de louco, saltando de moita em moita num pântano enevoado. Se não for verdade, então a prova será um alívio; na pior das hipóteses, não fará mal. Se for verdade! Ah, aí está o temor; mas o próprio temor deve ajudar minha causa, pois nele há alguma necessidade de crença. Venha, vou lhe dizer o que proponho: primeiro, que saiamos agora e vejamos aquela criança no hospital. O Dr. Vincent, do Hospital do Norte, onde os jornais dizem que a criança está, é meu amigo, e creio que também seu, desde que você estudou em Amsterdã. Ele deixará dois cientistas verem seu caso, se não deixar dois amigos. Não lhe diremos nada, apenas que desejamos aprender. E então----”

“E então?” Ele tirou uma chave do bolso e a ergueu. “E então passamos a noite, você e eu, no cemitério onde Lucy jaz. Esta é a chave que tranca o túmulo. Peguei-a com o homem dos caixões para dar a Arthur.” Meu coração afundou dentro de mim, pois senti que havia alguma provação terrível diante de nós. Não podia fazer nada, porém, então reuni o que pude de coragem e disse que era melhor nos apressarmos, pois a tarde estava passando....

Encontramos a criança acordada. Tinha dormido e tomado algum alimento, e no geral estava indo bem. O Dr. Vincent tirou a bandagem de sua garganta e nos mostrou as perfurações. Não havia como errar a semelhança com as que estiveram na garganta de Lucy. Eram menores, e as bordas pareciam mais frescas; era só isso. Perguntamos a Vincent a que ele as atribuía, e ele respondeu que devia ter sido a mordida de algum animal, talvez um rato; mas, quanto a ele, estava inclinado a pensar que era um dos morcegos que são tão numerosos nas alturas do norte de Londres. “Entre tantos inofensivos”, disse ele, “pode haver algum espécime selvagem do Sul de uma espécie mais maligna. Algum marinheiro pode ter trazido um para casa, e ele conseguiu escapar; ou até do Jardim Zoológico um jovem pode ter se soltado, ou um pode ter sido criado lá a partir de um vampiro. Essas coisas acontecem, sabe. Apenas dez dias atrás um lobo escapou, e foi, creio, rastreado nesta direção. Durante uma semana depois, as crianças não brincavam de outra coisa senão Chapeuzinho Vermelho no Heath e em cada viela do lugar, até que surgiu esse susto da ‘dama bloofer’, desde quando tem sido uma verdadeira festa para elas. Até este pobre pequenino, quando acordou hoje, perguntou à enfermeira se podia ir embora. Quando ela lhe perguntou por que queria ir, ele disse que queria brincar com a ‘dama bloofer’.”

“Espero”, disse Van Helsing, “que quando o senhor mandar a criança para casa, advirta os pais para vigiá-la rigorosamente. Essas fantasias de vagar são perigosíssimas; e se a criança ficasse fora mais uma noite, provavelmente seria fatal. Mas em todo caso suponho que o senhor não a deixará ir embora por alguns dias?”

“Certamente não, nem por uma semana ao menos; mais, se a ferida não cicatrizar.”

Nossa visita ao hospital tomou mais tempo do que havíamos calculado, e o sol já se havia posto quando saímos. Quando Van Helsing viu como estava escuro, disse:—

“Não há pressa. Está mais tarde do que eu pensava. Venha, procuremos algum lugar onde possamos comer, e então seguiremos nosso caminho.”

Jantamos no “Castelo de Jack Straw”, junto com uma pequena multidão de ciclistas e outros que faziam uma algazarra jovial. Por volta das dez horas partimos da estalagem. Estava então muito escuro, e as lâmpadas espalhadas tornavam a escuridão maior quando estávamos fora de seu raio individual. O Professor evidentemente notara a estrada que devíamos seguir, pois avançava sem hesitar; mas, quanto a mim, estava bastante confuso quanto à localidade. À medida que avançávamos, encontrávamos cada vez menos pessoas, até que por fim ficamos um tanto surpresos quando encontramos até a patrulha de polícia montada fazendo sua ronda suburbana habitual. Por fim chegamos ao muro do cemitério, que escalamos. Com alguma dificuldade—pois estava muito escuro, e todo o lugar nos parecia tão estranho—encontramos o túmulo dos Westenra. O Professor pegou a chave, abriu a porta rangente e, ficando para trás, polidamente, mas de modo bastante inconsciente, fez-me sinal para precedê-lo. Havia uma ironia deliciosa na oferta, na cortesia de dar preferência em tal ocasião macabra. Meu companheiro seguiu-me rapidamente e fechou a porta com cautela, depois de verificar cuidadosamente que a fechadura era de lingueta e não de mola. No último caso, estaríamos em apuros. Então ele tateou em sua bolsa e, tirando uma caixa de fósforos e um pedaço de vela, tratou de fazer luz. O túmulo de dia, e quando adornado com flores frescas, parecera bastante sinistro e horripilante; mas agora, alguns dias depois, quando as flores pendiam murchas e mortas, seus brancos tornando-se ferrugem e seus verdes tornando-se marrons; quando a aranha e o besouro haviam retomado seu domínio habitual; quando pedra descolorida pelo tempo, e argamassa incrustada de poeira, e ferro enferrujado e úmido, e latão manchado, e prateação embaçada devolviam o bruxulear fraco de uma vela, o efeito era mais miserável e sórdido do que se poderia ter imaginado. Transmitia irresistivelmente a ideia de que a vida—a vida animal—não era a única coisa que podia passar.

Van Helsing fez seu trabalho sistematicamente. Segurando a vela de modo que pudesse ler as placas dos caixões, e segurando-a de tal forma que o esperma pingava em manchas brancas que se coagulavam ao tocar o metal, certificou-se do caixão de Lucy. Outra busca em sua bolsa, e tirou uma chave de fenda.

“O que vai fazer?”, perguntei.

“Abrir o caixão. Você ainda será convencido.” Imediatamente começou a retirar os parafusos e, por fim, levantou a tampa, mostrando o revestimento de chumbo por baixo. A visão foi quase demais para mim. Parecia ser tanto uma afronta aos mortos quanto teria sido despir sua roupa enquanto ela dormia em vida; cheguei a segurar a mão dele para detê-lo. Ele apenas disse: “Você verá”, e, tateando novamente em sua bolsa, tirou uma pequena serra de recortes. Cravando a chave de fenda através do chumbo com uma rápida estocada para baixo, que me fez estremecer, fez um pequeno buraco, que era, no entanto, grande o bastante para admitir a ponta da serra. Eu esperava uma rajada de gás do cadáver de uma semana. Nós, médicos, que tivemos de estudar nossos perigos, temos de nos acostumar com tais coisas, e recuei em direção à porta. Mas o Professor não parou um instante; serrou cerca de sessenta centímetros ao longo de um lado do caixão de chumbo, e então atravessou, e desceu pelo outro lado. Pegando a borda da aba solta, dobrou-a para trás em direção aos pés do caixão e, erguendo a vela até a abertura, fez-me sinal para olhar.

Aproximei-me e olhei. O caixão estava vazio.

Foi certamente uma surpresa para mim, e me deu um choque considerável, mas Van Helsing permaneceu impassível. Estava agora mais seguro do que nunca de seu terreno, e assim encorajado a prosseguir em sua tarefa. “Está satisfeito agora, amigo John?”, perguntou.

Senti toda a teimosia argumentativa de minha natureza despertar dentro de mim ao responder-lhe:—

“Estou satisfeito de que o corpo de Lucy não está naquele caixão; mas isso só prova uma coisa.”

“E o que é isso, amigo John?”

“Que ele não está lá.”

“Isso é boa lógica”, disse ele, “até onde vai. Mas como você—como pode você—explicar que não esteja lá?”

“Talvez um ladrão de cadáveres”, sugeri. “Alguma gente do agente funerário pode tê-lo roubado.” Senti que estava falando tolices, e no entanto era a única causa real que eu podia sugerir. O Professor suspirou. “Ah, bem!”, disse ele, “precisamos de mais provas. Venha comigo.”

Ele recolocou a tampa do caixão, juntou todas as suas coisas e as colocou na bolsa, apagou a luz e colocou também a vela na bolsa. Abrimos a porta e saímos. Atrás de nós ele fechou a porta e a trancou. Entregou-me a chave, dizendo: “Quer ficar com ela? É melhor que se assegure.” Ri—não foi uma risada muito alegre, devo dizer—enquanto lhe fazia sinal para ficar com ela. “Uma chave não é nada”, disse eu; “pode haver duplicatas; e de qualquer modo não é difícil arrombar uma fechadura desse tipo.” Ele nada disse, mas pôs a chave no bolso. Então me disse para vigiar de um lado do cemitério enquanto ele vigiaria do outro. Tomei meu lugar atrás de um teixo, e vi sua figura escura mover-se até que as lápides e árvores interpostas a ocultaram de minha vista.

Parte 2 de 2 Capítulo: CAPÍTULO XV

Texto:

Foi uma vigília solitária. Logo depois de ter tomado meu lugar, ouvi um relógio distante bater meia-noite, e com o tempo vieram uma e duas. Eu estava enregelado e desnorteado, e irritado com o Professor por me levar em tal missão e comigo mesmo por ter vindo. Estava frio e sonolento demais para ser agudamente observador, e não sonolento o bastante para trair minha confiança, de modo que no conjunto passei um tempo triste e miserável.

De repente, ao me virar, pensei ter visto algo como uma faixa branca, movendo-se entre dois teixos escuros ao lado do cemitério mais distante do túmulo; ao mesmo tempo, uma massa escura moveu-se do lado do Professor do terreno e correu apressadamente em direção a ela. Então eu também me movi; mas tive que contornar lápides e túmulos cercados por grades, e tropecei em sepulturas. O céu estava nublado, e em algum lugar ao longe um galo cantou cedo. Um pouco adiante, além de uma fileira de zimbros espalhados, que marcavam o caminho para a igreja, uma figura branca e indistinta esvoaçou na direção do túmulo. O próprio túmulo estava escondido por árvores, e eu não conseguia ver onde a figura desapareceu. Ouvi o farfalhar de um movimento real onde eu tinha visto a figura branca pela primeira vez, e, aproximando-me, encontrei o Professor segurando nos braços uma criança minúscula. Quando me viu, estendeu-a para mim e disse:--

"Está satisfeito agora?"

"Não", disse eu, de um modo que senti ser agressivo.

"Não vê a criança?"

"Sim, é uma criança, mas quem a trouxe aqui? E está ferida?", perguntei.

"Veremos", disse o Professor, e com um só impulso tomamos nosso caminho para fora do cemitério, ele carregando a criança adormecida.

Quando já estávamos a alguma distância, entramos num aglomerado de árvores, acendemos um fósforo e olhamos a garganta da criança. Estava sem um arranhão ou cicatriz de qualquer tipo.

"Eu estava certo?", perguntei triunfante.

"Chegamos bem a tempo", disse o Professor, agradecido.

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.