DráculaCHAPTER XVIII (4)

CAPÍTULO XVIII (4)

CAPÍTULO XVIII (4)

Contudo, quando me aproximei da porta, uma nova mudança se operou no paciente. Ele se moveu na minha direção tão rapidamente que por um momento temi que estivesse prestes a cometer outro ataque homicida. Meus temores, no entanto, eram infundados, pois ele ergueu as duas mãos em súplica e fez seu pedido de maneira comovente. Como via que o próprio excesso de sua emoção militava contra ele, ao nos restaurar mais às nossas antigas relações, tornou-se ainda mais demonstrativo. Olhei para Van Helsing e vi minha convicção refletida em seus olhos; assim, tornei-me um pouco mais firme em minha postura, se não mais severo, e fiz-lhe sinal de que seus esforços eram inúteis. Eu já tinha visto algo da mesma excitação constantemente crescente nele quando precisava fazer algum pedido sobre o qual pensara muito na ocasião, como, por exemplo, quando queria um gato; e estava preparado para ver o colapso na mesma aquiescência taciturna nessa ocasião. Minha expectativa não se realizou, pois, quando ele descobriu que seu apelo não seria bem-sucedido, ficou em um estado bastante frenético. Atirou-se de joelhos e ergueu as mãos, torcendo-as em súplica plangente, e derramou uma torrente de rogos, com as lágrimas rolando por suas faces, e todo o seu rosto e sua figura expressando a mais profunda emoção:--

"Deixe-me suplicar-lhe, Dr. Seward, oh, deixe-me implorar-lhe, que me deixe sair desta casa imediatamente. Mande-me embora como quiser e para onde quiser; mande guardas comigo com chicotes e correntes; que me levem numa camisa de força, algemado e com ferros nas pernas, até para uma prisão; mas deixe-me sair daqui. O senhor não sabe o que faz ao me manter aqui. Estou falando do fundo do meu coração--da minha própria alma. O senhor não sabe a quem prejudica, nem como; e não me é permitido dizer. Ai de mim! Não me é permitido dizer. Por tudo que o senhor considera sagrado--por tudo que o senhor tem de caro--pelo seu amor que se perdeu--pela sua esperança que vive--pelo amor do Todo-Poderoso, tire-me daqui e salve minha alma da culpa! Não consegue me ouvir, homem? Não consegue entender? Nunca vai aprender? O senhor não sabe que estou são e sincero agora; que não sou um lunático num acesso de loucura, mas um homem são lutando por sua alma? Oh, ouça-me! ouça-me! Deixe-me ir! deixe-me ir! deixe-me ir!"

Pensei que quanto mais isso continuasse, mais selvagem ele ficaria, e assim provocaria um acesso; então tomei-o pela mão e o levantei.

"Venha", disse eu severamente, "chega disso; já tivemos o bastante. Vá para sua cama e tente comportar-se com mais discrição."

Ele parou de repente e olhou-me fixamente por vários momentos. Então, sem uma palavra, levantou-se e, movendo-se, sentou-se na beira da cama. O colapso tinha chegado, como em ocasião anterior, exatamente como eu esperava.

Quando eu estava deixando o quarto, último do nosso grupo, ele me disse numa voz calma e bem-educada:--

"O senhor fará, confio, Dr. Seward, a justiça de ter em mente, mais tarde, que fiz o que pude para convencê-lo esta noite."

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.