DráculaCHAPTER XXIII (3)

CAPÍTULO XXIII (3)

“Quero que o senhor me hipnotize!”, disse ela. “Faça isso antes do amanhecer, pois sinto que então poderei falar, e falar livremente. Seja rápido, pois o tempo é curto!” Sem dizer palavra, ele fez sinal para que ela se sentasse na cama.

Olhando fixamente para ela, ele começou a fazer passes diante dela, de cima da cabeça para baixo, com cada mão por vez. Mina fitou-o fixamente por alguns minutos, durante os quais meu próprio coração batia como um martelo de forja, pois sentia que alguma crise estava próxima. Gradualmente seus olhos se fecharam, e ela ficou sentada, completamente imóvel; só pelo suave arfar do seu peito se podia saber que estava viva. O Professor fez mais alguns passes e então parou, e pude ver que sua testa estava coberta de grandes gotas de suor. Mina abriu os olhos; mas não parecia a mesma mulher. Havia um olhar distante em seus olhos, e sua voz tinha uma sonhadora tristeza que era nova para mim. Erguendo a mão para impor silêncio, o Professor fez sinal para que eu trouxesse os outros. Eles vieram na ponta dos pés, fechando a porta atrás de si, e ficaram ao pé da cama, observando. Mina parecia não vê-los. O silêncio foi quebrado pela voz de Van Helsing falando em tom baixo e uniforme que não romperia o curso de seus pensamentos:—

“Onde está você?” A resposta veio de modo neutro:—

“Não sei. O sono não tem lugar que possa chamar de seu.” Por vários minutos houve silêncio. Mina ficou sentada rígida, e o Professor permaneceu olhando fixamente para ela; o resto de nós mal ousava respirar. O quarto estava ficando mais claro; sem tirar os olhos do rosto de Mina, o Dr. Van Helsing fez sinal para que eu levantasse a persiana. Assim fiz, e o dia parecia estar sobre nós. Uma faixa vermelha surgiu, e uma luz rosada pareceu difundir-se pelo quarto. No mesmo instante o Professor falou de novo:—

“Onde está você agora?” A resposta veio sonhadora, mas com intenção; era como se ela estivesse interpretando algo. Já a ouvi usar o mesmo tom ao ler suas notas taquigráficas.

“Não sei. Tudo é estranho para mim!”

“O que você vê?”

“Não consigo ver nada; está tudo escuro.”

“O que você ouve?” Pude detectar a tensão na voz paciente do Professor.

“O marulhar da água. Está borbulhando, e pequenas ondas saltam. Posso ouvi-las do lado de fora.”

“Então você está num navio?” Todos nos olhamos, tentando colher algo uns dos outros. Tínhamos medo de pensar. A resposta veio rápida:—

“Oh, sim!”

“O que mais você ouve?”

“O som de homens batendo os pés sobre nossas cabeças enquanto correm de um lado para o outro. Há o rangido de uma corrente, e o alto tilintar quando a catraca do cabrestante cai na roda dentada.”

“O que você está fazendo?”

“Estou imóvel—oh, tão imóvel. É como a morte!” A voz se desvaneceu num suspiro profundo como de alguém dormindo, e os olhos abertos se fecharam de novo.

A essa altura o sol já havia nascido, e estávamos todos sob a plena luz do dia. O Dr. Van Helsing colocou as mãos nos ombros de Mina, e deitou suavemente sua cabeça no travesseiro. Ela ficou como uma criança adormecida por alguns momentos, e então, com um longo suspiro, acordou e olhou com espanto ao ver todos nós ao seu redor. “Estive falando dormindo?” foi tudo o que disse. Parecia, no entanto, saber a situação sem que lhe contassem, embora estivesse ansiosa por saber o que havia contado. O Professor repetiu a conversa, e ela disse:—

“Então não há um momento a perder: pode não ser ainda tarde demais!” O Sr. Morris e Lord Godalming partiram para a porta, mas a voz calma do Professor os chamou de volta:—

“Fiquem, meus amigos. Aquele navio, onde quer que estivesse, estava levantando âncora enquanto ela falava. Há muitos navios levantando âncora neste momento no seu tão grande Porto de Londres. Qual deles é o que vocês procuram? Graças a Deus temos mais uma vez uma pista, embora para onde ela possa nos levar nós não sabemos. Temos estado um tanto cegos; cegos à maneira dos homens, pois quando podemos olhar para trás vemos o que poderíamos ter visto olhando para frente se tivéssemos sido capazes de ver o que poderíamos ter visto! Ai, mas essa frase é uma confusão; não é? Podemos saber agora o que estava na mente do Conde, quando ele pegou aquele dinheiro, embora a faca tão feroz de Jonathan o tenha posto no perigo que até ele teme. Ele pretendia escapar. Ouçam-me, ESCAPAR! Ele viu que com apenas uma caixa de terra restante, e um bando de homens seguindo como cães atrás de uma raposa, esta Londres não era lugar para ele. Ele levou sua última caixa de terra a bordo de um navio, e deixou a terra. Ele pensa em escapar, mas não! nós o seguimos. Tally Ho! como o amigo Arthur diria quando vestisse sua casaca vermelha! Nossa velha raposa é astuta; oh! tão astuta, e devemos seguir com astúcia. Eu também sou astuto e penso que leio sua mente dentro de pouco tempo. Enquanto isso podemos descansar e em paz, pois há águas entre nós que ele não quer atravessar, e que não poderia se quisesse—a menos que o navio tocasse a terra, e então só na maré cheia ou baixa. Vejam, e o sol acaba de nascer, e todo o dia até o pôr do sol é nosso. Vamos tomar banho, e nos vestir, e tomar o café da manhã de que todos precisamos, e que podemos comer confortavelmente já que ele não está na mesma terra que nós.” Mina olhou para ele suplicante enquanto perguntava:—

“Mas por que precisamos procurá-lo mais, quando ele se foi para longe de nós?” Ele tomou sua mão e a acariciou enquanto respondia:—

“Não me pergunte nada ainda. Quando tomarmos o café da manhã, então responderei a todas as perguntas.” Ele não quis dizer mais nada, e nos separamos para nos vestir.

Depois do café da manhã Mina repetiu sua pergunta. Ele olhou para ela gravemente por um minuto e então disse com tristeza:—

“Porque minha querida, querida Senhora Mina, agora mais do que nunca precisamos encontrá-lo mesmo que tenhamos que segui-lo até as mandíbulas do Inferno!” Ela ficou mais pálida ao perguntar fracamente:—

“Por quê?”

“Porque”, respondeu ele solenemente, “ele pode viver por séculos, e você é apenas uma mulher mortal. Agora o tempo é de se temer—desde que ele pôs aquela marca em sua garganta.”

Cheguei bem a tempo de ampará-la quando ela caiu para frente num desmaio.

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.