DráculaCHAPTER XXIV

CAPÍTULO XXIV

Parte 1 de 2 Capítulo: CAPÍTULO XXIV

Texto: DIÁRIO FONOGRÁFICO DO DR. SEWARD, FALADO POR VAN HELSING

Isto para Jonathan Harker.

Você deve ficar com sua querida Senhora Mina. Nós iremos fazer nossa busca--se é que posso chamá-la assim, pois não é busca mas saber, e buscamos apenas confirmação. Mas você fique e cuide dela hoje. Este é seu melhor e mais sagrado ofício. Neste dia nada pode encontrá-lo aqui. Deixe-me lhe dizer isto para que você saiba o que nós quatro já sabemos, pois eu lhes contei. Ele, nosso inimigo, foi embora; ele voltou para seu Castelo na Transilvânia. Eu sei disso tão bem, como se uma grande mão de fogo o tivesse escrito na parede. Ele preparou isto de alguma forma, e aquela última caixa de terra estava pronta para ser enviada para algum lugar. Para isto ele pegou o dinheiro; para isto ele se apressou no final, para que não o pegássemos antes do sol se pôr. Era sua última esperança, salvo que ele pudesse se esconder no túmulo que ele pensa que a pobre Senhorita Lucy, sendo como ele pensava semelhante a ele, mantém aberto para ele. Mas não houve tempo. Quando aquilo falhou ele foi direto para seu último recurso--sua última obra de terra eu poderia dizer se eu quisesse duplo sentido. Ele é astuto, oh, tão astuto! ele sabe que seu jogo aqui estava terminado; e então ele decide voltar para casa. Ele encontra um navio indo pela rota pela qual veio, e ele entra nele. Nós partimos agora para descobrir que navio, e para onde vai; quando descobrirmos isso, voltamos e contamos tudo a você. Então iremos consolar você e a pobre querida Senhora Mina com nova esperança. Pois será esperança quando você pensar bem: que nem tudo está perdido. Esta mesma criatura que perseguimos, ele levou centenas de anos para chegar até Londres; e ainda assim em um dia, quando soubemos de seu paradeiro, nós o expulsamos. Ele é finito, embora seja poderoso para causar muito mal e não sofra como nós. Mas nós somos fortes, cada um em nosso propósito; e somos todos mais fortes juntos. Tenha novo ânimo, querido marido da Senhora Mina. Esta batalha está apenas começando, e no final venceremos--tão certo como Deus está no alto a velar por Seus filhos. Portanto console-se muito até que voltemos.

VAN HELSING.

Diário de Jonathan Harker.

4 de outubro.--Quando li para Mina, a mensagem de Van Helsing no fonógrafo, a pobre moça animou-se consideravelmente. Já a certeza de que o Conde está fora do país lhe deu conforto; e conforto é força para ela. Quanto a mim, agora que seu horrível perigo não está face a face conosco, parece quase impossível acreditar nele. Mesmo minhas próprias experiências terríveis no Castelo Drácula parecem um sonho há muito esquecido. Aqui no ar fresco do outono à luz brilhante do sol----

Ai! como posso eu duvidar! No meio de meu pensamento meu olhar caiu sobre a cicatriz vermelha na testa branca de minha pobre querida. Enquanto aquilo durar, não pode haver incredulidade. E depois a própria memória disso manterá a fé cristalina. Mina e eu tememos ficar ociosos, então revisamos todos os diários repetidas vezes. De alguma forma, embora a realidade pareça maior a cada vez, a dor e o medo parecem menores. Há algo de um propósito orientador manifesto em tudo, o que é reconfortante. Mina diz que talvez sejamos os instrumentos do bem supremo. Pode ser! Tentarei pensar como ela. Nunca falamos um ao outro ainda sobre o futuro. É melhor esperar até vermos o Professor e os outros depois de suas investigações.

O dia está passando mais rápido do que eu jamais pensei que um dia poderia passar para mim de novo. Agora são três horas.

Diário de Mina Harker.

5 de outubro, 5 da tarde.--Nossa reunião para o relatório. Presentes: Professor Van Helsing, Lorde Godalming, Dr. Seward, Sr. Quincey Morris, Jonathan Harker, Mina Harker.

O Dr. Van Helsing descreveu que passos foram tomados durante o dia para descobrir em que barco e para onde o Conde Drácula fez sua fuga:--

"Como eu sabia que ele queria voltar para a Transilvânia, eu tinha certeza de que ele devia ir pela foz do Danúbio; ou por algum lugar no Mar Negro, já que por esse caminho ele veio. Era um vazio sombrio que estava diante de nós. Omne ignotum pro magnifico; e assim com corações pesados começamos a descobrir que navios partem para o Mar Negro ontem à noite. Ele estava em navio à vela, já que a Senhora Mina falou de velas sendo içadas. Estes não são tão importantes a ponto de entrar em sua lista de navegação do Times, e então vamos, por sugestão do Lorde Godalming, ao seu Lloyd's, onde há registro de todos os navios que partem, por menores que sejam. Lá descobrimos que apenas um navio com destino ao Mar Negro saiu com a maré. É o Czarina Catherine, e ele parte do Cais de Doolittle para Varna, e de lá para outras partes e subindo o Danúbio. 'Soh!' disse eu, 'este é o navio onde está o Conde.' Então partimos para o Cais de Doolittle, e lá encontramos um homem em um escritório de madeira tão pequeno que o homem parecia maior que o escritório. Dele perguntamos sobre os movimentos do Czarina Catherine. Ele pragueja muito, e ele tem rosto vermelho e voz alta, mas é bom sujeito mesmo assim; e quando Quincey lhe dá algo de seu bolso que crepita quando ele o enrola, e o coloca em um saquinho tão pequeno que ele tem escondido bem fundo em suas roupas, ele fica ainda melhor sujeito e humilde servidor para nós. Ele vem conosco, e pergunta a muitos homens que são rudes e exaltados; estes são melhores sujeitos também quando não estão mais com sede. Eles falam muito de sangue e vigor, e de outras coisas que não compreendo, embora eu adivinhe o que querem dizer; mas mesmo assim eles nos contam todas as coisas que queremos saber.

"Eles nos fazem saber entre eles, como ontem à tarde por volta das cinco horas chegou um homem muito apressado. Um homem alto, magro e pálido, com nariz aquilino e dentes tão brancos, e olhos que parecem estar queimando. Que ele estava todo de preto, exceto que tinha um chapéu de palha que não combinava com ele nem com o momento. Que ele espalhou seu dinheiro ao fazer perguntas rápidas sobre que navio partia para o Mar Negro e para onde. Alguns o levaram ao escritório e depois ao navio, onde ele não quis subir a bordo mas parou na extremidade da prancha do cais, e pediu que o capitão viesse até ele. O capitão veio, quando lhe disseram que seria bem pago; e embora ele praguejasse muito no início ele concordou com os termos. Então o homem magro foi e alguém lhe disse onde cavalo e carroça podiam ser alugados. Ele foi lá e logo voltou, ele mesmo conduzindo a carroça na qual havia uma grande caixa; esta ele mesmo baixou, embora fossem necessários vários para colocá-la no carrinho para o navio. Ele falou muito com o capitão sobre como e onde sua caixa deveria ser colocada; mas o capitão não gostou e praguejou com ele em muitas línguas, e lhe disse que se ele quisesse poderia vir e ver onde ela seria colocada. Mas ele disse 'não'; que ele não viria ainda, pois tinha muito a fazer. Ao que o capitão lhe disse que era melhor que se apressasse--com sangue--pois seu navio deixaria o lugar--de sangue--antes da virada da maré--com sangue. Então o homem magro sorriu e disse que é claro que ele deve ir quando achar adequado; mas ele ficaria surpreso se ele partisse tão cedo. O capitão praguejou de novo, em poliglota, e o homem magro fez-lhe uma reverência, e agradeceu-lhe, e disse que até certo ponto abusaria de sua bondade de vir a bordo antes da partida. Finalmente o capitão, mais vermelho do que nunca, e em mais línguas lhe disse que não queria nenhum francês--com vigor sobre eles e também com sangue--em seu navio--com sangue nele também. E então, depois de perguntar onde poderia haver ali perto um navio onde ele pudesse comprar formulários de navio, ele partiu.

"Ninguém sabia para onde ele foi 'ou se importava, droga,' como eles disseram, pois tinham outra coisa em que pensar--bem, com sangue de novo; pois logo ficou aparente para todos que o Czarina Catherine não partiria como esperado. Uma névoa fina começou a subir do rio, e cresceu, e cresceu; até que logo um nevoeiro denso envolveu o navio e tudo ao seu redor. O capitão praguejou em poliglota--muito poliglota--poliglota com vigor e sangue; mas ele não podia fazer nada. A água subiu e subiu; e ele começou a temer que perderia a maré completamente. Ele não estava de humor amigável, quando bem na maré cheia, o homem magro subiu pela prancha de novo e pediu para ver onde sua caixa havia sido guardada. Então o capitão respondeu que desejava que ele e sua caixa--velha e com muito vigor e sangue--estivessem no inferno. Mas o homem magro não se ofendeu, e desceu com o imediato e viu onde ela estava colocada, e subiu e ficou um tempo no convés no nevoeiro. Ele deve ter descido sozinho, pois ninguém o notou. De fato não pensaram nele; pois logo o nevoeiro começou a se dissipar, e tudo estava claro de novo. Meus amigos da sede e da linguagem que era de vigor e sangue riram, ao contar como os palavrões do capitão excederam até mesmo seu poliglota habitual, e estavam mais do que nunca cheios de pitoresco, quando ao interrogar outros marinheiros que estavam em movimento subindo e descendo o rio naquela hora, ele descobriu que poucos deles tinham visto qualquer nevoeiro, exceto onde ele estava ao redor do cais. No entanto, o navio partiu na maré vazante; e sem dúvida pela manhã estava muito rio abaixo na foz. Ela estava então, quando nos contaram, bem mar adentro.

"E assim, minha querida Senhora Mina, é que temos que descansar por um tempo, pois nosso inimigo está no mar, com o nevoeiro a seu comando, a caminho da foz do Danúbio. Fazer um navio navegar leva tempo, por mais rápido que vá; e quando partirmos iremos por terra mais rápido, e o encontraremos lá. Nossa melhor esperança é encontrá-lo quando estiver na caixa entre o nascer e o pôr do sol; pois então ele não pode oferecer resistência, e podemos lidar com ele como devemos. Há dias para nós, nos quais podemos preparar nosso plano. Sabemos tudo sobre para onde ele vai; pois vimos o dono do navio, que nos mostrou faturas e todos os papéis que podem existir. A caixa que buscamos deve ser desembarcada em Varna, e entregue a um agente, um tal Ristics que lá apresentará suas credenciais; e assim nosso amigo comerciante terá feito sua parte. Quando ele pergunta se há algo errado, pois assim, ele pode telegrafar e mandar fazer uma investigação em Varna, dizemos 'não'; pois o que deve ser feito não é para a polícia nem para a alfândega. Deve ser feito por nós sozinhos e do nosso próprio modo."

Quando o Dr. Van Helsing terminou de falar, perguntei-lhe se tinha certeza de que o Conde permanecera a bordo do navio. Ele respondeu: “Temos a melhor prova disso: o seu próprio testemunho, quando estava no transe hipnótico esta manhã.” Perguntei-lhe de novo se era realmente necessário que eles perseguissem o Conde, pois oh! eu temo que Jonathan me deixe, e sei que ele certamente iria se os outros fossem. Ele respondeu com crescente paixão, a princípio calmamente. À medida que prosseguia, porém, foi ficando mais irritado e mais enérgico, até que por fim não pudemos deixar de ver onde estava ao menos parte daquele domínio pessoal que por tanto tempo o fizera senhor entre os homens:—

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.