DráculaCHAPTER XXV (3)

CAPÍTULO XXV (3)

CAPÍTULO XXV (3)

“Você tem razão em parte, amigo John, mas apenas em parte. Quero lhe dizer uma coisa. E oh, meu amigo, estou correndo um grande—um terrível—risco; mas acredito que é certo. No momento em que a senhora Mina disse aquelas palavras que detêm tanto o nosso entendimento, veio-me uma inspiração. No transe de três dias atrás, o Conde enviou-lhe o seu espírito para ler a sua mente; ou mais provavelmente ele a levou para vê-lo em sua caixa de terra no navio, com a água correndo, assim como ele se liberta ao nascer e ao pôr do sol. Ele aprendeu então que estamos aqui; pois ela tem mais a contar em sua vida aberta, com olhos para ver e ouvidos para ouvir, do que ele, fechado, como está, em sua caixa-caixão. Agora ele faz o seu maior esforço para escapar de nós. No momento, ele não a quer.

“Ele está certo, com o seu tão grande conhecimento, de que ela virá ao seu chamado; mas ele a cortou—tirou-a, como pode fazer, do seu próprio poder, para que ela não venha a ele. Ah! aí tenho esperança de que os nossos cérebros de homens, que têm sido de homens por tanto tempo e que não perderam a graça de Deus, cheguem mais alto do que o seu cérebro de criança que jaz em seu túmulo por séculos, que ainda não cresceu à nossa estatura, e que só trabalha de modo egoísta e portanto pequeno. Aí vem a senhora Mina; nem uma palavra a ela sobre o seu transe! Ela não o sabe; e isso a esmagaria e a faria desesperar justamente quando queremos toda a sua esperança, toda a sua coragem; quando mais queremos todo o seu grande cérebro, que é treinado como o cérebro de um homem, mas é de doce mulher e tem um poder especial que o Conde lhe deu, e que ele não pode tirar por completo—embora ele não pense assim. Silêncio! deixe-me falar, e você há de aprender. Oh, John, meu amigo, estamos em terríveis apuros. Temo, como nunca temi antes. Só podemos confiar no bom Deus. Silêncio! aí vem ela!”

Pensei que o Professor fosse desmoronar e ter um ataque de histeria, como tivera quando Lucy morreu, mas com um grande esforço ele se controlou e estava em perfeito equilíbrio nervoso quando a senhora Harker entrou saltitante na sala, radiante e de aparência feliz e, ao fazer o trabalho, aparentemente esquecida da sua miséria. Ao entrar, ela entregou várias folhas de datilografia a Van Helsing. Ele as examinou gravemente, o rosto iluminando-se à medida que lia. Então, segurando as páginas entre o indicador e o polegar, disse:—

“Amigo John, a você, com tanta experiência já—e à senhora também, cara senhora Mina, que é jovem—aqui está uma lição: nunca tema pensar. Um meio-pensamento tem zumbido frequentemente em meu cérebro, mas temo deixá-lo soltar as asas. Agora, com mais conhecimento, volto ao ponto de onde veio esse meio-pensamento e descubro que ele não é meio-pensamento de modo algum; que é um pensamento inteiro, embora tão jovem que ainda não é forte para usar as suas pequenas asas. Não, como o ‘Pato Feio’ do meu amigo Hans Andersen, ele não é pensamento-pato de modo algum, mas um grande pensamento-cisne que navega nobremente com grandes asas, quando chega o momento de ele experimentá-las. Vejam, leio aqui o que Jonathan escreveu:—

“Aquele outro de sua raça que, numa era posterior, repetidas vezes trouxe suas forças através do Grande Rio para a Terra da Turquia; que, quando foi repelido, voltou de novo, e de novo, e de novo, embora tivesse de vir sozinho do campo sangrento onde suas tropas estavam sendo massacradas, pois sabia que só ele poderia triunfar por fim.”

“O que isso nos diz? Não muito? não! O pensamento-criança do Conde nada vê; por isso ele fala tão livremente. O seu pensamento-homem nada vê; o meu pensamento-homem nada vê, até agora mesmo. Não! Mas vem outra palavra de alguém que fala sem pensar porque ela também não sabe o que significa—o que poderia significar. Assim como há elementos que repousam, mas quando, no curso da natureza, seguem o seu caminho e se tocam—então puf! e surge um clarão de luz, do tamanho do céu, que cega e mata e destrói alguns; mas que revela toda a terra abaixo por léguas e léguas. Não é assim? Bem, vou explicar. Para começar, você já estudou a filosofia do crime? ‘Sim’ e ‘Não.’ Você, John, sim; pois é um estudo da insanidade. Você, não, senhora Mina; pois o crime não a toca—não, a não ser uma vez. Ainda assim, sua mente funciona corretamente e não argumenta a particulari ad universale. Há esta peculiaridade nos criminosos. É tão constante, em todos os países e em todas as épocas, que até os policiais, que não sabem muito de filosofia, chegam a sabê-lo empiricamente, que é assim. Isso é ser empírico. O criminoso sempre trabalha em um único crime—esse é o verdadeiro criminoso que parece predestinado ao crime, e que não quer nenhum outro. Esse criminoso não tem cérebro de homem completo. Ele é inteligente e astuto e cheio de recursos; mas não é de estatura humana quanto ao cérebro. Ele é de cérebro infantil em muito. Ora, este nosso criminoso também é predestinado ao crime; ele também tem cérebro infantil, e é próprio da criança fazer o que ele fez. O passarinho, o peixinho, o animalzinho não aprendem por princípio, mas empiricamente; e quando aprendem a fazer, então têm o ponto de partida para fazer mais. ‘Dos pou sto,’ disse Arquimedes. ‘Dê-me um ponto de apoio, e eu moverei o mundo!’ Fazer uma vez é o ponto de apoio pelo qual o cérebro infantil se torna cérebro de homem; e até que ele tenha o propósito de fazer mais, ele continua a fazer o mesmo de novo a cada vez, exatamente como fez antes! Oh, minha cara, vejo que seus olhos se abriram, e que para você o clarão do relâmpago revela todas as léguas”, pois a senhora Harker começou a bater palmas e seus olhos faiscaram. Ele continuou:—

“Agora você falará. Diga a nós dois secos homens de ciência o que vê com esses olhos tão brilhantes.” Ele tomou a mão dela e a segurou enquanto ela falava. Seu dedo e polegar fecharam-se sobre o pulso dela, como pensei, instintiva e inconscientemente, enquanto ela falava:—

“O Conde é um criminoso e do tipo criminoso. Nordau e Lombroso assim o classificariam, e quâ criminoso ele é de mente imperfeitamente formada. Assim, numa dificuldade ele tem de buscar recurso no hábito. Seu passado é uma pista, e a única página dele que conhecemos—e essa dos seus próprios lábios—diz que uma vez antes, quando estava no que o senhor Morris chamaria de ‘situação apertada’, ele voltou ao seu próprio país, da terra que tentara invadir, e de lá, sem perder o propósito, preparou-se para um novo esforço. Ele voltou melhor equipado para o seu trabalho; e venceu. Então veio a Londres para invadir uma nova terra. Foi derrotado, e quando toda a esperança de sucesso se perdeu, e sua existência estava em perigo, fugiu de volta pelo mar para sua casa; exatamente como antes fugira de volta pelo Danúbio, da Terra da Turquia.”

“Bom, bom! oh, senhora tão inteligente!” disse Van Helsing, entusiasticamente, enquanto se inclinava e beijava a mão dela. Um momento depois ele me disse, tão calmamente como se estivéssemos tendo uma consulta de quarto de doente:—

“Setenta e dois apenas; e com toda esta excitação. Tenho esperança.” Voltando-se para ela de novo, disse com viva expectativa:—

“Mas continue. Continue! há mais a contar, se quiser. Não tenha medo; John e eu sabemos. Eu, de qualquer modo, sei, e lhe direi se estiver certa. Fale, sem medo!”

“Vou tentar; mas perdoe-me se eu parecer egotista.”

“Não! não tema, você deve ser egotista, pois é de você que pensamos.”

“Então, como ele é criminoso, é egoísta; e como seu intelecto é pequeno e sua ação se baseia no egoísmo, ele se limita a um único propósito. Esse propósito é implacável. Assim como fugiu de volta pelo Danúbio, deixando suas forças serem retalhadas, agora ele está empenhado em estar seguro, sem se importar com nada. Assim, o seu próprio egoísmo liberta minha alma um pouco do terrível poder que ele adquiriu sobre mim naquela noite terrível. Eu senti! Oh, eu senti! Graças a Deus, por Sua grande misericórdia! Minha alma está mais livre do que tem estado desde aquela hora horrível; e tudo o que me assombra é o medo de que em algum transe ou sonho ele tenha usado o meu conhecimento para os seus fins.” O Professor levantou-se:—

“Ele usou sim a sua mente; e por meio dela nos deixou aqui em Varna, enquanto o navio que o carregava corria através da névoa envolvente até Galatz, onde, sem dúvida, ele havia feito preparativos para escapar de nós. Mas sua mente infantil só viu até aí; e pode ser que, como sempre acontece na Providência de Deus, justamente aquilo com que o malfeitor mais contava para o seu bem egoísta acabe sendo o seu maior mal. O caçador é apanhado na sua própria armadilha, como diz o grande Salmista. Pois agora que ele pensa estar livre de todo vestígio de todos nós, e que escapou de nós com tantas horas a seu favor, então seu egoísta cérebro infantil lhe sussurrará para dormir. Ele pensa, também, que, como se cortou do conhecimento da sua mente, não pode haver conhecimento dele para você; é aí que ele falha! Aquele terrível batismo de sangue que ele lhe deu a torna livre para ir a ele em espírito, como você tem feito até agora nos seus momentos de liberdade, quando o sol nasce e se põe. Nesses momentos você vai pela minha vontade e não pela dele; e esse poder para o bem seu e dos outros, você o conquistou com o seu sofrimento nas mãos dele. Isso agora é tanto mais precioso que ele não o sabe, e para se proteger chegou até a se cortar do seu conhecimento de onde estamos. Nós, porém, não somos egoístas, e acreditamos que Deus está conosco através de toda esta escuridão, e destas muitas horas sombrias. Nós o seguiremos; e não recuaremos; mesmo que nos arrisquemos a nos tornar como ele. Amigo John, esta foi uma grande hora; e fez muito para nos avançar no nosso caminho. Você deve ser escriba e escrever tudo, para que, quando os outros voltarem do seu trabalho, você possa dar-lhes; então eles saberão como nós.”

E assim eu o escrevi enquanto esperamos o retorno deles, e a senhora Harker datilografou tudo desde que trouxe o manuscrito para nós.

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.