DráculaCHAPTER XXVII

CAPÍTULO XXVII

PARTE 1 DE 2 Capítulo: CAPÍTULO XXVII

Texto: DIÁRIO DE MINA HARKER

1º de novembro. -- Viajamos o dia todo, e em boa velocidade. Os cavalos parecem saber que estão sendo bem tratados, pois fazem de bom grado toda a etapa no melhor ritmo. Já tivemos tantas trocas e constatamos sempre a mesma coisa, que nos animamos a pensar que a viagem será fácil. O Dr. Van Helsing é lacônico; diz aos fazendeiros que está com pressa de chegar a Bistritz, e paga-lhes bem para que troquem os cavalos. Conseguimos sopa quente, ou café, ou chá; e partimos. É um país encantador; cheio de belezas de todos os tipos imagináveis, e o povo é corajoso, e forte, e simples, e parece cheio de boas qualidades. São muito, muito supersticiosos. Na primeira casa em que paramos, quando a mulher que nos serviu viu a cicatriz na minha testa, fez o sinal da cruz e estendeu dois dedos na minha direção, para afastar o mau-olhado. Creio que se deram ao trabalho de colocar uma quantidade extra de alho na nossa comida; e eu não suporto alho. Desde então tomei o cuidado de não tirar o chapéu nem o véu, e assim escapei das suspeitas deles. Viajamos depressa, e como não levamos cocheiro conosco para levar histórias, vamos à frente do escândalo; mas imagino que o medo do mau-olhado nos seguirá de perto por todo o caminho. O Professor parece incansável; o dia todo não quis descansar, embora tenha me feito dormir por um longo período. Ao pôr do sol ele me hipnotizou, e diz que respondi como de costume “escuridão, água a lamber e madeira rangendo”; então nosso inimigo ainda está no rio. Tenho medo de pensar em Jonathan, mas de algum modo agora não tenho medo por ele, nem por mim. Escrevo isto enquanto esperamos numa casa de fazenda que os cavalos fiquem prontos. O Dr. Van Helsing está dormindo. Pobre querido, parece muito cansado e velho e grisalho, mas sua boca está firme como a de um conquistador; mesmo dormindo, está repleto de resolução. Quando estivermos bem lançados, preciso fazê-lo descansar enquanto eu conduzo. Direi a ele que temos dias pela frente, e não podemos desmoronar quando sua força for mais necessária.... Tudo está pronto; partimos em breve.


2 de novembro, manhã. -- Tive sucesso, e nos revezamos na condução a noite toda; agora o dia chegou, claro embora frio. Há uma estranha pesadez no ar -- digo pesadez por falta de palavra melhor; quero dizer que nos oprime a ambos. Está muito frio, e só nossos casacos de pele quentes nos mantêm confortáveis. Ao amanhecer Van Helsing me hipnotizou; ele diz que respondi “escuridão, madeira rangendo e água rugindo”, então o rio está mudando à medida que sobem. Espero muito que meu querido não corra nenhum risco de perigo -- mais do que o necessário; mas estamos nas mãos de Deus.


2 de novembro, noite. -- O dia todo conduzindo. O país fica mais selvagem à medida que avançamos, e os grandes contrafortes dos Cárpatos, que em Veresti pareciam tão distantes de nós e tão baixos no horizonte, agora parecem se agrupar ao nosso redor e se erguer à nossa frente. Ambos parecemos de bom ânimo; creio que cada um faz um esforço para animar o outro; ao fazê-lo, animamos a nós mesmos. O Dr. Van Helsing diz que pela manhã chegaremos ao Passo de Borgo. As casas são muito poucas aqui agora, e o Professor diz que o último cavalo que conseguimos terá de seguir conosco, pois talvez não consigamos trocar. Ele conseguiu dois além dos dois que trocamos, de modo que agora temos uma rude parelha de quatro. Os queridos cavalos são pacientes e bons, e não nos dão trabalho. Não somos incomodados por outros viajantes, e por isso até eu consigo conduzir. Chegaremos ao Passo à luz do dia; não queremos chegar antes. Então vamos com calma, e cada um descansa longamente por sua vez. Oh, o que nos trará o amanhã? Vamos em busca do lugar onde meu pobre querido sofreu tanto. Que Deus permita que sejamos guiados corretamente, e que Ele se digne a velar por meu marido e por aqueles queridos para nós dois, e que estão em tão mortal perigo. Quanto a mim, não sou digna aos Seus olhos. Ai de mim! Sou impura aos Seus olhos, e serei até que Ele se digne a permitir que eu me apresente diante Dele como uma daquelas que não incorreram em Sua ira.

Memorando de Abraham Van Helsing.

4 de novembro. -- Isto para meu velho e verdadeiro amigo John Seward, M.D., de Purfleet, Londres, caso eu não o veja. Pode explicar. É manhã, e escrevo junto a um fogo que mantive aceso a noite toda -- a Senhora Mina me ajudando. Está frio, frio; tão frio que o céu cinzento e pesado está cheio de neve, que, quando cair, se fixará por todo o inverno, pois o solo está endurecendo para recebê-la. Parece ter afetado a Senhora Mina; ela esteve tão pesada de cabeça o dia todo que não parecia ela mesma. Ela dorme, e dorme, e dorme! Ela, que costuma ser tão alerta, literalmente não fez nada o dia todo; até perdeu o apetite. Não faz nenhum registro em seu pequeno diário, ela que escreve tão fielmente a cada pausa. Algo me sussurra que nem tudo vai bem. No entanto, esta noite ela está mais vif. Seu longo sono o dia todo a revigorou e restaurou, pois agora está toda doce e radiante como sempre. Ao pôr do sol tento hipnotizá-la, mas ai de mim! sem efeito algum; o poder foi diminuindo cada dia mais, e esta noite me falha por completo. Bem, faça-se a vontade de Deus -- seja ela qual for, e aonde quer que nos leve!

Agora ao histórico, pois como a Senhora Mina não escreve em sua estenografia, devo eu, à minha moda pesada e antiga, fazê-lo, para que cada dia nosso não fique sem registro.

Chegamos ao Passo de Borgo logo após o nascer do sol ontem de manhã. Quando vi os sinais da aurora, preparei-me para o hipnotismo. Paramos nossa carruagem, e descemos para que não houvesse perturbação. Fiz um leito com as peles, e a Senhora Mina, deitando-se, entregou-se como de costume, mas mais lentamente e por menos tempo do que nunca, ao sono hipnótico. Como antes, veio a resposta: “escuridão e o redemoinhar da água”. Então ela acordou, radiante e luminosa, e seguimos nosso caminho e logo chegamos ao Passo. Nesse momento e lugar, ela ficou toda em chamas de zelo; algum novo poder guia se manifestou nela, pois apontou para uma estrada e disse: --

“É por aqui.”

“Como sabe disso?” pergunto.

“Claro que sei”, ela responde, e após uma pausa, acrescenta: “Não foi por ela que meu Jonathan viajou e escreveu sobre sua viagem?”

A princípio acho um tanto estranho, mas logo vejo que há apenas uma estrada secundária assim. É pouco usada, e muito diferente da estrada de carruagem da Bucovina para Bistritz, que é mais larga e dura, e mais utilizada.

Então descemos por essa estrada; quando encontramos outros caminhos -- nem sempre tínhamos certeza de que fossem estradas de fato, pois estavam abandonados e uma leve neve havia caído -- os cavalos sabem, e só eles. Dou-lhes rédea solta, e eles seguem, tão pacientes. Pouco a pouco encontramos todas as coisas que Jonathan anotou naquele maravilhoso diário dele. Então seguimos por longas, longas horas e horas. No início, digo à Senhora Mina para dormir; ela tenta, e consegue. Ela dorme o tempo todo; até que, por fim, sinto-me ficar desconfiado, e tento acordá-la. Mas ela continua dormindo, e não consigo acordá-la, embora tente. Não quero tentar com muita força, para não lhe fazer mal; pois sei que ela sofreu muito, e o sono às vezes é tudo para ela. Creio que cochilo eu mesmo, pois de repente sinto culpa, como se tivesse feito algo; dou-me conta de que estou sentado de repente, com as rédeas na mão, e os bons cavalos seguem trote, trote, como sempre. Olho para baixo e vejo a Senhora Mina ainda dormindo. Agora não falta muito para o pôr do sol, e sobre a neve a luz do sol flui em grande inundação amarela, de modo que projetamos uma grande sombra longa onde a montanha se ergue tão íngreme. Pois estamos subindo, e subindo; e tudo é oh! tão selvagem e rochoso, como se fosse o fim do mundo.

Então desperto a Senhora Mina. Desta vez ela acorda sem muita dificuldade, e então tento colocá-la em sono hipnótico. Mas ela não dorme, como se eu não estivesse ali. Ainda assim tento e tento, até que de repente me vejo a mim e a ela no escuro; então olho ao redor, e descubro que o sol se pôs. A Senhora Mina ri, e eu me viro e olho para ela. Ela agora está bem acordada, e parece tão bem como nunca a vi desde aquela noite em Carfax, quando entramos pela primeira vez na casa do Conde. Fico espantado, e não à vontade então; mas ela está tão radiante e terna e atenciosa comigo que esqueço todo o medo. Acendo uma fogueira, pois trouxemos provisão de lenha conosco, e ela prepara comida enquanto eu desatrelo os cavalos e os ponho, amarrados em abrigo, para se alimentarem. Então, quando volto ao fogo, ela tem minha ceia pronta. Vou ajudá-la; mas ela sorri, e me diz que já comeu -- que estava com tanta fome que não quis esperar. Não gosto disso, e tenho graves dúvidas; mas temo assustá-la, e por isso fico em silêncio sobre isso. Ela me ajuda e eu como sozinho; e então nos envolvemos em peles e nos deitamos junto ao fogo, e eu digo a ela para dormir enquanto eu vigio. Mas logo esqueço toda a vigília; e quando de repente me lembro de que estou vigiando, encontro-a deitada quieta, mas acordada, e olhando para mim com olhos tão brilhantes. Uma, duas vezes mais o mesmo ocorre, e durmo bastante até antes da manhã. Quando acordo, tento hipnotizá-la; mas ai de mim! embora ela feche os olhos obediente, não consegue dormir. O sol se levanta, e sobe, e sobe; e então o sono vem a ela tarde demais, mas tão pesado que ela não acordará. Tenho de levantá-la, e colocá-la dormindo na carruagem quando já atrelei os cavalos e deixei tudo pronto. A Senhora ainda dorme, e ela parece, no sono, mais saudável e mais corada do que antes. E não gosto disso. E tenho medo, medo, medo! -- Tenho medo de todas as coisas -- até de pensar, mas devo seguir meu caminho. A aposta que fazemos é vida e morte, ou mais que isso, e não podemos recuar.


5 de novembro, manhã. -- Deixe-me ser preciso em tudo, pois embora você e eu tenhamos visto algumas coisas estranhas juntos, você pode a princípio pensar que eu, Van Helsing, estou louco -- que os muitos horrores e a tão longa tensão sobre os nervos acabaram por transtornar meu cérebro.

Todo o dia de ontem viajamos, aproximando-nos cada vez mais das montanhas, e avançando para uma terra cada vez mais selvagem e deserta. Há grandes precipícios carrancudos e muita água caindo, e a Natureza parece ter realizado em algum momento o seu carnaval. Madame Mina ainda dorme e dorme; e embora eu tivesse fome e a tenha saciado, não consegui acordá-la — nem mesmo para comer. Comecei a temer que o feitiço fatal do lugar estivesse sobre ela, contaminada como está com aquele batismo de Vampiro. “Bem”, disse eu a mim mesmo, “se é que ela dorme todo o dia, também será que eu não durmo à noite.” Enquanto viajamos pela estrada acidentada, pois havia uma estrada de tipo antigo e imperfeito, abaixei a cabeça e dormi. Novamente acordei com uma sensação de culpa e de tempo passado, e encontrei Madame Mina ainda dormindo, e o sol baixo. Mas tudo estava de fato mudado; as montanhas carrancudas pareciam mais distantes, e estávamos perto do topo de uma colina de subida íngreme, em cujo cume havia um castelo como Jonathan conta em seu diário. De imediato exultei e temi; pois agora, para o bem ou para o mal, o fim estava próximo.

0

Comments (0)

Sign in to leave a comment.
  • No comments yet. Start the conversation.