DráculaCHAPTER III

CAPÍTULO III

JONATHAN HARKER’S JOURNAL--continued

Quando descobri que era um prisioneiro, uma espécie de sentimento selvagem apoderou-se de mim. Corri escada acima e escada abaixo, tentando todas as portas e espiando por todas as janelas que conseguia encontrar; mas depois de um pouco a convicção da minha impotência dominou todos os outros sentimentos. Quando olho para trás depois de algumas horas, penso que devo ter enlouquecido naquele momento, pois me comportei muito como um rato numa armadilha. Quando, porém, a convicção me veio de que eu estava indefeso, sentei-me quieto--tão quieto como jamais fiz qualquer coisa na minha vida--e comecei a pensar sobre o que era melhor fazer. Ainda estou pensando, e até agora não cheguei a nenhuma conclusão definitiva. De uma coisa apenas tenho certeza: que não adianta nada fazer minhas ideias conhecidas pelo Conde. Ele sabe bem que estou preso; e como foi ele mesmo que fez isso, e sem dúvida tem seus próprios motivos para tal, ele só me enganaria se eu confiasse plenamente nele os fatos. Pelo que posso ver, meu único plano será guardar meu conhecimento e meus medos para mim mesmo, e meus olhos abertos. Estou, eu sei, ou sendo enganado, como um bebê, pelos meus próprios medos, ou então estou em apuros desesperadores; e se for o último caso, preciso, e precisarei, de todo o meu cérebro para sair dessa.

Mal tinha chegado a essa conclusão quando ouvi o grande portão lá embaixo se fechar, e soube que o Conde havia voltado. Ele não veio imediatamente para a biblioteca, então fui cautelosamente ao meu próprio quarto e o encontrei arrumando a cama. Isso era estranho, mas apenas confirmou o que eu vinha pensando o tempo todo--que não havia criados na casa. Quando mais tarde o vi pelo vão das dobradiças da porta pondo a mesa na sala de jantar, fiquei certo disso; pois se ele mesmo faz todos esses serviços humildes, certamente é prova de que não há mais ninguém para fazê-los. Isso me deu um susto, pois se não há mais ninguém no castelo, deve ter sido o próprio Conde quem era o condutor da carruagem que me trouxe aqui. Este é um pensamento terrível; pois se assim for, o que significa que ele podia controlar os lobos, como fez, apenas erguendo a mão em silêncio. Como foi que todas as pessoas em Bistritz e na carruagem tinham algum medo terrível por mim? O que significava a entrega do crucifixo, do alho, da rosa selvagem, da sorveira? Bendita aquela boa, boa mulher que pendurou o crucifixo no meu pescoço! pois é um consolo e uma força para mim sempre que o toco. É estranho que uma coisa que me ensinaram a considerar com desfavor e como idolátrica deva, num momento de solidão e aflição, ser de ajuda. Será que há algo na essência da própria coisa, ou que é um meio, uma ajuda tangível, para transmitir memórias de simpatia e consolo? Em algum momento, se possível for, devo examinar este assunto e tentar formar minha opinião sobre ele. Enquanto isso, devo descobrir tudo o que puder sobre o Conde Drácula, pois pode me ajudar a entender. Esta noite ele pode falar de si mesmo, se eu conduzir a conversa nessa direção. Devo ter muito cuidado, porém, para não despertar sua suspeita.


Meia-noite.--Tive uma longa conversa com o Conde. Fiz-lhe algumas perguntas sobre a história da Transilvânia, e ele se animou maravilhosamente com o assunto. Ao falar de coisas e pessoas, e especialmente de batalhas, ele falava como se tivesse estado presente em todas elas. Isso ele depois explicou dizendo que para um boiardo o orgulho de sua casa e nome é seu próprio orgulho, que a glória deles é sua glória, que o destino deles é seu destino. Sempre que falava de sua casa ele sempre dizia “nós”, e falava quase no plural, como um rei falando. Gostaria de poder registrar tudo o que ele disse exatamente como ele disse, pois para mim foi fascinante ao extremo. Parecia conter toda uma história do país. Ele ficou excitado enquanto falava, e andava pela sala puxando seu grande bigode branco e agarrando qualquer coisa sobre a qual punha as mãos como se fosse esmagá-la pela força bruta. Uma coisa que ele disse vou registrar o mais fielmente que puder; pois conta à sua maneira a história de sua raça:--

“Nós, székelys, temos o direito de ser orgulhosos, pois em nossas veias corre o sangue de muitas raças valentes que lutaram como o leão luta, pelo senhorio. Aqui, no turbilhão das raças europeias, a tribo úgrica trouxe da Islândia o espírito guerreiro que Thor e Wodin lhes deram, que seus Berserkers exibiram com tão feroz intenção nas costas marítimas da Europa, sim, e da Ásia e da África também, até que os povos pensaram que os próprios lobisomens haviam chegado. Aqui, também, quando chegaram, encontraram os hunos, cuja fúria guerreira varreu a terra como uma chama viva, até que os povos moribundos sustentaram que em suas veias corria o sangue daquelas velhas bruxas que, expulsas da Cítia, acasalaram-se com os demônios no deserto. Tolos, tolos! Que demônio ou que bruxa foi jamais tão grande quanto Átila, cujo sangue está nestas veias?” Ele ergueu os braços. “É de admirar que fôssemos uma raça conquistadora; que fôssemos orgulhosos; que quando o magiar, o lombardo, o ávaro, o búlgaro ou o turco derramava seus milhares em nossas fronteiras, nós os repelíamos? É estranho que quando Árpád e suas legiões varreram a pátria húngara ele nos tenha encontrado aqui quando chegou à fronteira; que a Honfoglalás se completou ali? E quando a inundação húngara varreu para o leste, os székelys foram reclamados como parentes pelos magiares vitoriosos, e a nós por séculos foi confiada a guarda da fronteira da terra turca; sim, e mais que isso, o dever infinito da guarda de fronteira, pois, como dizem os turcos, ‘a água dorme, e o inimigo não dorme.’ Quem mais alegremente do que nós por todas as Quatro Nações recebeu a ‘espada sangrenta’, ou ao seu chamado guerreiro acorreu mais rápido ao estandarte do Rei? Quando foi resgatada aquela grande vergonha da minha nação, a vergonha de Cassova, quando as bandeiras do valáquio e do magiar caíram sob o Crescente? Quem foi senão um da minha própria raça que, como Voivoda, cruzou o Danúbio e derrotou o turco em seu próprio território? Este foi de fato um Drácula! Ai de nós que seu próprio irmão indigno, quando ele caiu, vendeu seu povo ao turco e trouxe a vergonha da escravidão sobre eles! Não foi este Drácula, de fato, quem inspirou aquele outro de sua raça que, numa era posterior, repetidas vezes trouxe suas forças através do grande rio para a terra turca; que, quando foi repelido, voltou de novo, e de novo, e de novo, embora tivesse que vir sozinho do campo sangrento onde suas tropas estavam sendo massacradas, pois sabia que só ele poderia triunfar por fim! Diziam que ele pensava apenas em si mesmo. Bah! de que servem camponeses sem um líder? Onde termina a guerra sem um cérebro e um coração para conduzi-la? Mais uma vez, quando, após a batalha de Mohács, sacudimos o jugo húngaro, nós, do sangue dos Drácula, estávamos entre seus líderes, pois nosso espírito não toleraria que não fôssemos livres. Ah, jovem senhor, os székelys--e os Drácula como seu sangue do coração, seus cérebros e suas espadas--podem ostentar um registro que crescimentos como cogumelos, como os Habsburgos e os Romanovs, jamais poderão alcançar. Os dias guerreiros acabaram. O sangue é uma coisa preciosa demais nestes dias de paz desonrosa; e as glórias das grandes raças são como um conto que se conta.”

A essa altura já era quase manhã, e fomos dormir. (Obs., este diário parece horrivelmente com o início das “Mil e Uma Noites”, pois tudo tem que ser interrompido ao cantar do galo--ou como o fantasma do pai de Hamlet.)


12 de maio.--Deixe-me começar com fatos--fatos nus, magros, verificados por livros e números, e dos quais não pode haver dúvida. Não devo confundi-los com experiências que terão que se basear na minha própria observação, ou na minha memória delas. Ontem à noite, quando o Conde veio de seu quarto, ele começou me fazendo perguntas sobre questões legais e sobre a realização de certos tipos de negócios. Eu havia passado o dia cansativamente sobre livros e, simplesmente para manter minha mente ocupada, revi alguns dos assuntos que eu estivera examinando em Lincoln’s Inn. Havia um certo método nas perguntas do Conde, então tentarei registrá-las em sequência; o conhecimento pode de algum modo ou em algum momento ser útil para mim.

Primeiro, ele perguntou se um homem na Inglaterra poderia ter dois advogados ou mais. Eu lhe disse que poderia ter uma dúzia se quisesse, mas que não seria prudente ter mais de um advogado envolvido numa única transação, pois apenas um poderia agir por vez, e que trocar certamente prejudicaria seus interesses. Ele pareceu entender perfeitamente, e passou a perguntar se haveria alguma dificuldade prática em ter um homem para cuidar, digamos, de bancos, e outro para cuidar de navegação, caso ajuda local fosse necessária num lugar distante da residência do advogado bancário. Pedi que ele explicasse mais detalhadamente, para que eu não o induzisse ao erro por acaso, então ele disse:--

“Vou ilustrar. Seu amigo e meu, o Sr. Peter Hawkins, de sob a sombra de sua bela catedral em Exeter, que fica longe de Londres, compra para mim, por seu intermédio, meu lugar em Londres. Bom! Agora aqui deixe-me dizer francamente, para que não pense estranho que eu tenha buscado os serviços de alguém tão longe de Londres em vez de alguém residente lá, que meu motivo foi que nenhum interesse local fosse servido, apenas meu desejo; e como um residente de Londres poderia, talvez, ter algum propósito próprio ou de amigo a servir, fui assim tão longe buscar meu agente, cujos trabalhos deveriam ser apenas para meu interesse. Agora, suponha que eu, que tenho muitos negócios, deseje enviar mercadorias, digamos, para Newcastle, ou Durham, ou Harwich, ou Dover, não poderia isso ser feito com mais facilidade consignando a alguém nesses portos?” Respondi que certamente seria muito fácil, mas que nós, advogados, tínhamos um sistema de agência uns para os outros, de modo que o trabalho local poderia ser feito localmente sob instrução de qualquer advogado, de modo que o cliente, simplesmente colocando-se nas mãos de um homem, poderia ter seus desejos executados por ele sem mais problemas.

“Mas”, disse ele, “eu poderia estar livre para dirigir eu mesmo. Não é assim?”

— Claro — respondi —, e isso é o que costumam fazer os homens de negócios, que não gostam que a totalidade dos seus assuntos seja conhecida por uma única pessoa.

— Bom! — disse ele, e então passou a perguntar sobre os meios de fazer consignações e as formalidades a serem cumpridas, e sobre todo tipo de dificuldades que poderiam surgir, mas que, com previsão, poderiam ser evitadas. Expliquei-lhe todas essas coisas o melhor que pude, e ele certamente me deixou com a impressão de que teria sido um advogado extraordinário, pois não havia nada em que não pensasse ou que não previsse. Para um homem que nunca estivera no país, e que evidentemente não fazia muito em termos de negócios, seu conhecimento e argúcia eram admiráveis. Quando se deu por satisfeito quanto a esses pontos de que havia falado, e eu verifiquei tudo o melhor que pude pelos livros disponíveis, ele de repente se levantou e disse:

— Escreveu desde sua primeira carta ao nosso amigo Sr. Peter Hawkins, ou a qualquer outro? Foi com certa amargura no coração que respondi que não, que até então não tinha visto nenhuma oportunidade de enviar cartas a quem quer que fosse.

— Então escreva agora, meu jovem amigo — disse ele, pousando uma mão pesada no meu ombro —; escreva ao nosso amigo e a qualquer outro; e diga, se lhe agradar, que ficará comigo até daqui a um mês.

— Deseja que eu fique tanto tempo assim? — perguntei, pois meu coração esfriou só de pensar.

— Desejo muito; mais ainda, não aceitarei recusa. Quando seu mestre, patrão, o que quer que seja, combinou que alguém viesse em seu nome, ficou entendido que apenas as minhas necessidades seriam levadas em conta. Não fui mesquinho. Não é assim?

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.