DráculaCHAPTER IV (2)

CAPÍTULO IV (2)

Quando se passaram algumas horas, ouvi algo se agitando no quarto do Conde, algo como um lamento agudo rapidamente sufocado; e então houve silêncio, profundo, terrível silêncio, que me gelou. Com o coração batendo, tentei a porta; mas estava trancado em minha prisão, e nada podia fazer. Sentei-me e simplesmente chorei.

Enquanto estava sentado, ouvi um som no pátio lá fora — o grito angustiado de uma mulher. Corri para a janela e, levantando-a, espiei entre as grades. Lá estava, de fato, uma mulher com os cabelos em desalinho, com as mãos sobre o coração como alguém aflito por ter corrido. Estava encostada a um canto do portal. Quando viu meu rosto na janela, atirou-se para a frente e gritou com uma voz carregada de ameaça:—

“Monstro, devolve-me meu filho!”

Atirou-se de joelhos e, erguendo as mãos, gritou as mesmas palavras em tons que me dilaceraram o coração. Depois arrancou os cabelos e bateu no peito, e abandonou-se a todas as violências de uma emoção desmedida. Por fim, atirou-se para a frente e, embora eu não pudesse vê-la, pude ouvir o bater de suas mãos nuas contra a porta.

Em algum lugar bem acima, provavelmente na torre, ouvi a voz do Conde chamando em seu sussurro áspero e metálico. Seu chamado parecia ser respondido de longe e de perto pelo uivo de lobos. Antes que muitos minutos se passassem, uma matilha deles jorrou, como uma represa contida quando liberada, pela ampla entrada do pátio.

Não houve grito da mulher, e o uivo dos lobos foi breve. Não demorou muito e eles se dispersaram um a um, lambendo os lábios.

Não pude sentir pena dela, pois agora sabia o que havia acontecido com seu filho, e ela estava melhor morta.

O que farei? O que posso fazer? Como posso escapar desta coisa terrível de noite e escuridão e medo?


25 de junho, manhã. — Nenhum homem sabe, até ter sofrido com a noite, quão doce e quão cara ao seu coração e aos seus olhos a manhã pode ser. Quando o sol ficou tão alto esta manhã que atingiu o topo do grande portal em frente à minha janela, o ponto elevado que ele tocava pareceu-me como se a pomba da arca tivesse pousado ali. Meu medo caiu de mim como se fosse uma veste vaporosa que se dissolveu com o calor. Preciso tomar alguma atitude enquanto a coragem do dia está comigo. Ontem à noite uma das minhas cartas pós-datadas foi para o correio, a primeira daquela série fatal que há de apagar da terra até os vestígios da minha existência.

Não pense nisso. Ação!

Sempre foi à noite que fui molestado ou ameaçado, ou de alguma forma em perigo ou com medo. Ainda não vi o Conde à luz do dia. Será que ele dorme quando os outros acordam, para que possa estar acordado enquanto eles dormem? Se eu pudesse ao menos entrar no quarto dele! Mas não há meio possível. A porta está sempre trancada, não há caminho para mim.

Sim, há um caminho, se alguém ousar segui-lo. Onde o corpo dele foi, por que outro corpo não poderia ir? Eu mesmo o vi rastejar da janela dele. Por que não deveria imitá-lo e entrar pela janela dele? As chances são desesperadoras, mas minha necessidade é ainda mais desesperadora. Vou arriscar. Na pior das hipóteses, só pode ser a morte; e a morte de um homem não é a de um bezerro, e o temido Além ainda pode estar aberto para mim. Que Deus me ajude em minha tarefa! Adeus, Mina, se eu falhar; adeus, meu fiel amigo e segundo pai; adeus, todos, e por último de todos Mina!


Mesmo dia, mais tarde. — Fiz o esforço, e Deus, ajudando-me, fez-me voltar em segurança a este quarto. Preciso registrar cada detalhe em ordem. Fui, enquanto minha coragem estava fresca, direto à janela do lado sul e imediatamente saí para a estreita saliência de pedra que contorna o edifício deste lado. As pedras são grandes e rudemente cortadas, e o reboco foi, com o tempo, lavado entre elas. Tirei as botas e aventurei-me pelo caminho desesperador. Olhei para baixo uma vez, para me certificar de que um vislumbre súbito da profundidade terrível não me dominaria, mas depois disso mantive os olhos longe dela. Sabia bem a direção e a distância da janela do Conde, e dirigi-me para lá o melhor que pude, considerando as oportunidades disponíveis. Não senti vertigem — suponho que estava excitado demais — e o tempo pareceu ridiculamente curto até eu me encontrar de pé no peitoril da janela, tentando levantar o caixilho. Fiquei tomado de agitação, porém, quando me abaixei e deslizei os pés primeiro pela janela. Então olhei ao redor à procura do Conde, mas, com surpresa e alegria, fiz uma descoberta. O quarto estava vazio! Estava mal mobiliado com coisas estranhas, que pareciam nunca ter sido usadas; os móveis eram mais ou menos do mesmo estilo dos quartos do sul, e estavam cobertos de poeira. Procurei a chave, mas não estava na fechadura, e não consegui encontrá-la em lugar algum. A única coisa que encontrei foi um grande monte de ouro num canto — ouro de todos os tipos, moedas romanas, britânicas, austríacas, húngaras, gregas e turcas, cobertas por uma película de poeira, como se tivessem ficado muito tempo enterradas. Nenhuma que notei tinha menos de trezentos anos. Havia também correntes e ornamentos, alguns com joias, mas todos antigos e manchados.

Num canto do quarto havia uma porta pesada. Tentei abri-la, pois, como não conseguia encontrar a chave do quarto nem a chave da porta externa, que era o principal objetivo da minha busca, precisava examinar mais, ou todos os meus esforços seriam em vão. Estava aberta, e levava por uma passagem de pedra a uma escada em caracol, que descia íngreme. Desci, cuidando bem onde pisava, pois as escadas eram escuras, iluminadas apenas por seteiras na pesada alvenaria. No fundo havia uma passagem escura, como um túnel, pela qual vinha um odor mortal, doentio, o odor de terra velha recém-revolvida. À medida que atravessava a passagem, o cheiro ficava mais próximo e mais pesado. Por fim, abri uma porta pesada que estava entreaberta e encontrei-me numa velha capela em ruínas, que evidentemente havia sido usada como cemitério. O teto estava quebrado, e em dois lugares havia degraus que levavam a criptas, mas o chão havia sido recentemente revolvido, e a terra colocada em grandes caixas de madeira, manifestamente as que tinham sido trazidas pelos eslovacos. Não havia ninguém por perto, e procurei alguma outra saída, mas não havia nenhuma. Então examinei cada centímetro do chão, para não perder nenhuma chance. Desci até mesmo às criptas, onde a luz fraca lutava para entrar, embora fazê-lo fosse um terror para minha própria alma. Entrei em duas delas, mas não vi nada além de fragmentos de caixões velhos e pilhas de poeira; na terceira, porém, fiz uma descoberta.

Lá, numa das grandes caixas, das quais havia cinquenta ao todo, sobre uma pilha de terra recém-cavada, jazia o Conde! Estava morto ou adormecido, eu não sabia dizer qual — pois os olhos estavam abertos e vítreos, mas sem o embaçado da morte — e as faces tinham o calor da vida através de toda a palidez; os lábios estavam tão vermelhos como sempre. Mas não havia sinal de movimento, nem pulso, nem respiração, nem batimento do coração. Inclinei-me sobre ele e tentei encontrar algum sinal de vida, mas em vão. Ele não podia estar ali deitado há muito tempo, pois o cheiro de terra teria desaparecido em algumas horas. Ao lado da caixa estava a tampa, perfurada com buracos aqui e ali. Pensei que ele pudesse ter as chaves consigo, mas quando fui procurar vi os olhos mortos, e neles, embora mortos, um olhar de ódio tal, embora inconsciente de mim ou da minha presença, que fugi do lugar e, deixando o quarto do Conde pela janela, rastejei novamente pelo muro do castelo. Ao recuperar meu quarto, atirei-me ofegante sobre a cama e tentei pensar....


29 de junho. — Hoje é a data da minha última carta, e o Conde tomou providências para provar que era genuína, pois novamente o vi deixar o castelo pela mesma janela, e com minhas roupas. Enquanto ele descia o muro, à moda de um lagarto, desejei ter uma arma ou algum instrumento letal, para que pudesse destruí-lo; mas temo que nenhuma arma forjada apenas pela mão do homem tivesse qualquer efeito sobre ele. Não ousei esperar para vê-lo voltar, pois temia ver aquelas irmãs estranhas. Voltei para a biblioteca e li ali até adormecer.

Fui despertado pelo Conde, que olhou para mim tão sombriamente quanto um homem pode olhar, ao dizer:—

“Amanhã, meu amigo, precisamos nos separar. Você retorna à sua bela Inglaterra, eu a algum trabalho que pode ter um fim tal que talvez nunca mais nos encontremos. Sua carta para casa foi despachada; amanhã não estarei aqui, mas tudo estará pronto para sua viagem. Pela manhã vêm os szgany, que têm alguns trabalhos próprios aqui, e também vêm alguns eslovacos. Quando eles tiverem ido, minha carruagem virá buscá-lo e o levará ao Passo do Borgo para encontrar a diligência de Bucovina para Bistritz. Mas tenho esperança de vê-lo mais vezes no Castelo Drácula.” Desconfiei dele e decidi testar sua sinceridade. Sinceridade! Parece uma profanação da palavra escrevê-la em conexão com tal monstro, então perguntei-lhe diretamente:—

“Por que não posso ir esta noite?”

“Porque, caro senhor, meu cocheiro e meus cavalos estão fora em uma missão.”

“Mas eu iria a pé com prazer. Quero partir imediatamente.” Ele sorriu, um sorriso tão suave, tão liso, tão diabólico que eu soube que havia algum truque por trás de sua suavidade. Ele disse:—

“E sua bagagem?”

“Não me importo com ela. Posso mandar buscá-la em outra ocasião.”

O Conde levantou-se e disse, com uma doce cortesia que me fez esfregar os olhos, de tão real que parecia:—

“Vocês, ingleses, têm um ditado que é caro ao meu coração, pois seu espírito é o que governa nossos boiardos: ‘Acolhei o que chega; apressai o hóspede que parte.’ Venha comigo, meu caro jovem amigo. Nem uma hora esperará em minha casa contra a sua vontade, embora eu esteja triste com sua partida, e com o fato de que a deseja tão subitamente. Venha!” Com uma gravidade imponente, ele, com a lâmpada, precedeu-me escada abaixo e pelo salão. De repente, parou.

“Escute!”

Perto de mim ergueu-se o uivo de muitos lobos. Era quase como se o som brotasse ao levantar da sua mão, tal como a música de uma grande orquestra parece saltar sob a batuta do maestro. Depois de uma pausa de um momento, ele dirigiu-se, no seu modo majestoso, à porta, puxou os pesados ferrolhos, desenganchou as correntes pesadas e começou a abri-la.

Para meu intenso espanto, vi que estava destrancada. Desconfiado, olhei em volta, mas não consegui ver chave de espécie alguma.

À medida que a porta começava a abrir-se, o uivo dos lobos lá fora tornou-se mais alto e mais furioso; as suas fauces vermelhas, com dentes a trincar, e as suas patas de garras rombas, ao saltarem, entraram pela porta que se abria. Soube então que lutar naquele momento contra o Conde era inútil. Com aliados como aqueles às suas ordens, eu nada podia fazer. Mas a porta continuava lentamente a abrir-se, e apenas o corpo do Conde tapava a fenda. De repente, ocorreu-me que aquele poderia ser o momento e o meio da minha perdição; eu seria entregue aos lobos, e por minha própria instigação. Havia na ideia uma maldade diabólica grande o bastante para o Conde, e como última chance gritei:--

“Feche a porta; esperarei até de manhã!” e cobri o rosto com as mãos para esconder as lágrimas de amarga decepção. Com um movimento do seu braço poderoso, o Conde fechou a porta de golpe, e os grandes ferrolhos ressoaram e ecoaram pelo salão ao voltarem aos seus lugares.

Em silêncio, voltámos à biblioteca, e depois de um ou dois minutos fui para o meu próprio quarto. A última coisa que vi do Conde Drácula foi ele a beijar-me a mão; com uma luz vermelha de triunfo nos olhos, e com um sorriso de que Judas no inferno poderia orgulhar-se.

Quando estava no meu quarto e prestes a deitar-me, julguei ouvir um sussurro à minha porta. Fui até lá suavemente e escutei. A menos que os meus ouvidos me enganassem, ouvi a voz do Conde:--

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.