DráculaCHAPTER IV (3)

CAPÍTULO IV (3)

CAPÍTULO IV (3)

“Voltem, voltem, para o seu próprio lugar! Sua hora ainda não chegou. Esperem! Tenham paciência! Esta noite é minha. Amanhã à noite é de vocês!” Houve uma risadinha baixa e doce, e, furioso, escancarei a porta e vi lá fora as três mulheres terríveis lambendo os lábios. Quando apareci, todas juntas deram uma risada horrível e fugiram.

Voltei para o meu quarto e caí de joelhos. Então está tão perto o fim? Amanhã! Amanhã! Senhor, ajudai-me, e àqueles que me são caros!


30 de junho, manhã. — Estas podem ser as últimas palavras que eu jamais escreva neste diário. Dormi até pouco antes do amanhecer e, quando acordei, caí de joelhos, pois determinei que, se a Morte viesse, deveria me encontrar pronto.

Por fim senti aquela mudança sutil no ar e soube que a manhã havia chegado. Então veio o bem-vindo canto do galo, e senti que estava a salvo. Com o coração alegre, abri a porta e corri para o salão. Eu tinha visto que a porta estava destrancada, e agora a fuga estava diante de mim. Com as mãos tremendo de ansiedade, desenganchei as correntes e puxei os pesados ferrolhos.

Mas a porta não se movia. O desespero apoderou-se de mim. Puxei e puxei a porta, e sacudi-a até que, por mais maciça que fosse, ela chocalhou no batente. Eu podia ver o ferrolho travado. Tinha sido trancada depois que eu deixei o Conde.

Então um desejo selvagem tomou conta de mim de obter aquela chave a qualquer risco, e decidi ali mesmo escalar o muro novamente e chegar ao quarto do Conde. Ele poderia me matar, mas a morte agora parecia a escolha mais feliz entre os males. Sem hesitar, corri até a janela leste e desci pelo muro, como antes, para o quarto do Conde. Estava vazio, mas era o que eu esperava. Não consegui ver chave alguma em lugar nenhum, mas o monte de ouro permanecia. Passei pela porta no canto e desci a escada em espiral e pelo corredor escuro até a velha capela. Agora eu sabia muito bem onde encontrar o monstro que procurava.

O grande caixão estava no mesmo lugar, encostado à parede, mas a tampa estava posta sobre ele, não pregada, mas com os pregos prontos em seus lugares para serem martelados. Eu sabia que precisava alcançar o corpo para pegar a chave, então levantei a tampa e a encostei na parede; e então vi algo que encheu minha alma de horror. Ali jazia o Conde, mas parecendo que sua juventude havia sido meio renovada, pois os cabelos brancos e o bigode tinham mudado para um cinza-escuro de ferro; as bochechas estavam mais cheias, e a pele branca parecia vermelho-rubi por baixo; a boca estava mais vermelha do que nunca, pois nos lábios havia gotas de sangue fresco, que escorriam pelos cantos da boca e corriam pelo queixo e pelo pescoço. Até os olhos profundos e ardentes pareciam assentados em carne inchada, pois as pálpebras e as bolsas por baixo estavam intumescidas. Parecia que toda aquela criatura horrível estava simplesmente empanturrada de sangue. Ele jazia como uma sanguessuga imunda, exausto de sua saciedade. Estremeci ao me inclinar para tocá-lo, e todos os meus sentidos se revoltaram com o contato; mas eu tinha que procurar, ou estava perdido. A noite que se aproximava poderia ver meu próprio corpo como um banquete, de modo semelhante àquelas três horríveis. Apalpei todo o corpo, mas não consegui encontrar nenhum sinal da chave. Então parei e olhei para o Conde. Havia um sorriso zombeteiro no rosto intumescido que parecia me enlouquecer. Este era o ser que eu estava ajudando a transferir para Londres, onde, talvez, por séculos vindouros, ele poderia, entre seus milhões fervilhantes, saciar sua sede de sangue e criar um novo e sempre crescente círculo de semidemônios para se banquetear com os indefesos. Só o pensamento me enlouquecia. Um desejo terrível apoderou-se de mim de livrar o mundo de tal monstro. Não havia arma letal à mão, mas agarrei uma pá que os trabalhadores vinham usando para encher os caixões e, erguendo-a bem alto, golpeei, com a lâmina voltada para baixo, o rosto odioso. Mas, ao fazê-lo, a cabeça virou-se, e os olhos caíram inteiramente sobre mim, com todo o seu fulgor de horror basilístico. A visão pareceu me paralisar, e a pá girou em minha mão e desviou do rosto, fazendo apenas um corte profundo acima da testa. A pá caiu da minha mão atravessada sobre o caixão, e, quando a puxei, a aba da lâmina prendeu a borda da tampa, que caiu de novo e escondeu a coisa horrenda da minha vista. O último vislumbre que tive foi do rosto intumescido, manchado de sangue e fixo num sorriso de malícia que teria se sustentado no mais profundo inferno.

Pensei e pensei qual deveria ser meu próximo passo, mas meu cérebro parecia em chamas, e esperei com um sentimento de desespero crescendo sobre mim. Enquanto esperava, ouvi ao longe uma canção cigana cantada por vozes alegres que se aproximavam, e através de sua canção o rolar de rodas pesadas e o estalar de chicotes; os szgany e os eslovacos de quem o Conde havia falado estavam chegando. Com um último olhar ao redor e para o caixão que continha o corpo vil, fugi do lugar e alcancei o quarto do Conde, determinado a sair correndo no momento em que a porta fosse aberta. Com os ouvidos atentos, escutei e ouvi lá embaixo o ranger da chave na grande fechadura e o recuar da pesada porta. Deve ter havido algum outro meio de entrada, ou alguém tinha uma chave para uma das portas trancadas. Então veio o som de muitos pés pisando e se dissipando em algum corredor que ecoava com um clangor. Virei-me para correr de novo em direção à cripta, onde eu poderia encontrar a nova entrada; mas naquele momento pareceu vir uma rajada violenta de vento, e a porta da escada em espiral se fechou com um choque que levantou a poeira dos umbrais. Quando corri para empurrá-la, descobri que estava irremediavelmente travada. Eu era novamente um prisioneiro, e a rede do destino se fechava ao meu redor mais estreitamente.

Enquanto escrevo, há no corredor abaixo um som de muitos pés pisando e o estrondo de pesos sendo depositados pesadamente, sem dúvida os caixões, com seu carregamento de terra. Há um som de marteladas; é o caixão sendo pregado. Agora posso ouvir os pés pesados pisando novamente pelo salão, com muitos outros pés ociosos vindo atrás deles.

A porta está fechada, e as correntes chocalham; há um ranger da chave na fechadura; posso ouvir a chave sendo retirada; então outra porta se abre e se fecha; ouço o rangido da fechadura e do ferrolho.

Escutem! No pátio e pela estrada rochosa, o rolar de rodas pesadas, o estalo de chicotes e o coro dos szgany enquanto se afastam para a distância.

Estou sozinho no castelo com aquelas mulheres terríveis. Bah! Mina é uma mulher, e não há nada em comum. Elas são demônios do Abismo!

Não permanecerei sozinho com elas; tentarei escalar o muro do castelo mais longe do que já tentei. Levarei um pouco do ouro comigo, para o caso de precisar mais tarde. Talvez encontre um caminho para sair deste lugar terrível.

E então, para casa! Para o trem mais rápido e mais próximo! Longe deste lugar maldito, desta terra maldita, onde o diabo e seus filhos ainda andam com pés terrenos!

Ao menos a misericórdia de Deus é melhor que a desses monstros, e o precipício é íngreme e alto. Ao seu pé um homem pode dormir — como um homem. Adeus, todos! Mina!

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.