DráculaCHAPTER VII (2)
Página 1 de 9
Parte 1 de 2 Capítulo: CAPÍTULO VII (2)
Texto: Não era de admirar que o guarda costeiro estivesse surpreso, ou até amedrontado, pois não é frequente que tal visão possa ter sido vista. O homem estava simplesmente preso pelas mãos, atadas uma sobre a outra, a um raio do timão. Entre a mão de dentro e a madeira havia um crucifixo, cujo rosário no qual estava preso envolvia ambos os pulsos e o timão, e tudo mantido firme pelas cordas que o amarravam. O pobre coitado pode ter estado sentado em algum momento, mas o bater e o açoitar das velas tinham forçado o leme do timão e o arrastado de um lado para o outro, de modo que as cordas com que estava amarrado tinham cortado a carne até o osso. Foi feita anotação precisa do estado das coisas, e um médico — o cirurgião J. M. Caffyn, de 33, East Elliot Place — que veio imediatamente depois de mim, declarou, após fazer exame, que o homem devia estar morto havia bem dois dias. No bolso dele havia uma garrafa, cuidadosamente arrolhada, vazia exceto por um pequeno rolo de papel, que se revelou ser o adendo ao diário de bordo. O guarda costeiro disse que o homem devia ter amarrado as próprias mãos, apertando os nós com os dentes. O fato de um guarda costeiro ter sido o primeiro a bordo pode poupar algumas complicações, mais tarde, no Tribunal do Almirantado; pois os guardas costeiros não podem reclamar o salvamento que é direito do primeiro civil a entrar num navio abandonado. Já, no entanto, as línguas jurídicas estão soltas, e um jovem estudante de direito afirma em alto e bom som que os direitos do proprietário já estão completamente sacrificados, sendo sua propriedade mantida em contravenção aos estatutos de mãos mortas, já que o leme, como emblema, se não prova, de posse delegada, é mantido por uma mão morta. É desnecessário dizer que o timoneiro morto foi removido reverentemente do lugar onde manteve sua honrada vigília e guarda até a morte — uma firmeza tão nobre quanto a do jovem Casabianca — e colocado no necrotério para aguardar o inquérito.
Já a tempestade súbita está passando, e sua fúria está diminuindo; multidões estão se dispersando para casa, e o céu começa a avermelhar sobre as colinas de Yorkshire. Enviarei, a tempo para sua próxima edição, mais detalhes do navio abandonado que encontrou seu caminho tão milagrosamente para o porto na tempestade.
Whitby
9 de agosto. — O desdobramento da estranha chegada do navio abandonado na tempestade de ontem à noite é quase mais espantoso que a coisa em si. Acontece que a escuna é russa, de Varna, e se chama Demeter. Está quase inteiramente em lastro de areia prateada, com apenas uma pequena quantidade de carga — uma série de grandes caixas de madeira cheias de terra. Esta carga foi consignada a um advogado de Whitby, o Sr. S. F. Billington, de 7, The Crescent, que esta manhã foi a bordo e formalmente tomou posse das mercadorias consignadas a ele. O cônsul russo, também, agindo pelo contrato de fretamento, tomou posse formal do navio, e pagou todas as taxas portuárias, etc. Nada se comenta aqui hoje exceto a estranha coincidência; os funcionários da Junta de Comércio têm sido extremamente exigentes em verificar que todas as conformidades foram cumpridas com os regulamentos existentes. Como o assunto vai ser uma “maravilha de nove dias”, eles evidentemente estão determinados a que não haja causa de reclamação posterior. Bastante interesse havia por aí a respeito do cão que desembarcou quando o navio encalhou, e mais de alguns dos membros da S. P. C. A., que é muito forte em Whitby, tentaram fazer amizade com o animal. Para a decepção geral, no entanto, ele não foi encontrado; parece ter desaparecido inteiramente da cidade. Pode ser que tenha se assustado e seguido para os charnecas, onde ainda se esconde de terror. Há alguns que encaram tal possibilidade com pavor, para que mais tarde ele não se torne em si mesmo um perigo, pois é evidentemente um bruto feroz. Hoje de manhã cedo um cão grande, um mastim mestiço pertencente a um comerciante de carvão perto do Cais de Tate Hill, foi encontrado morto na estrada em frente ao pátio de seu dono. Tinha estado em luta, e manifestamente tivera um oponente selvagem, pois sua garganta estava arrancada, e sua barriga estava aberta como se por uma garra selvagem.
Mais tarde. — Pela bondade do inspetor da Junta de Comércio, foi-me permitido examinar o diário de bordo do Demeter, que estava em ordem até três dias atrás, mas não continha nada de especial interesse exceto quanto a fatos de homens desaparecidos. O maior interesse, no entanto, está no papel encontrado na garrafa, que foi hoje produzido no inquérito; e uma narrativa mais estranha do que as duas entre elas desvendam não me coube encontrar. Como não há motivo para ocultação, foi-me permitido usá-las, e assim envio a você uma transcrição, omitindo simplesmente detalhes técnicos de navegação e sobrecarga. Quase parece que o capitão foi tomado por algum tipo de mania antes de ter chegado bem a mar aberto, e que esta se desenvolveu persistentemente ao longo da viagem. É claro que minha declaração deve ser tomada cum grano, já que estou escrevendo a partir do ditado de um escriturário do cônsul russo, que gentilmente traduziu para mim, sendo o tempo curto.
DIÁRIO DO “DEMETER.”
Varna a Whitby.
Escrito em 18 de julho, coisas tão estranhas acontecendo, que manterei anotação precisa daqui em diante até desembarcarmos.
Em 6 de julho terminamos de carregar a carga, areia prateada e caixas de terra. Ao meio-dia zarparamos. Vento leste, fresco. Tripulação, cinco homens... dois imediatos, cozinheiro, e eu (capitão).
Em 11 de julho ao amanhecer entramos no Bósforo. Abordados por oficiais da Alfândega turca. Backsheesh. Tudo correto. Em movimento às 4 da tarde.
Em 12 de julho através dos Dardanelos. Mais oficiais da Alfândega e barco de bandeira do esquadrão de guarda. Backsheesh de novo. Trabalho dos oficiais minucioso, mas rápido. Querem que partamos logo. Ao escurecer passamos para o Arquipélago.
Em 13 de julho passamos o Cabo Matapan. Tripulação insatisfeita com algo. Pareciam assustados, mas não queriam falar.
Em 14 de julho estava um tanto ansioso quanto à tripulação. Homens todos sujeitos firmes, que navegaram comigo antes. O imediato não conseguia entender o que estava errado; eles só lhe diziam que havia algo, e se benziam. O imediato perdeu a paciência com um deles naquele dia e o golpeou. Esperava-se briga feroz, mas tudo ficou quieto.
Em 16 de julho o imediato relatou pela manhã que um da tripulação, Petrofsky, estava desaparecido. Não conseguia explicar. Assumiu o quarto de bombordo às oito badaladas da noite passada; foi rendido por Abramoff, mas não foi para o beliche. Homens mais abatidos que nunca. Todos diziam que esperavam algo do tipo, mas não diziam mais do que havia algo a bordo. O imediato ficando muito impaciente com eles; temia algum problema adiante.
Em 17 de julho, ontem, um dos homens, Olgaren, veio à minha cabine, e de modo temeroso me confidenciou que achava que havia um homem estranho a bordo do navio. Disse que em seu quarto tinha se abrigado atrás da casinha do convés, pois havia uma tempestade de chuva, quando viu um homem alto e magro, que não se parecia com nenhum da tripulação, subir pela escada de acesso, e ir ao longo do convés para a proa, e desaparecer. Ele seguiu cautelosamente, mas quando chegou à proa não encontrou ninguém, e os escotilhões estavam todos fechados. Ele estava em pânico de medo supersticioso, e temo que o pânico possa se espalhar. Para acalmá-lo, hoje revistarei todo o navio cuidadosamente da proa à popa.
Mais tarde no dia reuni toda a tripulação, e lhes disse, como eles evidentemente pensavam que havia alguém no navio, que revistaríamos da proa à popa. Primeiro imediato irritado; disse que era tolice, e ceder a tais ideias tolas desmoralizaria os homens; disse que se encarregaria de mantê-los longe de problemas com um pé de cabra. Deixei-o assumir o timão, enquanto o resto começou a busca minuciosa, todos mantendo-se lado a lado, com lanternas: não deixamos nenhum canto sem revistar. Como havia apenas as grandes caixas de madeira, não havia cantos estranhos onde um homem pudesse se esconder. Homens muito aliviados quando a busca terminou, e voltaram ao trabalho alegremente. Primeiro imediato carrancudo, mas não disse nada.
22 de julho. — Tempo ruim nos últimos três dias, e todos ocupados com as velas — sem tempo para se assustar. Os homens parecem ter esquecido seu pavor. O imediato alegre de novo, e todos em bons termos. Elogiou os homens pelo trabalho no mau tempo. Passamos Gibraltar e saímos pelos Estreitos. Tudo bem.
24 de julho. — Parece haver alguma sina sobre este navio. Já com um homem a menos, e entrando no Golfo da Biscaia com tempo selvagem à frente, e ainda assim ontem à noite outro homem perdido — desapareceu. Como o primeiro, saiu de seu quarto e não foi visto de novo. Homens todos em pânico de medo; enviaram uma petição coletiva, pedindo quarto duplo, pois temem ficar sozinhos. Imediato irritado. Temor de que haja algum problema, pois ou ele ou os homens farão alguma violência.
28 de julho. — Quatro dias no inferno, jogados de um lado para o outro numa espécie de redemoinho, e o vento uma tempestade. Sem sono para ninguém. Homens todos exaustos. Mal sabem como montar um quarto, já que ninguém está em condições de assumir. Segundo imediato se ofereceu para timonear e fazer quarto, e deixar os homens arrancar algumas horas de sono. Vento diminuindo; mares ainda terríveis, mas sentimo-los menos, pois o navio está mais firme.
29 de julho. — Outra tragédia. Tivemos quarto único esta noite, pois a tripulação estava cansada demais para quarto duplo. Quando o quarto da manhã veio ao convés não conseguiu encontrar ninguém exceto o timoneiro. Levantou-se um clamor, e todos vieram ao convés. Busca minuciosa, mas ninguém encontrado. Estamos agora sem segundo imediato, e a tripulação em pânico. O imediato e eu concordamos em andar armados daqui em diante e aguardar qualquer sinal de causa.
30 de julho. — Ontem à noite. Alegres por estarmos nos aproximando da Inglaterra. Tempo bom, todas as velas içadas. Recolhi-me exausto; dormi profundamente; acordei com o imediato me dizendo que tanto o homem de vigia quanto o timoneiro estavam desaparecidos. Só eu, o imediato e dois marinheiros restavam para operar o navio.
1 de agosto. — Dois dias de neblina, e nenhuma vela avistada. Tínhamos esperado, estando no Canal da Mancha, poder sinalizar por ajuda ou entrar em algum lugar. Não tendo força para operar as velas, temos que correr com o vento. Não ouso baixá-las, pois não conseguiria içá-las de novo. Parecemos estar à deriva para algum terrível destino. O imediato agora está mais desmoralizado do que qualquer um dos homens. Sua natureza mais forte parece ter se voltado para dentro contra si mesmo. Os homens estão além do medo, trabalhando estoicamente e com paciência, com as mentes resignadas ao pior. Eles são russos, ele romeno.
2 de agosto, meia-noite. — Acordei de alguns minutos de sono ao ouvir um grito, aparentemente do lado de fora da minha vigia. Não pude ver nada na neblina. Corri para o convés, e esbarrei no imediato. Diz-me que ouviu o grito e correu, mas nenhum sinal do homem de vigia. Mais um se foi. Senhor, ajude-nos! O imediato diz que devemos ter passado pelos Estreitos de Dover, pois num momento em que a neblina se abriu ele viu o North Foreland, justo quando ouviu o homem gritar. Se assim for, estamos agora ao largo no Mar do Norte, e só Deus pode nos guiar na neblina, que parece se mover conosco; e Deus parece ter-nos abandonado.
Comentarios (0)