DráculaCHAPTER X (3)

CAPÍTULO X (3)

CAPÍTULO X (3)

“Você não está muito pior. Vá para o quarto, deite-se no sofá e descanse um pouco; depois tome um bom café da manhã e venha até mim.”

Segui suas ordens, pois sabia quão certas e sábias eram. Eu tinha feito minha parte, e agora meu próximo dever era manter minhas forças. Sentia-me muito fraco, e na fraqueza perdi um pouco do espanto pelo que havia ocorrido. Adormeci no sofá, no entanto, perguntando-me repetidas vezes como Lucy havia feito um movimento tão retrógrado, e como pudera ter sido drenada de tanto sangue sem nenhum sinal em lugar algum que o indicasse. Creio que devo ter continuado meu espanto em meus sonhos, pois, dormindo e acordando, meus pensamentos sempre voltavam às pequenas perfurações em sua garganta e ao aspecto irregular e exausto de suas bordas — minúsculas embora fossem.

Lucy dormiu até bem dentro do dia, e quando acordou estava razoavelmente bem e forte, embora nem de longe tanto quanto no dia anterior. Quando Van Helsing a viu, saiu para caminhar, deixando-me encarregado, com estritas recomendações de que eu não me afastasse dela por um momento. Pude ouvir sua voz no vestíbulo, perguntando o caminho para o escritório de telégrafo mais próximo.

Lucy conversava comigo livremente, e parecia completamente inconsciente de que algo houvesse acontecido. Tentei mantê-la entretida e interessada. Quando sua mãe subiu para vê-la, não pareceu notar mudança alguma, mas disse-me com gratidão:

“Devemos tanto ao senhor, Dr. Seward, por tudo o que tem feito, mas agora precisa realmente tomar cuidado para não se sobrecarregar de trabalho. O senhor mesmo está pálido. Precisa de uma esposa para cuidar do senhor e olhá-lo um pouco; disso precisa!” Enquanto falava, Lucy ficou rubra, embora apenas momentaneamente, pois suas pobres veias consumidas não podiam suportar por muito tempo um afluxo tão incomum à cabeça. A reação veio em palidez excessiva quando ela voltou para mim olhos suplicantes. Sorri e acenei com a cabeça, e levei o dedo aos lábios; com um suspiro, ela recuou entre os travesseiros.

Van Helsing voltou em algumas horas, e logo me disse: “Agora vá para casa, e coma muito e beba o suficiente. Torne-se forte. Eu fico aqui esta noite, e vou velar com a senhorita eu mesmo. Você e eu devemos acompanhar o caso, e não devemos permitir que nenhum outro saiba. Tenho razões graves. Não, não as pergunte; pense o que quiser. Não tema pensar até o mais improvável. Boa noite.”

No vestíbulo, duas das criadas vieram até mim e perguntaram se elas ou uma delas poderia velar com a Srta. Lucy. Imploraram-me que as deixasse; e quando eu disse que era desejo do Dr. Van Helsing que ele ou eu velássemos, pediram-me com bastante piedade que intercedesse junto ao “cavalheiro estrangeiro”. Fiquei muito tocado por sua bondade. Talvez seja porque estou fraco no momento, e talvez porque era por causa de Lucy, que sua devoção se manifestou; pois repetidas vezes tenho visto exemplos semelhantes da bondade da mulher. Voltei para cá a tempo de um jantar tardio; fiz minhas rondas — tudo bem; e registrei isto enquanto esperava o sono. Ele está chegando.


11 de setembro. — Esta tarde fui até Hillingham. Encontrei Van Helsing de excelente humor, e Lucy muito melhor. Pouco depois de eu ter chegado, um grande pacote do exterior chegou para o Professor. Ele o abriu com muita solenidade — fingida, é claro — e mostrou um grande maço de flores brancas.

“Estas são para você, Srta. Lucy”, disse ele.

“Para mim? Oh, Dr. Van Helsing!”

“Sim, minha cara, mas não para você brincar. Estas são remédios.” Aqui Lucy fez uma careta. “Não, mas não são para tomar em decocção nem em forma nauseante, então não precisa torcer esse nariz tão encantador, ou vou apontar ao meu amigo Arthur que males ele poderá ter de suportar ao ver tanta beleza que ele tanto ama tão distorcida. Ahá, minha bela senhorita, isso põe o nariz tão bonito todo reto de novo. Isto é medicinal, mas você não sabe como. Eu o ponho na sua janela, faço uma bela grinalda, e a penduro no seu pescoço, para que você durma bem. Oh, sim! elas, como a flor de lótus, fazem sua perturbação ser esquecida. Cheiram tanto como as águas do Lete, e daquela fonte da juventude que os Conquistadores buscaram nas Floridas, e a encontraram tarde demais.”

Enquanto ele falava, Lucy estivera examinando as flores e cheirando-as. Agora ela as jogou no chão, dizendo, com meio riso e meio nojo:

“Oh, Professor, acredito que o senhor está apenas pregando uma peça em mim. Ora, estas flores são apenas alho comum.”

Para minha surpresa, Van Helsing levantou-se e disse com toda a sua severidade, seu queixo de ferro cerrado e suas sobrancelhas espessas se encontrando:

“Nada de brincadeiras comigo! Eu nunca brinco! Há um propósito sombrio em tudo o que faço; e eu a advirto que não me contrarie. Tome cuidado, pelo bem dos outros, se não pelo seu próprio.” Então, vendo a pobre Lucy assustada, como bem poderia estar, ele continuou mais suavemente: “Oh, pequena senhorita, minha cara, não me tema. Faço isso apenas para o seu bem; mas há muita virtude para você nessas flores tão comuns. Veja, eu mesmo as coloco no seu quarto. Eu mesmo faço a grinalda que você deve usar. Mas silêncio! nada de contar a outros que fazem perguntas tão indiscretas. Devemos obedecer, e o silêncio é parte da obediência; e a obediência é para trazê-la forte e saudável aos braços amorosos que a esperam. Agora fique quieta um pouco. Venha comigo, amigo John, e você me ajudará a enfeitar o quarto com meu alho, que vem todo o caminho de Haarlem, onde meu amigo Vanderpool cultiva a erva em suas estufas o ano todo. Tive de telegrafar ontem, ou não estariam aqui.”

Entramos no quarto, levando as flores conosco. As ações do Professor eram certamente estranhas e não se encontram em nenhuma farmacopeia de que eu já tenha ouvido falar. Primeiro ele fechou as janelas e as trancou com segurança; em seguida, pegando um punhado das flores, esfregou-as por todas as esquadrias, como que para garantir que cada sopro de ar que pudesse entrar viesse carregado do cheiro de alho. Depois, com o ramalhete, esfregou todo o batente da porta, acima, abaixo e de cada lado, e ao redor da lareira da mesma maneira. Tudo aquilo me parecia grotesco, e logo eu disse:

“Bem, Professor, sei que o senhor sempre tem uma razão para o que faz, mas isto certamente me intriga. Ainda bem que não temos nenhum cético aqui, ou ele diria que o senhor está fazendo algum feitiço para manter afastado um espírito maligno.”

“Talvez eu esteja!” respondeu ele calmamente, enquanto começava a fazer a grinalda que Lucy deveria usar ao redor do pescoço.

Então esperamos enquanto Lucy fazia sua toilette para a noite, e quando ela estava na cama ele veio e ele mesmo fixou a grinalda de alho ao redor de seu pescoço. As últimas palavras que lhe disse foram:

“Tome cuidado para não perturbá-la; e mesmo que o quarto pareça abafado, não abra esta noite a janela nem a porta.”

“Prometo”, disse Lucy, “e agradeço a ambos mil vezes por toda a sua bondade para comigo! Oh, o que fiz eu para ser abençoada com amigos assim?”

Quando deixamos a casa em meu carro, que estava esperando, Van Helsing disse:

“Esta noite posso dormir em paz, e preciso dormir — duas noites de viagem, muita leitura durante o dia entre elas, e muita ansiedade no dia seguinte, e uma noite de vigília, sem pregar os olhos. Amanhã de manhã cedo você me chama, e viremos juntos ver nossa bela senhorita, muito mais forte pelo meu ‘feitiço’ que fiz. Ho! ho!”

Ele parecia tão confiante que eu, lembrando minha própria confiança duas noites antes e com o resultado funesto, senti temor e um vago terror. Deve ter sido minha fraqueza que me fez hesitar em contar isso ao meu amigo, mas senti tudo isso ainda mais, como lágrimas não derramadas.

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.