DráculaCHAPTER X

CAPÍTULO X

Parte 1 de 2 Capítulo: CAPÍTULO X

Texto: Carta, Dr. Seward ao Honorável Arthur Holmwood.

"6 de setembro.

"Meu caro Art,--

"Minhas notícias de hoje não são tão boas. Lucy esta manhã teve uma recaída. Há, no entanto, uma coisa boa que surgiu disso; a Sra. Westenra estava naturalmente ansiosa a respeito de Lucy, e consultou-me profissionalmente sobre ela. Aproveitei a oportunidade e disse-lhe que meu velho mestre, Van Helsing, o grande especialista, viria ficar comigo, e que eu a colocaria sob os seus cuidados conjuntamente com os meus; assim agora podemos ir e vir sem alarmá-la indevidamente, pois um choque para ela significaria morte súbita, e isso, na condição fraca de Lucy, poderia ser desastroso para ela. Estamos cercados de dificuldades, todos nós, meu pobre velho amigo; mas, se Deus quiser, sairemos bem de todas elas. Se houver necessidade, escreverei, de modo que, se não tiver notícias minhas, tome como certo que estou simplesmente aguardando notícias. Com pressa

"Seu sempre,

"JOHN SEWARD."

Diário do Dr. Seward.

7 de setembro.--A primeira coisa que Van Helsing me disse quando nos encontramos na Liverpool Street foi:--

"Você disse alguma coisa ao nosso jovem amigo, o apaixonado por ela?"

"Não", eu disse. "Esperei até tê-lo visto, como disse no meu telegrama. Escrevi-lhe uma carta simplesmente dizendo que o senhor viria, pois a Srta. Westenra não estava tão bem, e que eu o avisaria se fosse necessário."

"Certo, meu amigo", ele disse, "muito certo! Melhor que ele ainda não saiba; talvez nunca venha a saber. Assim rezo; mas se for necessário, então ele saberá tudo. E, meu bom amigo John, deixe-me adverti-lo. Você lida com os loucos. Todos os homens são loucos de uma maneira ou de outra; e assim como você lida discretamente com os seus loucos, assim lida também com os loucos de Deus--o resto do mundo. Você não conta aos seus loucos o que faz nem por que o faz; não lhes diz o que pensa. Assim manterá o conhecimento em seu lugar, onde ele pode repousar--onde pode reunir os seus semelhantes ao seu redor e procriar. Você e eu guardaremos por enquanto o que sabemos aqui, e aqui." Tocou-me no coração e na testa, e depois tocou a si mesmo do mesmo modo. "Tenho para mim pensamentos no momento. Mais tarde os revelarei a você."

"Por que não agora?", perguntei. "Pode fazer algum bem; podemos chegar a alguma decisão." Ele parou e olhou para mim, e disse:--

"Meu amigo John, quando o milho cresceu, mesmo antes de ter amadurecido--enquanto o leite de sua mãe-terra ainda está nele, e o sol ainda não começou a pintá-lo com seu ouro, o lavrador colhe a espiga e esfrega-a entre as mãos rudes, e sopra a palha verde, e diz a você: 'Veja! é bom milho; dará boa colheita quando chegar a hora.'" Não vi a aplicação, e disse-lhe isso. Como resposta, ele estendeu a mão e pegou minha orelha e puxou-a brincando, como costumava fazer antigamente nas aulas, e disse: "O bom lavrador lhe diz isso então porque sabe, mas não antes disso. Mas você não encontra o bom lavrador desenterrando o seu milho plantado para ver se cresce; isso é para as crianças que brincam de lavoura, e não para aqueles que a tomam como o trabalho de sua vida. Vê agora, amigo John? Semeei meu milho, e a Natureza tem seu trabalho a fazer para fazê-lo brotar; se ele brotar, há alguma promessa; e eu espero até que a espiga comece a inchar." Ele parou, pois evidentemente viu que eu entendia. Então continuou, e muito gravemente:--

"Você sempre foi um estudante cuidadoso, e seu livro de casos estava sempre mais cheio que os demais. Você era apenas estudante então; agora é mestre, e confio que o bom hábito não falhou. Lembre-se, meu amigo, que o conhecimento é mais forte que a memória, e não devemos confiar no mais fraco. Mesmo se você não manteve a boa prática, deixe-me dizer-lhe que este caso de nossa querida senhorita é um que pode ser--atenção, eu digo pode ser--de tal interesse para nós e para outros que todo o resto pode não fazê-lo pender a balança, como diz o seu povo. Tome então boa nota disso. Nada é pequeno demais. Aconselho-o, registre até as suas dúvidas e suposições. Doravante pode ser de interesse para você ver quão certo você adivinhou. Aprendemos com o fracasso, não com o sucesso!"

Quando descrevi os sintomas de Lucy--os mesmos de antes, mas infinitamente mais acentuados--ele ficou muito grave, mas nada disse. Trouxe consigo uma bolsa na qual havia muitos instrumentos e drogas, "o pavoroso aparato de nosso benéfico ofício", como ele uma vez chamou, numa de suas aulas, o equipamento de um professor da arte de curar. Quando fomos anunciados, a Sra. Westenra veio nos receber. Estava alarmada, mas nem de longe tanto quanto eu esperava encontrá-la. A Natureza, em um de seus benevolentes humores, determinou que até a morte tem algum antídoto para os seus próprios terrores. Aqui, num caso em que qualquer choque pode ser fatal, as coisas estão de tal modo ordenadas que, por alguma causa ou outra, as coisas não pessoais--até a terrível mudança em sua filha, à qual ela é tão apegada--parecem não alcançá-la. É algo como o modo pelo qual a Dama Natureza reúne ao redor de um corpo estranho um envelope de algum tecido insensível que pode proteger do mal aquilo que de outro modo ele prejudicaria por contato. Se isto for um egoísmo ordenado, então deveríamos hesitar antes de condenar alguém pelo vício do egoísmo, pois pode haver raiz mais profunda para as suas causas do que temos conhecimento.

Usei meu conhecimento dessa fase da patologia espiritual, e estabeleci como regra que ela não deveria estar presente com Lucy nem pensar em sua doença mais do que fosse absolutamente necessário. Ela concordou prontamente, tão prontamente que vi novamente a mão da Natureza lutando pela vida. Van Helsing e eu fomos conduzidos ao quarto de Lucy. Se eu fiquei chocado quando a vi ontem, fiquei horrorizado quando a vi hoje. Ela estava pavorosa, pálida como giz; o vermelho parecia ter sumido até de seus lábios e gengivas, e os ossos de seu rosto sobressaíam proeminentemente; sua respiração era penosa de ver ou ouvir. O rosto de Van Helsing ficou rígido como mármore, e suas sobrancelhas convergiram até quase se tocarem sobre o nariz. Lucy jazia imóvel, e não parecia ter força para falar, então por um momento ficamos todos em silêncio. Então Van Helsing fez-me sinal, e saímos suavemente do quarto. No instante em que fechamos a porta, ele avançou rapidamente pelo corredor até a porta seguinte, que estava aberta. Então puxou-me rapidamente para dentro com ele e fechou a porta. "Meu Deus!", ele disse; "isto é terrível. Não há tempo a perder. Ela morrerá por pura falta de sangue para manter a ação do coração como deveria ser. É preciso transfusão de sangue imediatamente. É você ou eu?"

"Sou mais jovem e mais forte, Professor. Deve ser eu."

"Então prepare-se imediatamente. Vou buscar minha bolsa. Estou preparado."

Desci com ele, e quando estávamos indo houve uma batida na porta da entrada. Quando chegamos ao saguão, a empregada acabara de abrir a porta, e Arthur estava entrando rapidamente. Ele correu até mim, dizendo num sussurro ansioso:--

"Jack, eu estava tão ansioso. Li nas entrelinhas da sua carta, e estive em agonia. O papai estava melhor, então corri até aqui para ver por mim mesmo. Aquele cavalheiro não é o Dr. Van Helsing? Sou tão grato ao senhor, senhor, por ter vindo." Quando o olhar do Professor primeiro pousou nele, ele ficara irritado com a sua interrupção em tal momento; mas agora, ao perceber suas proporções robustas e reconhecer a forte juventude viril que parecia emanar dele, seus olhos brilharam. Sem pausa, disse-lhe gravemente enquanto estendia a mão:--

"Senhor, o senhor chegou a tempo. O senhor é o apaixonado por nossa querida senhorita. Ela está mal, muito, muito mal. Não, meu filho, não fique assim." Pois ele subitamente ficou pálido e sentou-se numa cadeira quase desmaiando. "O senhor deve ajudá-la. Pode fazer mais do que qualquer um que viva, e sua coragem é sua melhor ajuda."

"O que posso fazer?", perguntou Arthur com a voz rouca. "Diga-me, e eu o farei. Minha vida é dela, e eu daria a última gota de sangue do meu corpo por ela." O Professor tem um lado fortemente humorístico, e eu podia, por conhecimento antigo, detectar um traço de sua origem em sua resposta:--

"Meu jovem senhor, não peço tanto quanto isso--não a última!"

"O que devo fazer?" Havia fogo em seus olhos, e sua narina aberta tremia de intento. Van Helsing deu-lhe uma palmada no ombro. "Venha!", ele disse. "O senhor é um homem, e é um homem que queremos. O senhor é melhor que eu, melhor que meu amigo John." Arthur pareceu perplexo, e o Professor continuou explicando de maneira gentil:--

"A jovem senhorita está mal, muito mal. Ela precisa de sangue, e sangue ela deve ter ou morrer. Meu amigo John e eu consultamos; e estamos prestes a realizar o que chamamos de transfusão de sangue--transferir das veias cheias de um para as veias vazias que anseiam por ele. John ia dar seu sangue, pois é mais jovem e mais forte que eu"--aqui Arthur pegou minha mão e apertou-a com força em silêncio--"mas, agora que o senhor está aqui, é melhor que nós, velhos ou jovens, que labutamos muito no mundo do pensamento. Nossos nervos não são tão calmos e nosso sangue não é tão brilhante quanto o seu!" Arthur voltou-se para ele e disse:--

"Se ao menos soubesse com que alegria eu morreria por ela, o senhor entenderia----"

Ele parou, com uma espécie de engasgo na voz.

"Bom rapaz!", disse Van Helsing. "Num futuro não tão distante o senhor ficará feliz por ter feito tudo por ela que ama. Venha agora e fique em silêncio. O senhor beijará a sua amada uma vez antes que seja feito, mas depois deve sair; e deve partir ao meu sinal. Não diga uma palavra à senhora; o senhor sabe como ela é! Não deve haver choque; qualquer conhecimento disto seria um. Venha!"

Todos subimos ao quarto de Lucy. Arthur, conforme instruído, permaneceu do lado de fora. Lucy virou a cabeça e olhou para nós, mas nada disse. Não estava dormindo, mas simplesmente fraca demais para fazer o esforço. Seus olhos falaram conosco; isso foi tudo. Van Helsing tirou algumas coisas de sua bolsa e as colocou sobre uma mesinha fora de vista. Então misturou um narcótico, e aproximando-se da cama, disse alegremente:--

"Agora, pequena senhorita, aqui está o seu remédio. Beba tudo, como uma boa criança. Veja, eu a levanto para que engolir seja fácil. Sim." Ela fez o esforço com sucesso.

Espantou-me quanto tempo a droga levou para agir. Isso, de fato, marcava a extensão de sua fraqueza. O tempo parecia interminável até que o sono começou a tremular em suas pálpebras. Por fim, porém, o narcótico começou a manifestar sua potência; e ela caiu num sono profundo. Quando o Professor ficou satisfeito, chamou Arthur para dentro do quarto e ordenou-lhe que tirasse o casaco. Então acrescentou: “Você pode dar aquele beijinho enquanto eu trago a mesa. Amigo John, ajude-me!” Assim, nenhum de nós olhou enquanto ele se inclinava sobre ela.

Van Helsing, voltando-se para mim, disse:

“Ele é tão jovem e forte e de sangue tão puro que não precisamos defibriná-lo.”

Então, com rapidez, mas com absoluto método, Van Helsing realizou a operação. À medida que a transfusão prosseguia, algo como vida pareceu voltar às faces da pobre Lucy, e através da palidez crescente de Arthur a alegria de seu rosto parecia absolutamente brilhar. Depois de um pouco comecei a ficar ansioso, pois a perda de sangue estava afetando Arthur, homem forte como era. Isso me deu uma ideia do terrível esforço que o sistema de Lucy devia ter sofrido, já que o que enfraquecia Arthur apenas a restaurava parcialmente. Mas o rosto do Professor estava firme, e ele ficou de vigia com o relógio na mão e com os olhos fixos ora na paciente, ora em Arthur. Eu podia ouvir meu próprio coração bater. Pouco depois ele disse numa voz suave: “Não se mova nem um instante. É o suficiente. Você o atende; eu cuidarei dela.” Quando tudo acabou, pude ver o quanto Arthur estava enfraquecido. Fiz o curativo na ferida e peguei seu braço para levá-lo embora, quando Van Helsing falou sem se virar — o homem parece ter olhos atrás da cabeça: —

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.