DráculaCHAPTER XII (3)

CAPÍTULO XII (3)

Parte 1 de 2 Capítulo: CAPÍTULO XII (3)

Texto: “Em conformidade com os seus desejos, envio em anexo o relatório das condições de tudo o que ficou sob a minha responsabilidade... Com relação ao paciente, Renfield, há mais a dizer. Ele teve outro surto, que poderia ter tido um desfecho terrível, mas que, felizmente, não foi acompanhado de nenhum resultado infeliz. Esta tarde, uma carroça de transportador com dois homens fez uma visita à casa vazia cujo terreno faz divisa com o nosso — a casa para a qual, você se lembrará, o paciente fugiu duas vezes. Os homens pararam no nosso portão para perguntar ao porteiro o caminho, pois eram estranhos. Eu mesmo estava olhando pela janela do escritório, fumando um charuto depois do jantar, e vi um deles se aproximar da casa. Quando ele passou pela janela do quarto de Renfield, o paciente começou a insultá-lo de dentro, e chamou-o de todos os nomes sujos que conseguiu dizer. O homem, que parecia um sujeito bastante decente, contentou-se em dizer-lhe para “calar a boca, seu mendigo de boca suja”, ao que o nosso homem o acusou de roubá-lo e querer assassiná-lo, e disse que o impediria mesmo que fosse enforcado por isso. Abri a janela e fiz sinal ao homem para não dar atenção, então ele se contentou, depois de examinar o lugar e decidir que tipo de lugar era aquele em que tinha chegado, em dizer: ‘Deus te abençoe, senhor, eu não me importaria com o que me dissessem num maldito manicômio. Tenho pena do senhor e do patrão por terem que viver na casa com uma fera selvagem como essa.’ Então ele perguntou o caminho com bastante educação, e eu lhe disse onde ficava o portão da casa vazia; ele foi embora, seguido por ameaças, maldições e insultos do nosso homem. Desci para ver se conseguia descobrir alguma causa para a sua raiva, já que ele geralmente é um homem tão bem comportado, e exceto pelos seus acessos violentos, nada do tipo havia acontecido antes. Encontrei-o, para meu espanto, bastante calmo e muito afável em seus modos. Tentei fazê-lo falar do incidente, mas ele me perguntou com brandura o que eu queria dizer, e me levou a crer que estava completamente alheio ao ocorrido. Foi, lamento dizer, no entanto, apenas mais uma prova de sua astúcia, pois dentro de meia hora ouvi falar dele novamente. Desta vez, ele havia escapado pela janela do seu quarto e estava correndo pela alameda. Chamei os atendentes para me seguirem e corri atrás dele, pois temia que ele estivesse planejando alguma travessura. Meu medo se justificou quando vi a mesma carroça que havia passado antes descendo a estrada, trazendo algumas caixas grandes de madeira. Os homens estavam enxugando as testas e estavam com o rosto corado, como se tivessem feito exercício violento. Antes que eu pudesse alcançá-lo, o paciente correu para eles e, puxando um deles da carroça, começou a bater sua cabeça contra o chão. Se eu não o tivesse agarrado naquele exato momento, acredito que ele teria matado o homem ali mesmo. O outro sujeito pulou e golpeou-o na cabeça com o cabo do seu pesado chicote. Foi um golpe terrível; mas ele não pareceu se importar, agarrou-o também, e lutou com nós três, puxando-nos de um lado para o outro como se fôssemos gatinhos. Você sabe que eu não sou leve, e os outros dois eram homens corpulentos. No início ele ficou silencioso na luta; mas quando começamos a dominá-lo, e os atendentes estavam colocando uma camisa de força nele, ele começou a gritar: ‘Vou frustrá-los! Eles não vão me roubar! Eles não vão me assassinar aos poucos! Vou lutar pelo meu Senhor e Mestre!’ e todo tipo de delírios incoerentes semelhantes. Foi com dificuldade considerável que conseguiram levá-lo de volta para a casa e colocá-lo no quarto acolchoado. Um dos atendentes, Hardy, teve um dedo quebrado. No entanto, eu o ajustei; e ele está se recuperando bem.

“Os dois carroceiros a princípio fizeram ameaças em voz alta de ações por danos, e prometeram chover todas as penalidades da lei sobre nós. Suas ameaças, no entanto, estavam misturadas com uma espécie de desculpa indireta pela derrota dos dois por um louco débil. Disseram que se não fosse pelo fato de sua força ter sido gasta carregando e levantando as caixas pesadas para a carroça, teriam dado cabo dele rapidamente. Deram como outra razão para sua derrota o estado extraordinário de sede a que haviam sido reduzidos pela natureza empoeirada de sua ocupação e pela distância repreensível de qualquer estabelecimento público de entretenimento do local de seus trabalhos. Entendi perfeitamente a sua intenção, e depois de um bom copo de grogue, ou melhor, mais do que isso, e com uma libra soberana na mão de cada um, eles minimizaram o ataque e juraram que enfrentariam um louco pior qualquer dia pelo prazer de conhecer um ‘sujeito tão malditamente bom’ como o seu correspondente. Anotei seus nomes e endereços, caso pudessem ser necessários. São os seguintes: Jack Smollet, de Dudding’s Rents, King George’s Road, Great Walworth, e Thomas Snelling, Peter Farley’s Row, Guide Court, Bethnal Green. Ambos estão empregados na Harris & Sons, Companhia de Mudanças e Transportes, Orange Master’s Yard, Soho.

“Informarei a você qualquer assunto de interesse que ocorra aqui, e telegrafarei imediatamente se houver algo de importância.

“Acredite-me, caro Senhor,

“Seu fiel,

“PATRICK HENNESSEY.”

Carta, Mina Harker para Lucy Westenra.

(Não aberta por ela.)

“18 de setembro.

“Minha queridíssima Lucy,--

“Um golpe tão triste nos atingiu. O Sr. Hawkins morreu muito repentinamente. Alguns podem não achar tão triste para nós, mas ambos havíamos chegado a amá-lo tanto que realmente parece que perdemos um pai. Nunca conheci pai nem mãe, então a morte do querido velho é um golpe real para mim. Jonathan está muito angustiado. Não é apenas que ele sinta tristeza, profunda tristeza, pelo querido e bom homem que foi seu amigo toda a sua vida, e agora no fim o tratou como seu próprio filho e lhe deixou uma fortuna que, para pessoas de nossa modesta criação, é riqueza além do sonho da avareza, mas Jonathan sente por outro motivo. Ele diz que a quantidade de responsabilidade que isso lhe impõe o deixa nervoso. Ele começa a duvidar de si mesmo. Tento animá-lo, e minha crença nele o ajuda a ter crença em si mesmo. Mas é aqui que o grave choque que ele sofreu mais o afeta. Oh, é duro demais que uma natureza doce, simples, nobre e forte como a dele — uma natureza que lhe permitiu, com a ajuda do nosso querido e bom amigo, subir de escriturário a patrão em poucos anos — esteja tão ferida que a própria essência de sua força se foi. Perdoe-me, querida, se eu a incomodo com meus problemas em meio à sua própria felicidade; mas, Lucy querida, preciso contar a alguém, pois o esforço de manter uma aparência corajosa e alegre para Jonathan me desgasta, e não tenho ninguém aqui em quem possa confiar. Temo ir a Londres, como teremos que fazer depois de amanhã; pois o pobre Sr. Hawkins deixou em seu testamento que deveria ser enterrado no túmulo com seu pai. Como não há parentes de espécie alguma, Jonathan terá que ser o principal enlutado. Tentarei passar para vê-la, queridíssima, nem que seja por alguns minutos. Perdoe-me por incomodá-la. Com todas as bênçãos,

“Sua amorosa

“MINA HARKER.”

Diário do Dr. Seward.

20 de setembro. — Só a resolução e o hábito me permitem fazer uma anotação esta noite. Estou miserável demais, abatido demais, farto demais do mundo e de tudo nele, incluindo a própria vida, que eu não me importaria se ouvisse neste momento o bater das asas do anjo da morte. E ele tem batido essas asas sombrias com algum propósito ultimamente — a mãe de Lucy e o pai de Arthur, e agora... Deixe-me continuar com meu trabalho.

Eu devidamente rendi Van Helsing na sua vigília sobre Lucy. Queríamos que Arthur também fosse descansar, mas ele recusou a princípio. Só quando eu lhe disse que precisaríamos dele para nos ajudar durante o dia, e que não podíamos todos desmoronar por falta de descanso, para que Lucy não sofresse, é que ele concordou em ir. Van Helsing foi muito gentil com ele. “Venha, meu filho”, disse ele; “venha comigo. Você está doente e fraco, e teve muita tristeza e muita dor mental, além daquele desgaste de suas forças que conhecemos. Você não deve ficar sozinho; pois ficar sozinho é encher-se de medos e alarmes. Venha para a sala de estar, onde há uma grande lareira e dois sofás. Você se deitará em um, e eu no outro, e nossa solidariedade será consolo um para o outro, mesmo que não falemos, e mesmo que durmamos.” Arthur foi com ele, lançando um olhar saudoso para o rosto de Lucy, que repousava no travesseiro, quase mais branco que o linho. Ela ficou bem quieta, e olhei ao redor do quarto para ver se tudo estava como deveria. Pude ver que o Professor havia executado neste quarto, como no outro, seu propósito de usar o alho; todas as esquadrias das janelas exalavam o cheiro, e ao redor do pescoço de Lucy, sobre o lenço de seda que Van Helsing a fez manter, havia uma coroa rústica das mesmas flores odoríferas. Lucy respirava de forma um tanto estertorosa, e seu rosto estava no pior estado, pois a boca aberta mostrava as gengivas pálidas. Seus dentes, na luz fraca e incerta, pareciam mais longos e afiados do que estavam pela manhã. Em particular, por algum truque da luz, os dentes caninos pareciam mais longos e afiados que os demais. Sentei-me ao lado dela, e logo ela se moveu inquieta. No mesmo momento, veio uma espécie de bater surdo ou golpear na janela. Fui até lá suavemente e espiei pela borda da persiana. Havia luar cheio, e pude ver que o barulho era feito por um grande morcego, que girava em círculos — sem dúvida atraído pela luz, embora tão fraca — e de vez em quando batia na janela com as asas. Quando voltei ao meu assento, descobri que Lucy havia se movido ligeiramente e arrancado as flores de alho de sua garganta. Recoloquei-as o melhor que pude, e fiquei observando-a.

Logo ela acordou, e eu lhe dei comida, como Van Helsing havia prescrito. Ela comeu pouco, e com languidez. Não parecia haver nela agora a luta inconsciente pela vida e pela força que até então tanto marcara sua doença. Chamou-me a atenção como era curioso que, no momento em que recobrava a consciência, ela apertava as flores de alho junto a si. Era certamente estranho que, sempre que entrava naquele estado letárgico, com a respiração estertorosa, ela afastava as flores de si; mas que, quando acordava, agarrava-as junto a si. Não havia possibilidade de se enganar quanto a isso, pois nas longas horas que se seguiram ela teve muitos períodos de sono e vigília e repetiu ambas as ações muitas vezes.

Às seis horas Van Helsing veio me render. Arthur havia então caído num cochilo, e ele, misericordiosamente, o deixou dormir. Quando viu o rosto de Lucy, pude ouvir o sibilo de sua inspiração, e ele me disse num sussurro cortante: “Levante a persiana; quero luz!” Então ele se curvou, e, com o rosto quase tocando o de Lucy, examinou-a cuidadosamente. Removeu as flores e ergueu o lenço de seda de sua garganta. Ao fazê-lo, recuou de repente, e pude ouvir sua exclamação, “Mein Gott!”, abafada em sua garganta. Eu me curvei e olhei também, e ao notar algo, um arrepio estranho tomou conta de mim.

As feridas na garganta haviam absolutamente desaparecido.

Por cinco minutos inteiros Van Helsing ficou olhando para ela, com o rosto no seu mais severo. Então virou-se para mim e disse calmamente:--

“Ela está morrendo. Não vai demorar muito agora. Haverá muita diferença, marque minhas palavras, se ela morrer consciente ou dormindo. Acorde aquele pobre rapaz, e deixe-o vir ver o fim; ele confia em nós, e nós lhe prometemos.”

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.