DráculaCHAPTER XIX (3)
Página 1 de 5
CAPÍTULO XIX (3)
Não me lembro bem como adormeci na noite passada. Lembro-me de ter ouvido o latido repentino dos cães e muitos sons estranhos, como uma reza numa escala muito tumultuada, vindos do quarto do Sr. Renfield, que fica em algum lugar abaixo deste. E então houve silêncio sobre tudo, um silêncio tão profundo que me assustou, e eu me levantei e olhei pela janela. Tudo estava escuro e silencioso, as sombras negras projetadas pelo luar pareciam cheias de um mistério silencioso próprio. Nada parecia se mover, mas tudo parecia sombrio e fixo como a morte ou o destino; de modo que uma fina faixa de névoa branca, que se arrastava com uma lentidão quase imperceptível pela grama em direção à casa, parecia ter uma sensibilidade e uma vitalidade próprias. Acho que a divagação dos meus pensamentos deve ter me feito bem, pois quando voltei para a cama senti uma letargia se apoderando de mim. Fiquei deitada um pouco, mas não conseguia dormir de fato, então me levantei e olhei pela janela novamente. A névoa estava se espalhando e agora estava bem próxima da casa, de modo que eu podia vê-la espessa contra a parede, como se estivesse se aproximando furtivamente das janelas. O pobre homem estava mais alto do que nunca, e embora eu não conseguisse distinguir uma palavra do que ele dizia, eu podia de alguma forma reconhecer em seus tons alguma súplica apaixonada de sua parte. Então houve o som de uma luta, e eu soube que os atendentes estavam lidando com ele. Fiquei tão assustada que me enfiei na cama e puxei os lençóis sobre a cabeça, colocando os dedos nos ouvidos. Eu não estava nem um pouco sonolenta então, pelo menos assim pensei; mas devo ter adormecido, pois, exceto sonhos, não me lembro de nada até a manhã, quando Jonathan me acordou. Acho que precisei de um esforço e de um pouco de tempo para perceber onde estava, e que era Jonathan quem estava inclinado sobre mim. Meu sonho foi muito peculiar, e era quase típico da maneira como os pensamentos despertos se fundem ou continuam nos sonhos.
Pensei que estava dormindo e esperando Jonathan voltar. Eu estava muito ansiosa por ele, e era impotente para agir; meus pés, minhas mãos e meu cérebro estavam pesados, de modo que nada podia prosseguir no ritmo habitual. E então dormi inquieta e pensei. Então comecei a perceber que o ar estava pesado, úmido e frio. Afastei os lençóis do rosto e descobri, para minha surpresa, que tudo estava escuro ao redor. A luz do gás que eu tinha deixado acesa para Jonathan, mas abaixada, chegava apenas como uma pequena centelha vermelha através da névoa, que evidentemente tinha ficado mais espessa e invadido o quarto. Então me ocorreu que eu tinha fechado a janela antes de me deitar. Eu teria me levantado para ter certeza disso, mas alguma letargia de chumbo parecia acorrentar meus membros e até minha vontade. Fiquei imóvel e suportei; era só isso. Fechei os olhos, mas ainda podia ver através das pálpebras. (É maravilhoso os truques que nossos sonhos nos pregam, e quão convenientemente podemos imaginar.) A névoa ficou mais e mais espessa e eu podia ver agora como ela entrava, pois eu podia vê-la como fumaça — ou com a energia branca de água fervente — entrando, não pela janela, mas pelas frestas da porta. Ficou mais e mais espessa, até que pareceu se concentrar numa espécie de coluna de nuvem no quarto, através do topo da qual eu podia ver a luz do gás brilhando como um olho vermelho. As coisas começaram a girar pelo meu cérebro assim como a coluna nebulosa agora girava no quarto, e através de tudo isso vieram as palavras das Escrituras "uma coluna de nuvem de dia e de fogo de noite". Seria de fato alguma orientação espiritual como essa que estava vindo a mim em meu sono? Mas a coluna era composta tanto da guia do dia quanto da noite, pois o fogo estava no olho vermelho, que ao pensamento ganhou um novo fascínio para mim; até que, enquanto eu olhava, o fogo se dividiu e pareceu brilhar sobre mim através da névoa como dois olhos vermelhos, como Lucy me contou em seu momentâneo desvario mental quando, no penhasco, a luz moribunda do sol atingiu as janelas da Igreja de Santa Maria. De repente o horror me atingiu: era assim que Jonathan tinha visto aquelas mulheres terríveis se tornando reais através da névoa giratória ao luar, e em meu sonho devo ter desmaiado, pois tudo se tornou escuridão negra. O último esforço consciente que a imaginação fez foi me mostrar um rosto branco lívido inclinado sobre mim saindo da névoa. Devo ter cuidado com tais sonhos, pois eles desequilibrariam a razão de alguém se fossem demais. Eu pediria ao Dr. Van Helsing ou ao Dr. Seward que me receitassem algo que me fizesse dormir, só que temo alarmá-los. Um sonho assim no momento atual se entrelaçaria aos medos deles por mim. Esta noite vou me esforçar muito para dormir naturalmente. Se não conseguir, amanhã à noite pedirei que me deem uma dose de cloral; isso não pode me fazer mal uma vez, e me dará uma boa noite de sono. A noite passada me cansou mais do que se eu não tivesse dormido nada.
2 de outubro, 10 da noite. — Ontem à noite dormi, mas não sonhei. Devo ter dormido profundamente, pois não fui acordada por Jonathan ao se deitar; mas o sono não me revigorou, pois hoje me sinto terrivelmente fraca e sem ânimo. Passei todo o dia de ontem tentando ler, ou deitada cochilando. À tarde o Sr. Renfield perguntou se podia me ver. Pobre homem, ele estava muito gentil, e quando eu saí ele beijou minha mão e pediu que Deus me abençoasse. De alguma forma isso me afetou muito; estou chorando quando penso nele. Esta é uma nova fraqueza, com a qual devo ter cuidado. Jonathan ficaria infeliz se soubesse que eu estive chorando. Ele e os outros estiveram fora até a hora do jantar, e todos voltaram cansados. Fiz o que pude para animá-los, e suponho que o esforço me fez bem, pois esqueci o quanto estava cansada. Depois do jantar me mandaram para a cama, e todos saíram para fumar juntos, como disseram, mas eu sabia que queriam contar uns aos outros o que havia acontecido a cada um durante o dia; pude ver pelo comportamento de Jonathan que ele tinha algo importante a comunicar. Eu não estava tão sonolenta quanto deveria estar; então antes que fossem, pedi ao Dr. Seward que me desse um pouco de opiáceo de algum tipo, pois não tinha dormido bem na noite anterior. Ele muito gentilmente preparou uma poção para dormir, que me deu, dizendo que não me faria mal, pois era muito suave.... Tomei, e estou esperando o sono, que ainda se mantém distante. Espero não ter feito errado, pois à medida que o sono começa a flertar comigo, um novo medo surge: que eu possa ter sido tola ao me privar assim do poder de acordar. Eu poderia precisar dele. Aí vem o sono. Boa noite.
Comentarios (0)