DráculaCHAPTER XXI (2)

CAPÍTULO XXI (2)

“O dia todo esperei notícias dele, mas ele não me mandou nada, nem uma mosca varejeira, e quando a lua subiu fiquei bastante irritado com ele. Quando ele deslizou pela janela, embora estivesse fechada, e nem sequer bateu, fiquei furioso com ele. Ele zombou de mim, e seu rosto branco espiou da névoa com seus olhos vermelhos brilhando, e ele continuou como se fosse dono do lugar inteiro, e eu não fosse ninguém. Ele nem cheirava igual quando passou por mim. Eu não conseguia segurá-lo. Pensei que, de algum modo, a Sra. Harker tinha entrado no quarto.”

Os dois homens sentados na cama levantaram-se e vieram, ficando atrás dele de modo que ele não pudesse vê-los, mas onde pudessem ouvir melhor. Ambos ficaram em silêncio, mas o Professor sobressaltou-se e tremeu; seu rosto, no entanto, tornou-se ainda mais sombrio e severo. Renfield continuou sem notar:—

“Quando a Sra. Harker veio me ver esta tarde ela não estava igual; era como chá depois que a chaleira foi aguada.” Aqui todos nós nos movemos, mas ninguém disse uma palavra; ele continuou:—

“Eu não sabia que ela estava aqui até que ela falou; e ela não parecia a mesma. Não gosto das pessoas pálidas; gosto delas com muito sangue, e o dela parecia ter todo escorrido. Não pensei nisso na hora; mas quando ela foi embora comecei a pensar, e fiquei furioso ao saber que Ele estava tirando a vida dela.” Eu podia sentir que os outros tremiam, como eu, mas permanecemos de resto imóveis. “Então quando Ele veio esta noite eu estava pronto para Ele. Vi a névoa entrando furtivamente, e agarrei-a com força. Tinha ouvido que os loucos têm força sobrenatural; e como eu sabia que era um louco—às vezes, de qualquer modo—resolvi usar meu poder. Sim, e Ele também sentiu, pois teve que sair da névoa para lutar comigo. Eu segurei firme; e pensei que ia vencer, pois não pretendia deixá-lo tirar mais da vida dela, até que vi Seus olhos. Eles queimaram dentro de mim, e minha força tornou-se como água. Ele escapou por entre ela, e quando tentei me agarrar a Ele, Ele me levantou e me atirou ao chão. Havia uma nuvem vermelha diante de mim, e um barulho como de trovão, e a névoa pareceu esvair-se por baixo da porta.” Sua voz estava ficando mais fraca e sua respiração mais estertorosa. Van Helsing levantou-se instintivamente.

“Agora sabemos o pior”, disse ele. “Ele está aqui, e sabemos seu propósito. Pode não ser tarde demais. Vamos nos armar—o mesmo que estávamos na outra noite, mas não percamos tempo; não há um instante a perder.” Não havia necessidade de pôr nosso medo, ou melhor, nossa convicção, em palavras—nós a compartilhávamos em comum. Todos nos apressamos e pegamos de nossos quartos as mesmas coisas que tínhamos quando entramos na casa do Conde. O Professor tinha as dele prontas, e quando nos encontramos no corredor ele apontou para elas significativamente enquanto dizia:—

“Elas nunca me deixam; e não me deixarão até que este infeliz assunto termine. Sejam também prudentes, meus amigos. Não é um inimigo comum que enfrentamos. Ai! ai! que essa querida Senhora Mina tenha que sofrer!” Ele parou; sua voz estava falhando, e não sei se raiva ou terror predominava em meu próprio coração.

Diante da porta dos Harker paramos. Art e Quincey ficaram para trás, e este último disse:—

“Devemos perturbá-la?”

“Devemos”, disse Van Helsing sombriamente. “Se a porta estiver trancada, vou arrombá-la.”

“Não pode assustá-la terrivelmente? Não é comum arrombar o quarto de uma dama!”

Van Helsing disse solenemente: “Você está sempre certo; mas isto é vida ou morte. Todos os quartos são iguais para o médico; e mesmo que não fossem, são todos um só para mim esta noite. Amigo John, quando eu girar a maçaneta, se a porta não abrir, você abaixa o ombro e empurra; e vocês também, meus amigos. Agora!”

Ele girou a maçaneta enquanto falava, mas a porta não cedeu. Atiramo-nos contra ela; com um estrondo ela se abriu, e quase caímos de cabeça no quarto. O Professor de fato caiu, e eu vi por cima dele enquanto ele se levantava de gatas. O que vi me apavorou. Senti meu cabelo erguer-se como cerdas na nuca, e meu coração pareceu parar.

O luar era tão brilhante que através da espessa cortina amarela o quarto estava claro o suficiente para ver. Na cama ao lado da janela jazia Jonathan Harker, seu rosto corado e respirando pesadamente como se em estupor. Ajoelhada na borda próxima da cama, voltada para fora, estava a figura vestida de branco de sua esposa. Ao lado dela estava um homem alto e magro, vestido de preto. Seu rosto estava voltado para longe de nós, mas no instante em que vimos todos reconhecemos o Conde—em todos os aspectos, até a cicatriz em sua testa. Com a mão esquerda ele segurava ambas as mãos da Sra. Harker, mantendo-as afastadas com os braços dela em plena tensão; sua mão direita agarrava-a pela nuca, forçando seu rosto contra seu peito. A camisola branca dela estava manchada de sangue, e um fino fio escorria pelo peito nu do homem, que era mostrado por sua roupa rasgada. A atitude dos dois tinha uma terrível semelhança com uma criança forçando o nariz de um gatinho dentro de um pires de leite para obrigá-lo a beber. Quando irrompemos no quarto, o Conde virou o rosto, e o olhar infernal que eu ouvira descrever pareceu saltar nele. Seus olhos flamejavam vermelhos com paixão diabólica; as grandes narinas do nariz aquilino branco abriram-se amplamente e tremeram nas bordas; e os dentes brancos e afiados, atrás dos lábios cheios da boca gotejante de sangue, cerraram-se como os de uma fera selvagem. Com um arranco, que atirou sua vítima de volta à cama como se arremessada de uma altura, ele virou-se e saltou sobre nós. Mas a essa altura o Professor já havia se levantado, e segurava na direção dele o envelope que continha a Hóstia Sagrada. O Conde parou de repente, exatamente como a pobre Lucy fizera do lado de fora do túmulo, e encolheu-se para trás. Mais e mais para trás ele se encolhia, enquanto nós, erguendo nossos crucifixos, avançávamos. O luar de repente falhou, quando uma grande nuvem negra cruzou o céu; e quando a luz a gás acendeu sob o fósforo de Quincey, não vimos nada além de um vapor tênue. Este, enquanto olhávamos, arrastou-se por baixo da porta, que com o recuo de sua abertura brusca, voltara à sua antiga posição. Van Helsing, Art e eu avançamos até a Sra. Harker, que a essa altura havia recuperado o fôlego e com ele soltado um grito tão selvagem, tão penetrante, tão desesperado que me parece agora que ressoará em meus ouvidos até meu último dia. Por alguns segundos ela ficou em sua atitude indefesa e em desalinho. Seu rosto estava lívido, com uma palidez acentuada pelo sangue que manchava seus lábios, bochechas e queixo; de sua garganta escorria um fino fio de sangue; seus olhos estavam loucos de terror. Então ela pôs diante do rosto suas pobres mãos machucadas, que traziam em sua brancura a marca vermelha do terrível aperto do Conde, e de trás delas veio um lamento baixo e desolado que fez o terrível grito parecer apenas a expressão rápida de uma dor sem fim. Van Helsing avançou e puxou a colcha gentilmente sobre seu corpo, enquanto Art, depois de olhar para seu rosto por um instante com desespero, correu para fora do quarto. Van Helsing sussurrou para mim:—

“Jonathan está em um estupor como sabemos que o Vampiro pode produzir. Não podemos fazer nada com a pobre Senhora Mina por alguns momentos até que ela se recupere; devo acordá-lo!” Ele mergulhou a ponta de uma toalha em água fria e com ela começou a esbofeteá-lo no rosto, sua esposa o tempo todo segurando o rosto entre as mãos e soluçando de um modo que era de partir o coração ouvir. Eu levantei a cortina e olhei pela janela. Havia muito luar; e enquanto olhava pude ver Quincey Morris correr pelo gramado e esconder-se na sombra de um grande teixo. Fiquei intrigado pensando por que ele estava fazendo isso; mas no instante ouvi a exclamação rápida de Harker ao acordar para a consciência parcial, e virei-me para a cama. Em seu rosto, como bem poderia haver, estava um olhar de selvagem espanto. Ele pareceu atordoado por alguns segundos, e então a plena consciência pareceu irromper nele de uma só vez, e ele se levantou. Sua esposa foi despertada pelo movimento rápido, e virou-se para ele com os braços estendidos, como que para abraçá-lo; instantaneamente, porém, ela os recolheu novamente, e juntando os cotovelos, segurou as mãos diante do rosto, e estremeceu até que a cama sob ela sacudiu.

“Em nome de Deus, o que isso significa?” gritou Harker. “Dr. Seward, Dr. Van Helsing, o que é isso? O que aconteceu? O que está errado? Mina, querida, o que é isso? O que significa esse sangue? Meu Deus, meu Deus! chegou a isto!” e, levantando-se sobre os joelhos, bateu as mãos selvagemente uma na outra. “Bom Deus, ajude-nos! ajude-a! oh, ajude-a!” Com um movimento rápido ele saltou da cama, e começou a vestir suas roupas,—todo o homem nele desperto pela necessidade de esforço imediato. “O que aconteceu? Conte-me tudo!” gritou sem pausar. “Dr. Van Helsing, você ama Mina, eu sei. Oh, faça algo para salvá-la. Não pode ter ido longe demais ainda. Guarde-a enquanto procuro ele!” Sua esposa, através de seu terror e horror e angústia, viu algum perigo certo para ele: instantaneamente esquecendo sua própria dor, ela agarrou-o e gritou:—

“Não! não! Jonathan, você não deve me deixar. Já sofri o suficiente esta noite, Deus sabe, sem o temor de que ele lhe faça mal. Você deve ficar comigo. Fique com estes amigos que velarão por você!” Sua expressão tornou-se frenética enquanto falava; e, ele cedendo a ela, ela o puxou para sentar-se na beira da cama, e agarrou-se a ele ferozmente.

Van Helsing e eu tentamos acalmar ambos. O Professor ergueu seu pequeno crucifixo dourado, e disse com maravilhosa calma:—

“Não tema, minha cara. Estamos aqui; e enquanto isto estiver perto de você nenhuma coisa imunda pode se aproximar. Você está segura por esta noite; e devemos ficar calmos e deliberar juntos.” Ela estremeceu e ficou em silêncio, mantendo a cabeça baixa sobre o peito do marido. Quando a levantou, a camisola branca dele estava manchada de sangue onde os lábios dela haviam tocado, e onde a fina ferida aberta em seu pescoço havia deixado cair gotas. No instante em que ela viu isso, recuou, com um lamento baixo, e sussurrou, entre soluços sufocados:—

“Impuro, impuro! Não devo mais tocá-lo nem beijá-lo. Oh, que seja eu quem agora é seu pior inimigo, e a quem ele tem mais motivo para temer.” A isso ele falou com resolução:—

“Bobagem, Mina. É uma vergonha para mim ouvir tal palavra. Não a ouviria de você; e não a ouvirei de você. Que Deus me julgue por meus merecimentos, e me castigue com sofrimento mais amargo do que até mesmo esta hora, se por qualquer ato ou vontade minha algo algum dia se interpuser entre nós!” Ele estendeu os braços e a apertou contra o peito; e por um momento ela ficou ali soluçando. Ele olhou para nós por cima da cabeça curvada dela, com olhos que piscavam úmidos acima de suas narinas trêmulas; sua boca estava firme como aço. Depois de um tempo seus soluços tornaram-se menos frequentes e mais fracos, e então ele me disse, falando com uma calma estudada que eu senti testar seu poder nervoso ao extremo:—

“E agora, Dr. Seward, conte-me tudo sobre isso. Conheço bem demais o fato geral; conte-me tudo o que houve.” Contei-lhe exatamente o que havia acontecido, e ele escutou com aparente impassibilidade; mas suas narinas tremiam e seus olhos flamejavam enquanto eu contava como as mãos implacáveis do Conde haviam segurado sua esposa naquela posição terrível e horrenda, com a boca dela na ferida aberta em seu peito. Interessou-me, mesmo naquele momento, ver que, enquanto o rosto de paixão branca e obstinada trabalhava convulsivamente sobre a cabeça curvada, as mãos tocavam com ternura e amor o cabelo desalinhado. Assim que terminei, Quincey e Godalming bateram à porta. Entraram em obediência à nossa convocação. Van Helsing olhou para mim interrogativamente. Entendi que ele queria dizer se deveríamos aproveitar a vinda deles para desviar, se possível, os pensamentos do infeliz marido e esposa um do outro e de si mesmos; então, assentindo em aquiescência a ele, perguntou-lhes o que tinham visto ou feito. Ao que Lord Godalming respondeu:—

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.