DráculaCHAPTER XXVI (2)
Página 1 de 9
“Vou lhe contar rapidinho!” ele respondeu e, descendo até sua cabine, produziu um recibo assinado “Immanuel Hildesheim.” O endereço era Burgen-strasse 16. Descobrimos que era tudo o que o capitão sabia; então, com agradecimentos, fomos embora.
Encontramos Hildesheim em seu escritório, um hebreu do tipo bastante parecido com o do Teatro Adelphi, com nariz de ovelha e um fez. Seus argumentos eram pontuados com espécie—nós fazendo a pontuação—e, com um pouco de pechincha, ele nos contou o que sabia. Isso acabou sendo simples, mas importante. Ele havia recebido uma carta do Sr. de Ville, de Londres, dizendo-lhe para receber, se possível antes do nascer do sol, para evitar a alfândega, uma caixa que chegaria a Galatz no Czarina Catherine. Ele deveria entregá-la aos cuidados de certo Petrof Skinsky, que negociava com os eslovacos que comerciavam rio abaixo até o porto. Ele havia sido pago por seu trabalho com uma nota de banco inglesa, que fora devidamente trocada por ouro no Banco Internacional do Danúbio. Quando Skinsky veio até ele, ele o levou ao navio e entregou a caixa, para economizar o carreto. Era tudo o que sabia.
Depois procuramos Skinsky, mas não conseguimos encontrá-lo. Um de seus vizinhos, que não parecia ter nenhuma afeição por ele, disse que ele havia partido dois dias antes, ninguém sabia para onde. Isso foi corroborado por seu senhorio, que havia recebido por mensageiro a chave da casa junto com o aluguel devido, em dinheiro inglês. Isso tinha acontecido entre dez e onze horas da noite passada. Estávamos novamente num impasse.
Enquanto conversávamos, alguém veio correndo e, sem fôlego, arquejou que o corpo de Skinsky havia sido encontrado dentro do muro do cemitério de São Pedro, e que a garganta havia sido rasgada como se por algum animal selvagem. Aqueles com quem estávamos falando saíram correndo para ver o horror, as mulheres gritando “Isto é obra de um eslovaco!” Nós nos apressamos em ir embora para que não fôssemos de alguma forma arrastados para o caso e, assim, detidos.
Ao voltarmos para casa, não conseguimos chegar a nenhuma conclusão definitiva. Estávamos todos convencidos de que a caixa estava a caminho, por água, para algum lugar; mas onde isso poderia ser, teríamos que descobrir. Com o coração pesado, voltamos ao hotel para Mina.
Quando nos reunimos, a primeira coisa foi consultar sobre tornar a confiar em Mina. As coisas estão ficando desesperadoras, e é ao menos uma chance, embora arriscada. Como passo preliminar, fui liberado da minha promessa a ela.
Diário de Mina Harker.
30 de outubro, à noite.—Estavam tão cansados e exaustos e desanimados que não havia nada a fazer até que descansassem um pouco; então pedi que todos se deitassem por meia hora enquanto eu registrava tudo até o momento. Sinto-me tão grata ao homem que inventou a máquina de escrever “Traveller”, e ao Sr. Morris por conseguir esta para mim. Eu me sentiria bastante perdida fazendo o trabalho se tivesse que escrever com uma caneta....
Está tudo feito; pobre querido, querido Jonathan, o que ele deve ter sofrido, o que deve estar sofrendo agora. Ele está deitado no sofá, quase sem parecer respirar, e todo o seu corpo parece em colapso. Suas sobrancelhas estão franzidas; seu rosto está contraído de dor. Pobre coitado, talvez esteja pensando, e posso ver seu rosto todo enrugado com a concentração de seus pensamentos. Oh! se eu pudesse ao menos ajudar de alguma forma.... Farei o que puder.
Pedi ao Dr. Van Helsing, e ele me conseguiu todos os papéis que eu ainda não tinha visto.... Enquanto eles descansam, vou examinar tudo com cuidado, e talvez eu possa chegar a alguma conclusão. Tentarei seguir o exemplo do professor e pensar sem preconceitos sobre os fatos diante de mim....
Acredito que, sob a providência de Deus, fiz uma descoberta. Vou pegar os mapas e examiná-los....
Estou mais do que nunca certa de que estou certa. Minha nova conclusão está pronta, então vou reunir nosso grupo e lê-la. Eles podem julgá-la; é bom ser precisa, e cada minuto é precioso.
Memorando de Mina Harker.
(Registrado em seu Diário.)
Base da investigação.—O problema do Conde Drácula é voltar ao seu próprio lugar.
(a) Ele deve ser trazido de volta por alguém. Isso é evidente; pois se tivesse poder de se mover como quisesse, poderia ir como homem, ou lobo, ou morcego, ou de alguma outra forma. Ele evidentemente teme a descoberta ou a interferência, no estado de impotência em que deve estar—confinado como está entre o amanhecer e o pôr do sol em sua caixa de madeira.
(b) Como ele deve ser levado?—Aqui um processo de exclusões pode nos ajudar. Por estrada, por ferrovia, por água?
(x) Há pessoas; e as pessoas são curiosas e investigam. Uma pista, uma suposição, uma dúvida quanto ao que poderia estar na caixa, o destruiria.
(y) Há, ou pode haver, funcionários da alfândega e do octroi a passar.
(z) Seus perseguidores poderiam segui-lo. Esse é o seu maior medo; e, para impedir que seja traído, ele repeliu, tanto quanto pôde, até mesmo sua vítima—eu!
Por Ferrovia.—Não há ninguém encarregado da caixa. Ela teria que correr o risco de ser atrasada; e o atraso seria fatal, com inimigos no encalço. É verdade que ele poderia escapar à noite; mas o que seria ele, se deixado num lugar estranho sem nenhum refúgio para onde pudesse fugir? Não é isso que ele pretende; e ele não quer arriscar.
Por Água.—Aqui está o caminho mais seguro, num aspecto, mas com o maior perigo em outro. Na água ele é impotente, exceto à noite; mesmo então só pode invocar névoa e tempestade e neve e seus lobos. Mas se naufragasse, a água viva o engoliria, indefeso; e ele estaria de fato perdido. Ele poderia fazer o navio encalhar em terra; mas se fosse terra hostil, onde não tivesse liberdade de se mover, sua posição ainda seria desesperadora.
Sabemos pelo registro que ele estava na água; então o que temos que fazer é averiguar qual água.
A primeira coisa é perceber exatamente o que ele fez até agora; podemos, então, lançar luz sobre qual será sua tarefa posterior.
Primeiro.—Devemos diferenciar entre o que ele fez em Londres como parte de seu plano geral de ação, quando estava pressionado por momentos e tinha que arranjar tudo o melhor que podia.
Segundo, devemos ver, tão bem quanto pudermos conjecturar a partir dos fatos que conhecemos, o que ele fez aqui.
Quanto ao primeiro, ele evidentemente pretendia chegar a Galatz, e enviou a fatura para Varna para nos enganar, para que não averiguássemos seus meios de saída da Inglaterra; seu propósito imediato e único então era escapar. A prova disso é a carta de instruções enviada a Immanuel Hildesheim para liberar e levar a caixa antes do nascer do sol. Há também a instrução a Petrof Skinsky. Estas só podemos conjecturar; mas deve ter havido alguma carta ou mensagem, já que Skinsky veio a Hildesheim.
Que, até aqui, seus planos foram bem-sucedidos, sabemos. O Czarina Catherine fez uma viagem fenomenalmente rápida—tanto que as suspeitas do Capitão Donelson foram despertadas; mas sua superstição, unida à sua astúcia, jogou a favor do Conde, e ele correu com seu vento favorável através de névoas e tudo até encalhar de olhos vendados em Galatz. Que os arranjos do Conde foram bem feitos, ficou provado. Hildesheim liberou a caixa, retirou-a e a entregou a Skinsky. Skinsky a levou—e aqui perdemos o rastro. Só sabemos que a caixa está em algum lugar na água, seguindo adiante. A alfândega e o octroi, se houver algum, foram evitados.
Agora chegamos ao que o Conde deve ter feito após sua chegada—em terra, em Galatz.
A caixa foi entregue a Skinsky antes do nascer do sol. Ao nascer do sol o Conde podia aparecer em sua própria forma. Aqui, perguntamos por que Skinsky foi escolhido para ajudar no trabalho? No diário do meu marido, Skinsky é mencionado como negociando com os eslovacos que comerciavam rio abaixo até o porto; e o comentário do homem, de que o assassinato foi obra de um eslovaco, mostrou o sentimento geral contra sua classe. O Conde queria isolamento.
Minha suposição é esta: que em Londres o Conde decidiu voltar ao seu castelo por água, como o caminho mais seguro e secreto. Ele foi trazido do castelo pelos szgany, e provavelmente entregaram sua carga aos eslovacos que levaram as caixas a Varna, pois lá foram embarcadas para Londres. Assim o Conde tinha conhecimento das pessoas que podiam arranjar esse serviço. Quando a caixa estava em terra, antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol, ele saiu de sua caixa, encontrou Skinsky e o instruiu sobre o que fazer quanto a arranjar o transporte da caixa por algum rio. Quando isso foi feito, e ele soube que tudo estava encaminhado, apagou seus rastros, como pensava, assassinando seu agente.
Examinei o mapa e descubro que o rio mais adequado para os eslovacos terem subido é ou o Pruth ou o Sereth. Leio no datiloscrito que em meu transe ouvi vacas mugirem e água borbulhando no nível dos meus ouvidos e o rangido de madeira. O Conde em sua caixa, então, estava num rio, num barco aberto—provavelmente impulsionado por remos ou varas, pois as margens estão próximas e ele está subindo contra a corrente. Não haveria tal som se estivesse descendo o rio.
É claro que pode não ser nem o Sereth nem o Pruth, mas talvez possamos investigar mais. Ora, desses dois, o Pruth é o mais facilmente navegável, mas o Sereth é, em Fundu, unido pelo Bistritza, que sobe contornando o Passo Borgo. A curva que ele faz é manifestamente o mais próximo do castelo de Drácula que se pode chegar por água.
Diário de Mina Harker—continuação.
Quando terminei de ler, Jonathan me tomou nos braços e me beijou. Os outros ficaram me apertando as mãos, ambas, e o Dr. Van Helsing disse:—
“Nossa querida senhora Mina é mais uma vez nossa professora. Seus olhos estiveram onde nós estávamos cegos. Agora estamos novamente na pista, e desta vez podemos ter êxito. Nosso inimigo está em seu estado mais indefeso; e se pudermos surpreendê-lo de dia, na água, nossa tarefa estará terminada. Ele tem uma dianteira, mas é impotente para apressar-se, pois não pode deixar seu caixão, para que aqueles que o carregam não suspeitem; pois que suspeitassem seria incitá-los a jogá-lo no rio, onde ele pereceria. Isso ele sabe, e não o fará. Agora, homens, ao nosso Conselho de Guerra; pois, aqui e agora, devemos planejar o que cada um e todos devem fazer.”
“Vou conseguir um barco a vapor e segui-lo”, disse lorde Godalming.
“E eu, cavalos para seguir pela margem, caso por acaso ele desembarque”, disse o senhor Morris.
“Bom!”, disse o Professor, “ambos bons. Mas nenhum deve ir sozinho. Deve haver força para vencer a força, se necessário; o eslovaco é forte e rude, e carrega armas grosseiras.” Todos os homens sorriram, pois entre si carregavam um pequeno arsenal. Disse o senhor Morris:—
“Trouxe alguns Winchesters; são bem práticos numa multidão, e pode haver lobos. O Conde, se vocês se lembram, tomou outras precauções; fez algumas requisições a outros que a senhora Harker não conseguiu ouvir ou entender bem. Devemos estar prontos em todos os pontos.” O doutor Seward disse:—
“Acho que é melhor eu ir com Quincey. Estamos acostumados a caçar juntos, e nós dois, bem armados, seremos páreo para o que quer que apareça. Você não deve ir sozinho, Art. Pode ser necessário lutar contra os eslovacos, e uma estocada casual — pois não suponho que esses sujeitos carreguem armas de fogo — desfaria todos os nossos planos. Não deve haver riscos, desta vez; não descansaremos até que a cabeça e o corpo do Conde tenham sido separados, e tenhamos certeza de que ele não pode reencarnar.” Ele olhou para Jonathan enquanto falava, e Jonathan olhou para mim. Eu podia ver que o pobre querido estava dilacerado em sua mente. É claro que ele queria estar comigo; mas então o serviço no barco seria, muito provavelmente, o que destruiria o ... o ... o ... Vampiro. (Por que hesitei em escrever a palavra?) Ele ficou em silêncio por um momento, e durante seu silêncio o doutor Van Helsing falou:—
Comentarios (0)