DráculaCHAPTER XXVI

CAPÍTULO XXVI

DR. SEWARD’S DIARY

29 de outubro. -- Isto está sendo escrito no trem de Varna para Galatz. Ontem à noite todos nos reunimos um pouco antes da hora do pôr do sol. Cada um de nós tinha feito seu trabalho o melhor que pudera; no que diz respeito a pensamento, esforço e oportunidade, estamos preparados para toda a nossa jornada, e para o nosso trabalho quando chegarmos a Galatz. Quando chegou a hora habitual, a Sra. Harker preparou-se para seu esforço hipnótico; e após um esforço mais longo e mais sério da parte de Van Helsing do que o habitualmente necessário, ela caiu no transe. Normalmente ela fala ao menor sinal; mas desta vez o Professor teve de lhe fazer perguntas, e fazê-las com bastante resolução, antes que pudéssemos saber qualquer coisa; por fim veio sua resposta: --

“Não consigo ver nada; estamos parados; não há ondas lambendo, mas apenas um redemoinho constante de água correndo suavemente contra o cabo. Consigo ouvir vozes de homens chamando, perto e longe, e o rolar e o ranger dos remós nos toletes. Um tiro é disparado em algum lugar; o eco parece distante. Há pisadas de pés sobre nossas cabeças, e cordas e correntes são arrastadas. O que é isto? Há um lampejo de luz; sinto o ar soprando sobre mim.”

Aqui ela parou. Tinha-se levantado, como que por impulso, de onde estava deitada no sofá, e erguido ambas as mãos, com as palmas para cima, como se levantasse um peso. Van Helsing e eu olhamos um para o outro com compreensão. Quincey ergueu ligeiramente as sobrancelhas e olhou-a fixamente, enquanto a mão de Harker instintivamente se fechou em torno do punho de seu Kukri. Houve uma longa pausa. Todos sabíamos que o tempo em que ela podia falar estava passando; mas sentíamos que era inútil dizer qualquer coisa. De repente ela se sentou, e, ao abrir os olhos, disse docemente: --

“Nenhum de vocês gostaria de uma xícara de chá? Vocês todos devem estar tão cansados!” Só pudemos fazê-la feliz, e assim aquiescemos. Ela saiu apressada para preparar o chá; quando ela se foi, Van Helsing disse: --

“Vejam, meus amigos. Ele está perto da terra: deixou seu caixão de terra. Mas ainda tem de chegar à costa. Durante a noite ele pode ficar escondido em algum lugar; mas se não for levado à costa, ou se o navio não tocar nela, ele não pode alcançar a terra. Nesse caso, ele pode, se for à noite, mudar de forma e pode saltar ou voar para a costa, como fez em Whitby. Mas se o dia chegar antes que ele chegue à costa, então, a menos que seja carregado, ele não pode escapar. E se for carregado, então os homens da alfândega podem descobrir o que a caixa contém. Assim, em suma, se ele não escapar para a costa esta noite, ou antes do amanhecer, todo o dia estará perdido para ele. Podemos então chegar a tempo; pois se ele não escapar à noite, nós o encontraremos de dia, encaixotado e à nossa mercê; pois ele não ousa ser seu verdadeiro eu, acordado e visível, para que não seja descoberto.”

Não havia mais nada a dizer, então esperamos com paciência até o amanhecer; hora em que poderíamos saber mais com a Sra. Harker.

No início desta manhã escutamos, com ansiedade sem fôlego, sua resposta em seu transe. O estágio hipnótico demorou ainda mais a chegar do que antes; e quando chegou, o tempo restante até o nascer completo do sol era tão curto que começamos a desesperar. Van Helsing parecia lançar toda a sua alma no esforço; por fim, em obediência à sua vontade, ela respondeu: --

“Tudo está escuro. Ouço água lambendo, no mesmo nível que eu, e algum ranger como de madeira sobre madeira.” Ela fez uma pausa, e o sol vermelho despontou. Devemos esperar até a noite.

E é assim que estamos viajando para Galatz numa agonia de expectativa. Devemos chegar entre duas e três da madrugada; mas já, em Bucareste, estamos três horas atrasados, então não podemos possivelmente chegar antes de bem depois do nascer do sol. Assim teremos mais duas mensagens hipnóticas da Sra. Harker; uma ou ambas podem possivelmente lançar mais luz sobre o que está acontecendo.


Mais tarde. -- O pôr do sol veio e se foi. Felizmente veio numa hora em que não havia distração; pois se tivesse ocorrido enquanto estávamos numa estação, talvez não tivéssemos conseguido a calma e o isolamento necessários. A Sra. Harker cedeu à influência hipnótica ainda menos prontamente do que nesta manhã. Temo que seu poder de ler as sensações do Conde possa desaparecer, justamente quando mais precisamos dele. Parece-me que sua imaginação está começando a funcionar. Enquanto esteve no transe até agora, ela se limitou aos fatos mais simples. Se isto continuar, pode acabar nos enganando. Se eu pensasse que o poder do Conde sobre ela desapareceria igualmente com seu poder de conhecimento, seria um pensamento feliz; mas temo que não seja assim. Quando ela falou, suas palavras foram enigmáticas: --

“Algo está saindo; sinto passar por mim como um vento frio. Ouço, ao longe, sons confusos -- como de homens falando em línguas estranhas, água caindo com fúria, e o uivo de lobos.” Ela parou e um tremor percorreu-a, aumentando de intensidade por alguns segundos, até que, no fim, ela tremia como se estivesse com paralisia. Não disse mais nada, nem mesmo em resposta ao interrogatório imperativo do Professor. Quando acordou do transe, estava fria, exausta e lânguida; mas sua mente estava totalmente alerta. Não conseguia se lembrar de nada, mas perguntou o que tinha dito; quando lhe contaram, ela refletiu profundamente sobre isso por um longo tempo e em silêncio.


30 de outubro, 7 da manhã. -- Estamos perto de Galatz agora, e talvez não tenha tempo de escrever mais tarde. O nascer do sol desta manhã foi ansiosamente aguardado por todos nós. Sabendo da dificuldade crescente de obter o transe hipnótico, Van Helsing começou seus passes mais cedo do que o habitual. Não produziram efeito, no entanto, até a hora regular, quando ela cedeu com uma dificuldade ainda maior, apenas um minuto antes do sol nascer. O Professor não perdeu tempo em seus questionamentos; sua resposta veio com igual rapidez: --

“Tudo está escuro. Ouço água rodopiando ao lado, no mesmo nível que meus ouvidos, e o ranger de madeira sobre madeira. Gado muge ao longe. Há outro som, um estranho como ----” Ela parou e ficou pálida, e mais pálida ainda.

“Continue; continue! Fale, eu te ordeno!” disse Van Helsing com voz angustiada. Ao mesmo tempo havia desespero em seus olhos, pois o sol nascido estava avermelhando até o rosto pálido da Sra. Harker. Ela abriu os olhos, e todos nós nos sobressaltamos quando ela disse, docemente e aparentemente com a maior indiferença: --

“Oh, Professor, por que me pede para fazer o que sabe que não posso? Não me lembro de nada.” Então, vendo o olhar de espanto em nossos rostos, ela disse, voltando-se de um para o outro com um olhar perturbado: --

“O que eu disse? O que eu fiz? Não sei nada, só que estava deitada aqui, meio adormecida, e ouvi o senhor dizer ‘continue! fale, eu te ordeno!’ Pareceu tão engraçado ouvi-lo me dar ordens, como se eu fosse uma criança má!”

“Oh, Senhora Mina,” disse ele, tristemente, “é prova, se prova for necessária, de quanto eu a amo e a honro, quando uma palavra para o seu bem, dita com mais seriedade do que nunca, pode parecer tão estranha porque é para ordenar aquela a quem me orgulho de obedecer!”

Os apitos estão soando; estamos nos aproximando de Galatz. Estamos em chamas de ansiedade e ardor.

Diário de Mina Harker.

30 de outubro. -- O Sr. Morris levou-me ao hotel onde nossos quartos haviam sido reservados por telegrama, sendo ele o que podia ser mais facilmente dispensado, já que não fala nenhuma língua estrangeira. As forças foram distribuídas quase como tinham sido em Varna, exceto que Lord Godalming foi ao Vice-Cônsul, pois sua posição poderia servir como garantia imediata de alguma espécie para o funcionário, estando nós com extrema pressa. Jonathan e os dois doutores foram ao agente de navegação para saber particularidades da chegada do Czarina Catherine.


Mais tarde. -- Lord Godalming retornou. O Cônsul está ausente, e o Vice-Cônsul doente; então o trabalho de rotina foi atendido por um escriturário. Ele foi muito obsequioso, e ofereceu-se para fazer qualquer coisa ao seu alcance.

Diário de Jonathan Harker.

30 de outubro. -- Às nove horas o Dr. Van Helsing, o Dr. Seward e eu visitamos os Srs. Mackenzie & Steinkoff, os agentes da firma londrina de Hapgood. Tinham recebido um telegrama de Londres, em resposta ao pedido telegrafado de Lord Godalming, pedindo-nos que lhes mostrássemos qualquer cortesia ao seu alcance. Foram mais que gentis e corteses, e levaram-nos imediatamente a bordo do Czarina Catherine, que estava ancorado no porto do rio. Lá vimos o Capitão, de nome Donelson, que nos contou de sua viagem. Disse que em toda a sua vida nunca tinha tido uma travessia tão favorável.

“Homem!” disse ele, “mas isso nos deu medo, pois esperávamos ter de pagar por isso com alguma rara peça de má sorte, para manter a média. Não é natural correr de Londres ao Mar Negro com um vento atrás de você, como se o próprio Diabo estivesse soprando em sua vela para seus próprios propósitos. E o tempo todo não conseguíamos avistar coisa alguma. Se estávamos perto de um navio, ou de um porto, ou de um promontório, uma névoa caía sobre nós e viajava conosco, até que, depois que ela se levantava e olhávamos, o diabo de uma coisa podíamos ver. Passamos por Gibraltar sem poder sinalizar; e até chegarmos aos Dardanelos e termos de esperar para obter nossa permissão de passagem, nunca estivemos ao alcance da voz de nada. A princípio inclinei-me a diminuir a vela e bordejar até a névoa se levantar; mas às vezes pensava que, se o Diabo estava disposto a nos levar ao Mar Negro depressa, ele o faria quer quiséssemos quer não. Se tivéssemos uma viagem rápida, não seria para nosso descrédito com os armadores, nem prejuízo para nosso tráfego; e o Velho que tinha servido a seus próprios propósitos nos seria decentemente grato por não o atrapalharmos.” Essa mistura de simplicidade e astúcia, de superstição e raciocínio comercial, despertou Van Helsing, que disse: --

“Meu amigo, esse Diabo é mais astuto do que alguns pensam; e ele sabe quando encontra seu par!” O capitão não ficou descontente com o elogio, e continuou: --

“Quando passamos o Bósforo, os homens começaram a resmungar; alguns deles, os romenos, vieram me pedir que jogasse ao mar uma caixa grande que um velho de aparência estranha tinha posto a bordo pouco antes de partirmos de Londres. Eu os tinha visto olhar de esguelha para o sujeito, e estender os dois dedos quando o viram, para se protegerem do mau-olhado. Homem! mas a superstição dos estrangeiros é perfeitamente ridícula! Mandei-os cuidar da própria vida bem rápido; mas como logo depois um nevoeiro nos envolveu, senti um pouco o mesmo que eles a respeito de algo, embora eu não dissesse que fosse contra a caixa grande. Bem, seguimos em frente, e como o nevoeiro não levantou por cinco dias, deixei o vento nos levar; pois se o Diabo queria chegar a algum lugar — bem, ele daria um jeito. E se não quisesse, bem, manteríamos vigília de qualquer forma. Com certeza, tivemos caminho livre e água profunda o tempo todo; e dois dias atrás, quando o sol da manhã atravessou o nevoeiro, nos encontramos bem no rio, em frente a Galatz. Os romenos estavam furiosos, e queriam que eu, certo ou errado, tirasse a caixa e a jogasse no rio. Tive que argumentar com eles a respeito com um pé de cabra; e quando o último deles se levantou do convés com a cabeça na mão, eu os tinha convencido de que, mau-olhado ou não, a propriedade e a confiança dos meus patrões estavam melhores nas minhas mãos do que no rio Danúbio. Eles tinham, veja bem, trazido a caixa para o convés pronta para jogar, e como estava marcada Galatz via Varna, pensei em deixá-la ficar até descarregarmos no porto e nos livrarmos dela de uma vez. Não fizemos muita descarga naquele dia, e tivemos que permanecer a noite ancorados; mas de manhã, cedo e bonito, uma hora antes do nascer do sol, um homem veio a bordo com uma ordem, escrita a ele da Inglaterra, para receber uma caixa marcada para um certo Conde Drácula. Com certeza o assunto estava pronto à mão dele. Ele tinha os papéis todos em ordem, e fiquei contente de me livrar da maldita coisa, pois eu mesmo estava começando a me sentir inquieto com ela. Se o Diabo tinha alguma bagagem a bordo do navio, penso que não era outra senão essa mesma!”

“Qual era o nome do homem que a levou?”, perguntou o Dr. Van Helsing com ansiedade contida.

0

Comentarios (0)

Inicia sesión para comentar.
  • Aún no hay comentarios. Empieza la conversación.